domingo, 26 de junho de 2016

O "Dia B" está a chegar!


...e um nervoso miudinho já está aqui instalado.

Parece que sou acompanhada por dois pequenos "bonecos": um em cada ombro! Um deles diz-me que vai correr tudo bem, o outro sopra-me ao ouvido anúncios de medo que vão desde "não te podes enganar" ao " e se te der uma cãibra?"

Dentro de uma semana, por esta hora já terá tudo passado, mas até lá...calma, muita calma.

Em Outubro, quando a balança acusou os "menos 15" achei que devia fazer algo para celebrar essa meta. Confesso que o primeiro impulso foi: vou comprar roupa nova!, mas pensei e melhor e em vez de me dirigir a uma qualquer loja para adquirir um vestido ou umas calças optei por levar os meus passos até ao Atelier do Movimento para me inscrever nas aulas de Ballet de Adultos. Carregava no pensamento a dúvida de se iria conseguir horário para ir às aulas - numa espécie de tentativa de me escapar a este compromisso, contudo..." Ora bolas, se sou eu a estabelecer o meu horário, por que me hei-de eu esquivar?" E assim foi: semana após semana, mês após mês, período após período. Se faltei a três aulas foi muito. Tomei-lhe o gosto a sério! Esperei ansiosamente por cada segunda-feira para ir à aula e depois à quarta, sexta ou sábado.

Já Dezembro ía adiantado quando nos foi comunicado que a coreografia - que na altura nem música tinha e era composta por dois ou três passos em meias pontas - iria ser apresentada em público no espectáculo de encerramento do ano lectivo, em Julho. Parecia tão longe e tão impossível...

Mais tarde veio o workshop de pontas porque, afinal, iríamos dançar em pontas... Socorro! Em pontas? A excitação superou o medo. Que venham as pontas!

O pico da excitação chegou com a informação de "Vamos encomendar os tutus e as tiaras." Aiiiiii... um tutu com esta idade? Que venha ele, também!

Junho chegou. O espectáculo está a chegar. E a coreografia de 2 minutos e 44 segundos está em modo "vamos repetir!", "só mais uma vez!", "última!" - nunca é só mais uma vez, e até chegar a última há muitas repetições: pés, mãos, cabeças...tudo tem de estar coordenado. Tenho a sensação que irão ser os minutos mais longos da minha vida e, em simultâneo, os mais curtos.

Os últimos dias têm sido para compor o kit para o "Dia B": tutu, tiara, pontas, meias, protecções, rede para o cabelo, ganchos e mais ganchos, laca, pestanas postiças...uma parafernália de pequenas coisas que não tem fim.


Este é um sonho de criança. 
Um sonho que, afinal, não tem prazo de validade. 
Um sonho que me faz sentir mais completa a cada pliê, attitude ou arabesque - ainda que mal feitos -, a cada bolha no pé ou dor de pernas e braços.
Um sonho assinado por baixo com as palavras "prova superada" - mesmo que no dia do espectáculo me espalhe em palco :-D 
Um sonho que desperta a vontade de concretizar outros, de superar medos e ultrapassar barreiras.


Nota: Ao mesmo tempo que acabo de escrever este post digo sim a mais um desafio - a algo que até há dois dias (sim, dois dias!!!) eu dizia: "Numa dessas não me apanham!" O quê? Uma aula de surf!!! É caso para exclamar: "Os deuses devem estar loucos!" Internem-me, por favor eheheh

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

terça-feira, 14 de junho de 2016

Sorvete de melancia


Os dias quentes pedem coisas frescas e nada melhor que um delicioso sorvete ou gelado caseiros para nos matar o desejo de frio. O último número da revista da Bimby ostenta na capa umas apetitosas bolas de sorvete de melancia e sendo esta uma fruta que há, agora, em abundância e já a bom preço resolvi experimentar. Para não fugir à regra, tive de fazer uma pequena alteração: diminuí a quantidade de açúcar... E desta vez não fiquei só a olhar: Lambuzei-me, literalmente com uma taça deste maravilhoso sorvete.
É super simples de fazer. Apenas requer tempo, uma vez que a melancia tem de ser congelada com, pelo menos 24 horas de antecedência.
Para quem não tem Bimby, lamento...não sei como hei-de fazer a receita, até porque não há muitos robots que tenham a capacidade de moer fruta congelada como a Bimby tem.


Ahhh, a receita. Quase me esquecia...aqui está ela:

500gr de melancia previamente congelada em bocados pequenos
1 clara de ovo
1 limão sem casca nem caroços
80gr de açúcar
30gr de água

No copo colocar a água e o açúcar e programar 10mn/varoma/vel 1. No final do tempo, colocar a calda num pequeno recipiente e deixar arrefecer por aproximadamente 15 minutos.
No copo colocar a melancia, a clara e o limão e programar 40seg/vel 9. Importante: nesta fase deverão colocar a espátula pelo bocal e mexer de forma a que entre ar, pois se não o fizerem (experiência própria...) a melancia cria uma espécie de tampa e as lâminas ficam a trabalhar no vazio. Por fim, programa-se 15seg/vel 7 e  verte-se a calda de açúcar já morna pela tampa.

Et voilá


Podem servir de imediato ou colocar no congelador para servir mais tarde.
Eu deixei para mais tarde, pois ficou demasiado mole. Tentei, nessa altura, fazer umas bolas bonitas como as que aparecem na revista mas não consegui. Who cares? A bola não iria ficar inteira! Além da cor maravilhosa o sabor e a frescura são divinais. Experimentem que não se arrependem!

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

terça-feira, 7 de junho de 2016

Onze anos e um dia

Ontem não consegui ter tempo para escrever um post de aniversário, contudo não posso deixar passar esta data em branco, afinal são 11 anos o que equivale a ter um blog pré-adolescente - espero que seja uma adolescência pacífica!
Onze anos... o que é que eu vou dizer sobre estes onze anos? São muitos anos de mim - alguns a meias com a minha irmã, são muitas horas em frente a um computador e outras tantas de nariz no ar ou na terra sempre na meca da melhor imagem para partilhar. São onze anos de amigos novos - poucos, mas bons - daqueles que vieram para ficar. São onze anos de dedicação e outros tantos a puxar pela cabeça, muitas vezes com um "sobre o que é que vou escrever?" - como agora.

Dado o bloqueio criativo, resolvi partilhar convosco 11 factos sobre mim, pois "contra esses não há argumentos". Onze factos que nunca tenha revelado aqui, pelo menos que eu me lembre... Vou tentar, e desafio-vos a fazerem o mesmo: nos comentários escrevam 11 coisas sobre vós, sobre o que vos (ainda) traz aqui, sobre qualquer coisa excepto desgraças, pois se as quisesse saber ligava a televisão às 8 da noite.


Tenho o Sol em Virgem, a Lua em Balança e quase todos os outros planetas na casa 12 (o que quer que isto queira dizer!)

Sou tímida e tenho a mania que "não tenho assunto", às vezes sinto-me "bicho do mato" e um grupo de cinco pessoas é para mim uma multidão - quase por norma remeto-me ao silêncio e observo quem me rodeia.

Tenho uma veia de Inspector Varatojo, que me leva muitas vezes a respostas sem eu ter de perguntar nada (cuidado...muito cuidado!) 

Sinto o cheiro da mentira a milhas de distância.

Não consigo decorar um grande número de coisas, por exemplo se me perguntarem onde fica Budapeste nunca sei a resposta...

Sou dura de ouvido: não fixo letras de canções (eu cantarolo-as, mas invento à brava! o que interessa é que rime)

Quando andava no colégio tirava sempre negativa a Desenho e a Educação Física.  

Invariavelmente troco a direita com a esquerda e fico muitas vezes a olhar para as mãos a pensar qual é qual.

Uma das maiores vergonhas por que já passei foi ter dito em público, a uma conceituada produtora de vinhos, que não gostava dos vinhos dela...obviamente não sabia com quem estava a falar!!! - bebi água durante todo esse jantar.

Tenho pavor de caminhos e pontes estreitas - mas ainda quero ir fazer os Passadiços do Paiva.

Nutro um pequeno ódio de estimação com o uso de diminutivos e a culpa é do Eusébiozinho.
 

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips