Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Uma grande familia


Quem me acompanha no Instagram sabe que tenho levado os últimos dias no atelier a fazer bonecos. Este é um molde que tenho há anos e nunca o tinha feito - é super fácil e fica super querido - nem sei bem porquê. Pancadas!
Fiz meia dúzia! Para o primeiro segui à risca as instruções, quanto aos seguintes fui fazendo consoante a inspiração: meninos e meninas. Se tenho um preferido? Hummmm...sim e não! Cada um tem detalhes que o torna especial: colarinho e bolso na camisa, a prancha de surf e a toalha, as alças cruzadas na saia de peitilho, ...  Apenas uma tem nome, a de tutu cor de rosa: Mme. Chocolat <3 (por causa do tecido que utilizei na confecção do corpo/vestido).
Hoje, e porque os dias já estão maiores - a mudança horária tem as suas vantagens! - ainda vim a horas de pegar na bonecada e percorrer o monte de máquina em punho e fazer uma sessão fotográfica à maneira.
 
Já me perguntaram se os vendia. Não, não estão para venda! Encomendas? Também não, I'm afraid... Mais certo é que os ofereça a pessoas que me são especiais. E depois? Se me apetecer faço mais!

Agora digam-me: qual o vosso preferido e que nome lhe dariam?

Pano p'ra Mangas

domingo, 29 de março de 2015

Old Straps


Estou perdida no tempo e na memória e já não sei se a primeira Old Strap que vi foi na mão do André ou do João (que além de um mega fotógrafo é também um dos "três mosqueteiros" da Old Straps),  o que sei é que fiquei imediatamente de olho nela - o meu lado "invejoso" a vir ao de cima eheheh mas levei algum tempo até me decidir. Confesso que só quando as vi ao vivo e a cores, numa noite de Sábado há umas semanas, é que tomei a decisão de pedir aos rapazes que me fizessem uma. No entanto não queria apenas uma strap como as outras, queria uma que fosse minha, só minha, e de mais ninguém e como eles as podem personalizar isso não seria um problema. O problema estava na minha cabeça: o que gravar?
Primeiro pensei num coração - óbvio! - mas depois pareceu-me demasiado corriqueiro; depois pensei no Pano p'ra Mangas - mas a máquina é minha e não do PpM; e finalmente percorri um dos meus sketchbooks, onde em tempos tinha desenhado um M e foi esse o ponto de partida. Trabalhei-o e redesenhei a folhagem à sua volta e foi a partir da imagem feita à mão que um dos talentosos rapazes mentores deste projecto a passou a formato digital e a gravou na MINHA strap, toda ela feita à mão.
Umas semanas depois, quando a recebi no correio até dei saltos de felicidade. Como boa virginiana inspeccionei-a ao pormenor e garanto-vos: é super perfeita, repleta de detalhes e o meu M ficou ainda mais bonito do que o que imaginei. Veio embalada numa caixa de cartão personalizada e dentro de uma bolsa de tecido.
Rapazes, ADOREI! Muito, muito obrigada pela paciência e dedicação. E desejo-vos o maior sucesso!!! 
Agora digam lá, tenho ou não a strap mais bonita da blogosfera não fotográfica?


Mas se acham que eles só fazem straps estão enganados. Visitem, coloquem um LIKE e percorram as fotos  da Old Straps para ver o rol de carteiras e outras coisas giras que por lá andam.

Pano p'ra Mangas

terça-feira, 24 de março de 2015

A brincar à Primavera


Até custa a acreditar que estejamos na Primavera! Quando eu já estava preparada para largar as meias e os casacos lá vieram de novo o frio - que eu até gosto - e a chuva - da qual também sou amiga. Ora bolas! Ao menos as flores, as primeiras folhas nas árvores e o cantar dos melros já nos indicam que os dias quentes se aproximam :-)
Mas se o tempo é de celebração, que seja então, e que melhor maneira de o fazer se não com flores? Há dias encontrei estas à venda no Pingo Doce (sim, no supermercado!!!) e estavam tão lindas e a tão bom preço que não lhes resisti... E como é óbvio, tive de "brincar" um bocadinho com elas :-)



sábado, 21 de março de 2015

Exercício criativo

Tudo começou quando comprei este livro e comecei a partilhar algumas páginas no meu Instagram. Depois parei. E nos últimos dias retomei o exercício de tirar uma foto logo pela manhã, foto essa acompanhada sempre da minha primeira bebida do dia:uma caneca de chá ou bebida de aveia. É um exercício giro, este de reunir num quadrado de "mesa", meia dúzia de objectos que de algum modo se relacionem entre si quer pela cor, quer pelo tema, quer porque me dizem algo, porque me fazem feliz ou porque transmitem um pouco daquilo que sou e do que sinto. Nem sempre é fácil, nem sempre os conjuntos resultam, mas não faz mal, a ideia não é ser perfeito mas ir aperfeiçoando.
É sem dúvida um processo que me faz pensar e de uma forma rápida, pois faço-as de de manhã antes do pequeno almoço :-) e esta não é propriamente a hora mais lenta do dia... E desse lado? Que exercícios fazem para fomentar a criatividade?

E...by the way, sabiam que este é o post 1800???? Como dizia um aluno que tive há uns anos [a propósito dos exercícios que lhe pedia para fazer]: "ena tantos!!!"

Pano p'ra Mangas

terça-feira, 17 de março de 2015

Favourite shops: Oficina - Café Criativo


Sim, eu sei que já se passou mais de um mês desde que estive - de fugida! - mas continuo com a cabeça lá {suspiro...} e ainda tenho assunto para falar - aliás, assunto não falta e daria pano p'ra mangas. No dia que cheguei chovia co-pio-sa-men-te mas isso não foi motivo para ficar fechada no hotel. Peguei no mapa, procurei um taxi e fui na meca de um sitio que, desde que abriu, que queria conhecer, a  Oficina - Café Criativo!
Pensei que iria surpreender a Rute, mas não consegui, pois viu o taxi e veio receber-me com o seu largo e lindo sorriso e com um abraço recheado de boas memórias. Pois é, quis o destino que o meu caminho se cruzasse com o dela ainda em Londres e que, durante largas semanas, nos tivessemos perdido em conversas de horas a fio. Uma miúda de sorriso generoso, com uma determinação maior que o medo, uma cabeça cheia de sonhos e um coração onde a saudade, do então namorado - e agora marido - já ditava que a sua estada por terras de chá com gengibre não fosse muito longa. Curiosamente regressámos no mesmo dia - 19 de Julho de 2013. O fim de uma etapa e o início de outra.
Em Portugal, mais precisamente no Porto o sonho da Rute começou a tomar forma e há uns meses - após muito trabalho e um chorrilho de burocracias -  abriu a sua querida Oficina. É um espaço onde apetece estar e onde, à entrada somos surprendidos pela própria oficina - um pequeno atelier envidraçado onde são restaurados móveis, os mesmos que mobilam a zona de cafetaria e que podem ser adquiridos como qualquer outra coisa que lá se vende - chás, biscoitos, compotas... O menu é muito, muito agradável e a somar a estes podem, às quartas-feiras, deliciar-se com os petiscos da Ana Novais. Aos fins de semana contem com workshops variados, sendo que o melhor é acompanharem a página da Oficina - Café Criativo para se menterem informados. 
Ideias não faltam a esta miúda sonhadora e empreendedora, por isso tenho a certeza que este seu projecto será um sucesso. Quanto a mim, voltarei lá assim que for ao Porto e, com certeza, serei cliente assídua dentro de algum tempo. 
Até já!


PS- o espaço está cheio de detalhes deliciosos e, honestamente, as fotos não fazem jus. O dia estava escuro - muito escuro - e eu já não estou habituada a fotografar nestas condições. Mas lá está, eu não sou fotógrafa, apenas ando com uma máquina fotográfica pendurada ao pescoço...

A Oficina - Café Criativo fica na Rua da Torrinha, nº 151, no Porto e para ficarem a par de tudo o que lá se passa basta que sigam a página no facebook.

Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Um projecto de 10 minutos


Uma das grandes vantagens que encontro na costura relativamente ao crochet e ao tricot é o tempo! Sim, o tempo - começa-se um projecto e logo, logo fica terminado. Não é como um xaile ou uma camisola que, comigo, podem levar messeesssss pendurados numas agulhas. Como sei que não estou sozinha nesta "corrida" desenfreada, estive a fazer um tutorial de uma peça super simples que, depois de pronta, fica gira: uma base de caneca (que pode ser também uma pega ou o que quiserem, dependendo do tamanho que lhe derem).
Estas bases, feitas em conjuntos de 4 ou 6 fazem um presente engraçado para o pai, a mãe ou uma amiga a quem vamos de visita. O que vos parece?


Materiais:
3 quadrados de 15cm x 15cm de pano cru (ou alinhado)
1 quadrado de 15cm x 15cm de um tecido com padrão
1 quadrado de entretela (ou baetão claro)
Molde com desenho (aconselho motivos simples pois quantas mais pontas tiverem mais difícil será virá-los de modo a que fiquem perfeitos)
Utensílios de costura


Começar por juntar dois quadrados do tecido base e prendê-las com alfinetes para que se mantenham no lugar. Colocar o molde do desenho em cima e, com uma esferográfica, desenhar o contorno. 

Passar um pesponto por cima do contorno do desenho.


Com a ajuda da tesoura recortar por dentro do motivo pespontado e depois de recortado fazer pequenos golpes perpendiculares à costura. Aqui é preciso cuidado para que o corte não chegue ao pesponto. Estes pequenos cortes vão fazer com que ao virar a peça o motivo fique certo e sem pregas ou repuxados.


Depois de recortado o motivo, passar um dos quadrados de tecido para o lado oposto fazendo passá-lo pelo espaço em negativo. Com a ajuda do ferro de engomar endireitar as pontas "mais teimosas".


Por baixo dos dois primeiros quadrados de tecido e à laia de avesso, colocar o tecido de fantasia escolhido e prender bem com alfinetes de modo a que não se formem pregas. Na máquina, e pelo direito, passar um pesponto junto à abertura, como se vê na imagem acima.

 Caso queiram adicionar uma pequena fita ou argola num dos lados é nesta fase que o podem fazer. Prender novamente com alfinetes e, na máquina coser em volta. Não esquecer de deixar um espaço em aberto (dois a três centímetros) para que se consiga virar a peça pelo direito.


Depois de cosido, aparar os excessos das margens, cortar os cantos em diagonal (para que ao virar pelo direito não se formem "bolas" aos cantos") e virar pelo direito. Passar novamente a ferro. Com a ajuda de alfinetes fechar a abertura e na máquina passar um pesponto em volta do quadrado.
No final basta rematar as pontas e passar novamente a ferro.
Está pronto! E vão ver que quantos mais fizerem, mais rápido se tornam.

E antes que venham por aí os haters do costume com links para este ou aquele blog mostrando que isto não é ideia minha: não se dêem ao trabalho, pois já as minhas avós - falecidas há uma série de anos - faziam destas coisas, ok? 

Para os seguidores do PpM no Instagram e até às 21:00 de hoje podem, ainda, habilitar-se a ganhar uma destas bases. Vejam AQUI.


Pano p'ra Mangas