segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Book review: RE-USE


Há cerca de dois meses recebi em casa o segundo livro da autoria da Zélia Évora, RE-USE. Na altura fiz um video a falar do mesmo, mas a review não ficaria completa se não o pusesse à prova - só fazendo um dos projectos poderia falar bem - ou menos bem - do mesmo, certo?

O Verão foi passando e uns dias por falta de tempo, outros pelo excesso de calor e outros nem sei bem por que razões e não havia maneira de decidir o que fazer. O livro traz projectos diversos e que se encaixam em diversas áreas da nossa vida, mas eu tinha efectivamente de fazer algo a que desse uso - de que me serviria fazer umas calças de criança (Calças da Alice, pp.144-177) se não tenho a quem as vestir? ou uma saia de umas calças (De calças a saia, pp.38-40) se as poucas calças que tenho em bom estado me servem e as que estão estragadas estão gigantes? Também estava fora de questão ir comprar uma pela de roupa para a transformar, pois isso iria contra a filosofia praticada neste livro, que passa pelo "do velho se faz novo".

Assim, e por questões afectivas resolvi fazer um saco (Saco da Vânia, pp.79-83), pois foi a peça que a Zélia fez para a minha irmã a partir de um vestido e de umas calças que ela lhe enviou, mas como não tinha um vestido para cortar, acabei por misturar este saco com o Saco do Romeu (pp.118-120). Foi uma espécie de mix & match.

O primeiro quebra cabeças foi fazer o patchwork de retalhos de ganga (para o exterior) e de tecidos que sozinhos já não davam para fazer grande coisa (para o interior). A ganga já usada é um verdadeiro desafio, pois está gasta, esticada e é difícil cortar coisas direitinhas. De seguida tive de montar os dois paineis exteriores: li e reli as instruções, tentei entrar na cabeça da Zélia para imaginar como é que ela faria, pus e dispus retalhos e quando, finalmente, "alfinetei" tudo...máquina com eles!


Pensei em cada detalhe: bolsos, etiquetas, conjugação de cores e de tecidos - alguns não tinham nada a ver uns com os outros, mas no final o resultado foi WOW - modéstia à parte o saco ficou mesmo giro! Está maior do que o previsto, o que representa um perigo para a minha coluna, pois eu enfio tudo lá dentro!


Quanto ao livro, além dos 50 projectos de costura, traz ainda alguns moldes (à escala) e dicas úteis para cuidar da nossa roupa, tal como mencionei no vídeo. Além disto o que é giro neste tipo de projectos é que cada um é único e irrepetível, pois ninguém guarda em casa duas peças de roupa iguais para as reutilizar.

Para quem tem amigos ou familiares que gostem deste tipo de trabalhos, este livro faz um presente perfeito em qualquer ocasião (eu não vou falar no Natal, ok? que é só daqui a uns quantos meses...)

Pano p'ra Mangas

2 comentários:

  1. Uauuuuu, está mesmo gira, eu gosto.
    Essa mistura de Gangas e o xadrez deu um toque muito especial e o vermelho foi a cereja no topo do bolo.
    Embora não seja a minha cor preferida, gosto imenso de aplicar tecidos que tenham vermelhos (talvez me dê energia positiva).
    Quanto ao livro não me importava nada de o receber...😁
    Bj e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Ficou espectacular! Gangas e vermelho são sempre uma boa conjugação!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips