terça-feira, 2 de junho de 2015

Em modo celebração


Este vai ser, provavelmente, um dos posts mais longos que escrevi até hoje aqui no Pano pra Mangas se desistirem logo a seguir a este parágrafo, estão perdoados, pois não há paciência para ler textos demasiado longos.

Dez anos passaram desde que o PpM abriu os seus olhos ao mundo. Bolas! É muito tempo!!! Poderia dizer que é quase um dinossauro, mas esses estão extintos e o blog ainda cá anda e goza de boa saúde, graças a Deus, ao Universo ou a quem quiserem.
Hoje, olho para trás e vejo o quão diferente está dos seus primórdios. Em todos os aspectos, mas se há coisa que continua actual é o nome: Pano p'ra Mangas - uma expressão tão simples e tão rica em simultâneo. Ainda hoje recordo que foi um pouco por acaso que surgiu: a escolha estava difícil, pois nem eu nem a minha irmã (para quem não sabe, ela foi a minha partner in crime durante muito tempo) gostávamos dos nomes que tínhamos na nossa lista e havia palavras que, definitivamente, não, queríamos que fizessem parte porque não tinham nada a ver connosco: miminhos, fofinhos, coisinhas e mil e um outros diminutivos que estavam na berra. Estes nomes não nos serviam porque o que fazíamos dava, realmente, pano para mangas! - e foi daqui que surgiu o nome, ficou no ouvido, era longo mas fazia todo o sentido. E sem dúvida que foi uma escolha e pêras!!! Começou a quatro mãos e durante uns bons anos assim foi. Depois a mana foi deixando de ter disponibilidade para me acompanhar e pouco a pouco foi deixando o leme nas minhas mãos. A sua saída acabou por acontecer quase no final de 2012 numa altura em que também eu estava a viver em Lisboa e ainda nem sonhava ir para Londres.
2012 foi, sem dúvida, o ano de viragem: para mim e consequentemente para o blog - era inevitável. A ida para Londres privou-me da minha zona de conforto, dos meus instrumentos de trabalho, das minhas caixas de botões, fitas e tecidos. Vi-me obrigada a um processo de adaptação e o crescimento deu-se a partir daí. O PpM ganhou leitores e visibilidade (que desapareceram com o meu regresso a Portugal): a curiosidade de quem está desse lado era grande, muita gente se perguntava o que fazia e de que vivia em Londres, partilhei o mais que pude daquela que continua a ser uma das minhas cidades (o Porto é a outra e estão em pé de igualdade), mas as saudades das "minhas pessoas" e a vontade de abraçar novos projectos falaram mais alto e ditaram o meu regresso.
Aqui já não havia volta a dar. O Pano pra Mangas há muito tinha deixado de ser aquele blog exclusivamente dedicado aos crafts e era agora muito mais abrangente. Enriqueceu, sem dúvida! E eu com ele - não na carteira, que essa continua igual - mas em partilhas, testemunhos, modo de ver o mundo que me rodeia e tantas outras coisas mais.

Ao contrário de anos anteriores, não vou fazer qualquer sorteio ou oferta. Ao invés convidei algumas pessoas a escrever aqui um post - e que irão ser publicados nos próximos dias. Houve quem tivesse dito que sim imediatamente, houve quem tivesse dito que não, houve ainda quem não me tivesse sequer respondido e há ainda quem esteja "às aranhas" para o escrever eheheh Se fiquei aborrecida com quem me disse que não ou com quem não me respondeu? A resposta é NÃO. Não, mesmo! Lá terão os seus motivos e não sou eu que os vou julgar.

Quanto a mim fui celebrar este décimo aniversário na outra minha cidade, junto de outras "minhas pessoas" - o Porto, mas sobre isso falarei mais tarde.

O que é que desejo? Que os próximos anos - outros dez se esta coisa da blogosfera ainda existir - sejam felizes, de partilha e de bons momentos cor-de-rosa! 
Quanto a vós, que continuam desse lado, a minha eterna gratidão do fundo do coração. São os meus leitores que fazem do Pano p'ra Mangas aquilo que é hoje.

Ahhhh, e um obrigada ainda maior a quem conseguiu chegar até ao final deste testamento :-D

Pano p'ra Mangas



 

13 comentários:

  1. Parabéns pelos 10 anos! Que tu e o Pano para Mangas esteja pelos menos por mais 10!!
    Não sigo desde início, mas têm sido uma inspiração constante desde que o descobri (um pouco antes de ires para Londres)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Margarida pelo aniversário do Pano pra mangas, venham mais 10!
    Raramente leio posts com textos extensos mas, este li até à última letra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. parabéns! gosto de seguir!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Margarida e acima de tudo Parabéns Pano Pra Mangas, como fã e aluna incondicional desejo o melhor e muitos mais anos de vida com muitas partilhas de experiência e de textos informativos com muitas palavras de ensinamento. Mil beijinhos e um xi coração bem apertado, já já segue mensagem privada ;)

    ResponderEliminar
  5. check! até ao fim :)
    Parabéns e mais dez cheios de partilhas lindas que já nos habituaste.

    ResponderEliminar
  6. Sara Grilo11:53 da manhã

    Cheguei até ao fim! Já sigo há alguns anos e vou continuar. parabéns e muita genica para o futuro!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns! Longa vida ao blog! :)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Margarida
    Parabéns pelos 10 anos e que venham muitos mais. Não conheço o PpM desde o nascimento, mas já lá vão alguns anos. E gosto muito. Da sinceridade, da simplicidade sem ser simplista e do realismo do dia a dia que colocas nos teus posts.
    E li até ao fim sim senhora... porque hoje em dia as pessoas esqueceram-se do que é ler. Mas eu gosto de ler e tenho respeito por quem escreve e por isso leio até ao fim... sejam duas ou cinquenta frases.
    Beijinhos e vê-mo-nos por aí
    Marta
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu li tudo!
    Parabéns pelos 10 anos!!!
    Eu só cá cheguei mais recentemente, mas provavelmente já ando por aqui há uns bons 5 anos, hehehe! Nem sempre venho, raramente comento, mas gosto. Gosto da inspiração, das fotos, das receitas dos crafts, de tudo em geral! Por tudo isso, muito obrigada!
    Que venham mais 10!!!

    ResponderEliminar
  10. Cheguei até ao fim sem dificuldade.
    Curiosamente (ou talvez não) o PpM foi dos primeiros blogs que comecei a seguir com alguma regularidade.
    Longa vida ao PpM, pois nunca fico desiludida de cada vez que "te" venho espreitar.

    ResponderEliminar
  11. Olá!!!
    Parabéns pelos 10 anos do blog e que venham muitos mais :)
    Consegui ler o post até ao fim, não sei se foi estratégia tua :) dizeres que podiamos desistir:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia, obrigada!!!!
      E não, não foi estratégia. Disse isso porque eu não leip textos longos na internet. Posso ler um livro de 600 páginas, mas um post com mais de 12 linhas é um sacrifício, a não ser que me interesse mesmo 😊
      Um beijinho

      Eliminar
  12. Muitos parabéns e muito obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips