domingo, 25 de setembro de 2016

DeFaro Cereais: Se és de Faro...


...és farense! ou "assim-assim", como é o meu caso. É sabido que tenho a alma, o coração e uma costela a Norte - e um dia destes vou PARA lá - , mas não posso negar a minha naturalidade - nem o meu sotaque, deixava - e encho-me de orgulho quando algo de bom nasce ou acontece em Faro, como a deliciosa granola que hoje vos apresento.


"defaro cereais" saiu das mãos de um jovem casal que decidiu trazer para a luz do dia algo que pratica em casa: a alimentação saudável. Começaram por fazer granola para consumo caseiro, uma vez que a que se encontra nos supermercados é cheia de, entre outras coisas, açúcar! Do consumo caseiro ao "vamos lá dar isto a conhecer" foram dois meses para que a fórmula perfeita fosse apurada e fez ontem três semanas que a granola defaro está acessível à distância de um clique.

Fiquei a saber da sua existência através de uma amiga que partilhou uma foto no facebook e o que, num primeiro instante, me captou a atenção foi a embalagem e o rótulo: tem um ar giro e de coisa séria, bem pensado e melhor executado. Se a embalagem é assim...como seria o conteúdo? Após uma breve troca de mensagens ontem chegou-me - entregue em mão! (que luxo!!!) a tão desejada granola e se o exterior é atractivo, acreditem que o interior é delicioso. A combinação de ingredientes é perfeita e equilibrada e o toque doce do mel com canela é qualquer coisa de especial.

Numa breve conversa fiquei a saber que os ingredientes usados são adquiridos na região, maioritariamente no mercado municipal, o que faz com que no final estejamos a contribuir para a manutenção do comércio tradicional. Ahhh, e melhor ainda: na zona de Faro, Olhão e Loulé as entregas podem ser feitas pessoalmente em local a combinar - pode-lhes sair mais caro, mas ficam a conhecer os clientes e esta é, sem dúvida, uma forma de os fidelizar.


Agora, é evidente que a granola, apesar de saudável, não pode ser consumida como se não houvesse amanhã, por isso há que se ser moderado!!!
Para uma primeira prova juntei iogurte, groselhas e mirtilos - joguei pelo seguro! mas numa próxima vez hei-de adicionar ao iogurte um pouco de matcha e talvez acentuar o toque da canela. Em breve estará disponível uma variante com avelãs e chocolate que também vou querer experimentar :-)

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 18 de setembro de 2016

Colar de trapilho


A última vez que estive no atelier foi há umas semanas para o arrumar - ou pelo menos dar-lhe um ar menos desarrumado, pois onde proliferam os objectos pequeninos a arrumação é quase impossível! 
Há uns dias voltei lá para o "estrear"- confesso que já tinha saudades... é daqueles lugares onde estou sem estar, onde faço planos e onde desenho o futuro - e pegar num material que estava colocado de parte há anos: trapilho!!! Acho que desde a última Feira da Serra que não o usava - na altura apanhei uma overdose e nunca mais o consegui nem trabalhar, nem usar o que quer que fosse de trapilho. Dei-lhe tréguas e fiz um colar para mim e outro para a minha mãe. 
Trapilho e algumas flores de tecido foram o suficiente para criar algo alegre para os dias mais cinzentos que se avizinham. Cores quentes, que tenho a certeza, ficarão a matar em cima de uns básicos.


Além das fotos, que tirei no final, fui gravando, com o iPad, o processo para o caso de quererem fazer algo parecido. O video ficou um pouco longo, mas não consegui encurtá-lo mais e depois do trabalhão que tive a editá-lo (ou a fingir que o editei...) tinha mesmo de o partilhar. O meu OBRIGADA antecipado se tiverem paciência para o ver.



Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 11 de setembro de 2016

Só porque ela pediu muito...


Digo, repito e volto a repetir: eu não sou fotógrafa nem faço sessões fotográficas, como já me têm pedido, mas quando se tem a afilhada mais linda do mundo que pede com todo o jeitinho e um sorriso irresistível: "Madrinha, tira-me umas fotos..." é óbvio que eu não consigo - nem posso, como madrinha - negar-lhe este miminho. 

Assim, há dias lá fomos nós para os arredores da cidade. Entre muitas e muitas fotos - e como não sou fotógrafa! - aproveitei uma boa meia dúzia, pois isto de fotografar pessoas não é mesmo a minha praia, nem mesmo sendo alguém que me é tão próximo. 

Por norma, nas imagens que aqui partilho não faço uso de grande edição: luz, contraste, temperatura... e that's it! Contudo desta vez arrisquei o uso de alguns pre-sets - confesso que não sou fã deste tipo de edição e quando vejo profissionais que o fazem, torço logo o nariz - para disfarçar imperfeições  - lá está, um bom fotógrafo não precisa disto! - e porque sei que ela gosta destas "mariquices". Partilho aqui algumas fotos, com a devida autorização de entidades altamente superiores :-)

O resultado? Agora tenho-a à perna para lhe enviar as fotos todas, mas eu como sou uma madrinha muito má vou enviá-las "às pinguinhas" só para a fazer sofrer eheheh Com madrinhas assim, ninguém precisa do diabo por perto!


Nota: para a edição de imagens, uso uma versão já antiga do Lightroom e quanto aos pre-sets já nem sei onde os arranjei, mas lembro-me de ter feito uma pesquisa no Pinterest e ter encontrado alguns gratuitos. Como isto já foi há algum - muito - tempo, é natural que já haja outros diferentes e "melhores",



Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 4 de setembro de 2016

A culpa é da Rita!


Quase por acaso fiquei a saber que a Rita viria a Portimão para dois workshops de "gordices". A mãe que é super-fã dela ficou entusiasmadíssima e depois de muitas indecisões decidiu que iria fazer o de Sobremesas Rápidas e Fáceis, pela hora e porque ainda não explorámos convenientemente o livro Sobremesas 5-5-5

Perguntarão: tendo o livro, valerá a pena o workshop? Vale sempre a pena! Aprende-se sempre qualquer coisa - há dicas, ideias, truques que são partilhados entre quem participa, que deixa cada um mais rico à saída do que no momento em que entrou na sala de formação. Acreditem que me arrependi de não me ter inscrito no de Gelados, que decorreu de tarde, apesar de no ano passado ter feito imensos gelados do primeiro livro da Rita : A Vida Secreta dos Gelados Caseiros. O próximo não me escapa!

Obviamente quem hoje meteu a mão na massa fui eu e fiz umas bolachas recheadas, que têm como base uma massa de bolachas de manteiga à qual se acrescenta um pouco de compota. O resultado é: delicioso! Ao contrário do que aconteceu com os gelados no ano passado, que os fazia e nem sequer lambia a colher, hoje concedi-me o abuso de provar as bolachas - agora vou ter de esquecer onde estão guardadas, caso contrário vai ser difícil resistir à tentação. Documentei o processo com fotos (algumas desfocadas, ou focadas no sitio errado - é que cozinhar com uma mão e fotografar com a outra não é pêra doce!!!)


Podem seguir a Rita Nascimento no blog, no youtube - onde às quintas-feiras há videos novos com receitas diferentes e super divertidos, no instagram e no facebook. E para quem não sabe, a Rita tem uma aliada de peso, a Cristina. E o que acontece quando duas pessoas que explodem talento e criatividade se juntam?

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

1 de Setembro: Dia da Bailarina


De repente dou por mim e já passaram mais de duas semanas sobre o último post.
De repente dou por mim e ... para onde foi Agosto? (não é que o desejasse de volta, mas...)
De repente dou por mim e é Setembro!
De repente dou por mim e é Dia da Bailarina.

Vamos por partes: o calor atrofia-me as ideias e o raciocínio. Aqui dentro só corre uma aragem quente que diz: praia, sol, mais praia e mais sol! Como tenho a sorte de poder fazer horários trocados, as manhãs e algumas tardes têm mesmo sido de sol, areia e mar - e este Verão o mar tem estado...sopa! autêntica sopa!

Agosto? Aquele mês adorado por uns e odiado por outros... foi-se! Fugiu para norte e, se não me engano, só o teremos de volta dentro de um ano.

Setembro? Ahhh Setembro! O meu mês, por excelência. Aquele em que celebro a (minha) passagem de ano - sem fogos de artifício, é certo, mas com planos e forças renovadas. Ainda não pensei bem o que vou querer para os 42, pois tenho de estabelecer uma ordem, prioridades, etc. etc. etc. 

Há algo que quero muito e à qual vou dar continuidade: o ballet! Sem dúvida que foi uma das minhas opções felizes dos 41. Se há um ano me dissessem que iria praticar uma actividade física com regularidade e tanto afinco, eu responderia com qualquer coisa como "Isso só pode ser brincadeira!", mas o certo é que me inscrevi nas aulas para celebrar os "menos 14" e não mais o deixei - faz bem ao corpo e à alma!

A sério, a sério, quais os benefícios que tiro desta prática?

- tem-me ajudado na coordenação motora: é difícil, mas dificilmente desisto; quando não consigo fazer os exercícios à primeira barafusto comigo própria, fico arreliada, cruzo os braços para depois voltar ao início - não é à primeira? Paciência! Há-de ser à décima sexta!
- é relaxante - apesar dos momentos de irritação por não conseguir saltar, ou esticar a perna, ou trocar os braços, a cabeça e tudo o resto, as aulas são onde não penso em mais nada - é que não há qualquer hipótese.
- sinto-me muito mais flexível e mais leve - embora ainda haja momentos em que me sinto um elefante a aterrar num bloco de cimento fazendo-o estremecer, dobro-me melhor, estico-me mais e já enfiei na cabeça que até ao final do ano estarei a fazer a espargata (...a ver vamos!)
- enfrentar o medo - sim, o medo! Há momentos em que é deveras assustador calçar as pontas e andar sobre elas. Pela cabeça passa o medo de me desequilibrar, o medo de torcer o pé, o medo de cair e me magoar. Temo pelos meus joelhos e tornozelos, pelas câimbras que me paralisam as pernas ... É um medo que vai, mas que volta.

Por fim, cumpri o sonho não de ser bailarina, mas de dançar ballet com tudo o que a alma, o coração e o corpo me permitem. Cumpri o sonho de vestir um tutu (que por sinal já me está grande...) e de pisar um palco - o palco mais bonito da cidade de Faro. 
Daqui levo a certeza que para onde quer que a vida me leve e onde quer que esteja no futuro, o ballet irá comigo e darei continuidade a este mimo - sim, esta é, também, uma forma que encontrei de me mimar.
E mesmo sem ser bailarina, termino este post com um Feliz Dia da Bailarina!

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips