domingo, 25 de junho de 2017

Workshop: "Este blog é meu!"

Com muito pouco tempo para o preparar e um pouco a medo, o workshop acabou por acontecer. Ufa! Mais um desafio riscado da minha lista de 2017 - o próximo vai ser no palco do Teatro Lethes daqui a duas semanas...

Duas horas - que se estenderam a três - não é muito tempo para se falar em algo tão vasto como a blogosfera, por isso, um pouco sem saber quem estaria presente preparei um pequeno caderno com notas que me pareceram essencias e que respeitavam o programa proposto. Fi-lo à mão, o que é contraditório quando se vai falar sobre um tema que nada tem de manual, mas esta foi a forma que encontrei mais rápida (sim, mais rápida!) de produzir algo sem entrar em stress com fontes, alinhamentos, imagens e outras minhoquices. Ficou engraçado, mas assim que o terminei tive a certeza que o próximo terá outro formato e, quiçá, uma abordagem diferente do conteúdo.


Comigo tive um grupo pequeno, de caras mais ou menos familiares em que apenas duas pessoas não tinham blog, por isso acabou por ser, também uma troca de experiências e vivências neste mundo da blogosfera. Muitas perguntas ficaram por fazer e algumas por responder - porque, afinal, eu não sei tudo... aliás, eu considero que sei muito pouco relativamente a este universo que é cada vez mais vasto. Pelo meio, muita conversa - da boa!, dicas de um lado, dicas de outro... enfim, parece-me que isto é algo a repetir, mas agora só depois do verão e, quiçá, fazer um segundo nível.

Como o workshop foi ao final da tarde, àquela hora em que a fome começa a apertar, fiz um pão doce para levar e fui surpreendida por um lindo e delicioso bolo feito pela muito querida Neide (aka A Colher de Chá). Lanchámos - sim, quebrei a dieta! - e continuámos.


No final fiquei com a sensação de "soube-me a pouco" - e não estou a falar do bolo! - mas sim da empatia que se gerou entre todas e do quão agradável foi este final de dia.

Obrigada, Inês, pelo desafio e por me/nos receberes neste teu mundo encantado.
Obrigada Samanta, Joana, Lavi e Alice pela vossa presença.


E agora? Que venha o próximo! (Acho que me começo a habituar a dizer esta frase...)


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 
 

domingo, 18 de junho de 2017

A criatividade pratica-se!


Perguntam-me muitas vezes o em que que que me inspiro ou de onde me vem a criatividade para as composições publico maioritariamente no Instagram -( #themorningissue ),  e daí o post de hoje.

Confesso que quando comecei a ter mais cuidado com este tipo de imagem, me inspirava muito no trabalho da querida Sofia Ferreira da dupla maravilha BrancoPrata - ela sabe disto e eu não tenho qualquer vergonha em dizer. Nunca fiz igual, até porque não é a cópia que me motiva, mas observava com atenção a disposição dos objectos, a combinação de cores, a sobreposição de materiais e depois, com os recursos que tinha disponíveis - e que eram (e continuam a ser) totalmente diferentes dos dela, fazia experiências. Estou a escrever no passado, mas ainda hoje observo o trabalho dela com a maior admiração do mundo, pois a Sofia tem a capacidade de surpreender e inovar a cada trabalho que produz.


Com o tempo criei um estilo que considero meu. Não reclamo direitos de autor, pois a mesma ideia pode nascer em duas cabeças em partes do mundo mais ou menos distantes. Gosto de brincar com pequenos objectos, juntá-los por temas, cores, formas ... o importante é que haja um fio condutor e que, no final o conjunto seja harmonioso.

Como é que eu faço isto? Bem, eu tenho uma estante repleta de "des-utilidades" onde se pode encontrar milhentas pequenas coisas: fitas, linhas enroladas em molas de madeira vintage, carrinhos de linhas antigos, um frasco com washi tape, canetas, lápis, carimbos, corações, taças e tacinhas, ... Olho para a estante de alto a baixo e tento que o meu olhar se fixe num objecto - o primeiro que me saltar à vista será o mote para a escolha dos restantes. Parece difícil, mas não é. É uma questão de prática. A criatividade pratica-se! Depois, vou buscar um dos meus "estrados de madeira", coloco-o numa zona iluminada e começo a por e dispor os objectos que escolhi. Ao longo deste último processo vou tirando fotografias.

Tenho centenas de fotos com exercícios destes e que nunca foram publicadas, mas hoje resolvi partilhar o que fiz durante a tarde. O mote de hoje não foi um objecto mas três pequenos frutos que colhi da minha "fada" Oriana. A partir daí fui na meca dos amarelos e se não estivesse tanto calor, mais composições eu tinha feito. A certo ponto o ponto de partida já tinha saído de cenário, mas eu continuei ainda por mais uma ou duas dezenas de fotos.


Espero que gostem, que se inspirem e que pratiquem a vossa criatividade. Bom trabalho!


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

quinta-feira, 15 de junho de 2017

À vontade não é à vontadinha


...e eu já devia saber disto há mais tempo. O certo é que só de vez em quando é que caio em mim, contudo como se diz por aí: se caires sete vezes, levanta-te oito - e  lá estou eu a levantar-me pela milésima vez - o importante é não ficares no chão.

Ontem ouvi de uma amiga: "estás mais gordinha!" - nada que eu já não andasse a sentir, mas ouvido...foi como se a balança, de repente, me tivesse dado um grito para eu me assustar. Custou-me ouvir, mas sei que ela mo disse no papel de AMIGA verdadeira que é, e que me quer ver bem e feliz - e sim, eu sou mais feliz se estiver mais magra, sinto-me mais bonita e bla, bla bla.

E os treinos? E o ballet? - para que servem, perguntarão? Pois... pelos vistos, servem para comer mais vezes aquilo que não devo e de vez em quando usar isso como desculpa 😖 Ainda por cima esta semana ainda não consegui ir nem treinar, nem dançar, o que aumenta o peso na consciência que é muito mais alto que o da balança. Isto para não falar no peso na carteira: ando eu a pagar para ficar fit e depois faço asneira? Estás mas é doida, Margarida!!! Vou ter de arranjar uma estratégia para não ficar com mais fome e vou ter de reprogramar o meu chip para não usar a desculpa do  "Ah, hoje eu posso porque..." - mentira! Não posso nada! 

Eu sei que tenho um metabolismo lento, que já passei dos 40 e toda a vida fui gordinha. Não posso esperar milagres. O único milagre é manter consciência, foco e aniquilar de vez os deslizes. Vai ter de ser assim o resto da vida? Parece que sim... É que o peso a mais "aparece" de repente ( a sério, vindos do nada a barriga ficou mais saliente e o rabo mais pesado) e para se ir embora leva uma eternidade...

Felizmente ainda acordei - ou fui acordada... - a horas. É que a roupa que tenho ainda me serve, embora mais justa e eu tenho esticado a corda, como se diz na gíria.

Nunca é fácil escrever estes textos, pois fazê-lo é admitir fraquezas que preferia manter escondidas, no entanto colocar estas palavras no "papel" ajudam-me a manter-me firme, e posso sempre aqui voltar e reler o que escrevi para saber onde estou (estava) e onde quero chegar.

Agora. Decisões: Se é para começar de novo, vamos lá: começar de novo! Uma vez mais. As vezes que forem precisas. Há algo de que tenho a certeza: não quero voltar ao que fui até maio de 2015! 

Nota: se houver por aí alguém que viva constantemente com este dilema da balança que queira partilhar dicas, experiências, truques para não ter fome (especialmente entre o lanche da tarde e o jantar), estas serão muito bem vindas. Obrigada!


segunda-feira, 12 de junho de 2017

Workshop: Este blog é meu!



Até há alguns anos todas as nossas memórias, desejos, gostos e paixões eram guardadas em cadernos mais ou menos elaborados, mais,ou menos secretos, mais ou menos organizados. Podíamos ter um. Podíamos ter muitos. Éramos autores de e para nos próprios. Entretanto, tudo mudou!


A blogosfera veio criar uma nova realidade e os cadernos, outrora guardados em gavetas ou prateleiras, saltaram para os écrans dos computadores, dos tablets e dos smartphones. Ficaram acessíveis. À distancia de um click ou de um scroll down. A toda a hora é-nos permitido abrir os nossos cadernos ao mundo ou folhear os de outros. De repente ficámos a saber que há pessoas no outro lado do mundo têm os mesmos gostos que nós, ou que a vizinha do lado consome os mesmos biscoitos que eu, sem que alguma vez nos tenhamos cruzado no supermercado.

Mas ser blogger não serve apenas para espreitar a vida alheia ou alimentar o ego. Ser blogger é trazer valor acrescentado ao mundo -quer este esteja longe ou perto - e inspirar quem está do outro lado do ecrã.

Sabias que podes ser a próxima rockstar da blogosfera?
Todos temos um talento. Qual é o teu?

Este Blog é meu!!!
Workshop de como ser uma rockstar na blogosfera

Quinta-feira dia 22 de junho
Horário 18:30- 20:30
Local: Rosa Chock em Faro


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 11 de junho de 2017

12 anos de Pano p'ra Mangas: a festa!


Quem me acompanha diariamente sabe que no dia 6 de Junho este pequeno espaço celebrou 12 anos de existência. Bolas...12 anos de fotografias, de textos, de muitas horas de dedicação.

Não sei exactamente quantas fotos já aqui publiquei, apenas vos posso dizer que a máquina que uso foi comprada em 2010 - 5 anos depois do início do blog - e nestes quase 7 anos já deu a volta ao contador umas quantas vezes (este contador volta ao zero sempre que atinge as dez mil fotos). Quanto a textos são 1922 - dito assim parece quase o numero de páginas de uma enciclopédia 😀

Quaisquer que sejam os números, a data era para celebrar, certo? Não programei nada...apenas comprei dois balões e pensei que, ao chegar a casa com boa luz para fotografar, teria tempo para montar a máquina no tripé e fazer umas fotos alusivas à data. 


Só que... só que...fui surpreendida com um presente espectacular: uma sessão fotográfica feita ao final do dia pela querida Anabela Antunes, aka Photos & Companhia. Não foi a primeira vez que que fotografei com a Ana (a foto que dá rosto ao blog foi da sessão que fizemos no ano passado), mas esta - por ter sido uma surpresa - teve outro sabor.



Ao final da tarde encontrámo-nos e o resultado foi o que aqui partilho convosco. Eu sei que este é um posto um "bocadinho" egocêntrico, mas temos pena... foi a "modelo" que se arranjou.


Obrigada, Ana! Foi um final de tarde soberbo, com muitas gargalhadas e momentos kodac, isto é: "para mais tarde recordar".

Observando estas imagens conseguem perceber porque é que este nunca poderia ser um blog de moda? Porque me falta aquele jeitinho para tirar posar a olhar para o chão, como se estivesse à procura da parte de trás de um brinco acabada de cair ou a fazer beicinho de pato para mostrar a nova cor de baton - atenção: nada contra, apenas not my style 😁

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 
 

terça-feira, 6 de junho de 2017

12! Doze anos de Pano p'ra Mangas


12 anos! D-O-Z-E!!! Tenho um blog a entrar na adolescência e não faço ideia de como isto aconteceu. 




Por vezes perguntam-me como é que me aguento por aqui há tanto tempo. Ora vejamos:

O assunto ainda não se esgotou - o passar do tempo tem ditado a diversificação dos temas abordados e como as conversas são como as cerejas, que vêm umas atrás das outras, eu ainda ando por aqui. 

Em doze anos de blog, posso dizer que tenho uma sorte imensa com os meus leitores - por incrível que pareça, neste tempo todo só "tive direito" a dois ou três comentários menos simpáticos (na altura fiquei triste e aborrecida, mas se me perguntarem sobre que posts eles caíram...não faço a menor ideia!).

Tenho conhecido pessoas incríveis no mundo offline - seria injusto se nomeasse algumas, mas posso dizer que todas ocupam um lugar especial no meu coração. É evidente que com umas a empatia é maior que com outras, que umas se tornaram amigas e outras apenas conhecidas, que com umas cada reencontro é uma festa de sorrisos e que com outras não passa de um olá - não é por mal, é mesmo assim a vida. Também é verdade que não consigo ser simpática todos os dias, e é muito possível que me encontrem na rua de cara fechada e de cabeça em baixo. Hey, eu sou pessoa, não sou desenho animado, ok?

Eu gosto disto! É que gosto mesmo! Gosto de escrever, gosto de fotografar, gosto de partilhar aquilo que é partilhável. Gosto de escrever numa linguagem simples e num tom quase coloquial, como se estivesse na mesa do café de conversa com um uma amiga. Gosto que percebam aquilo que escrevo. Gosto de receber mensagens vossas. Gosto de receber e-mails. Gosto quando me dizem Obrigada por algo que partilhei.

Bem, a minha vida não é o blog, mas o blog faz parte da minha vida. Apesar de não monetizar este espaço, tenho ganho tanto, mas tanto, em valor humano...e se não fosse o blog 2017 não estaria a ser um ano surpreendentemente bom quer a nível de pessoal, quer profissional. Estou, literalmente, de braços abertos a propostas que me possam levar mais além. É preciso nunca desistir, e mesmo que não saibamos bem para onde queremos ir, temos de ir aproveitando as oportunidades, pois o que é certo acaba por aparecer no nosso caminho. 



Há quem tenha filhos. Há quem tenha animais de estimação. Eu tenho um blog. Falta-me, apenas, um AMOR, mas também esse chegará e, como diz um amigo que me é muito querido, quando chegar será para sempre. 💓

Obrigada por estarem desse lado!


Agradeço à Ana o facto de me ter desafiado para as fotos e por um bocado de dia tão bem passado.

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 
 

segunda-feira, 5 de junho de 2017

A fingir que sou um blog de culinária: snacks saudáveis

Por recomendação da minha irmã, há algum tempo que sigo o blog da Vânia, aka Made by Choices. Tem sempre receitas maravilhosas e uma das minhas preferidas do inverno veio de lá - lembram-se do leite dourado? (é delicioso, especialmente nos dias frios). Ela lançou um livro recentemente e, apesar de eu ainda não o ter comprado, já o folheei, já o ofereci e há dias a "minha" Vânia - que já o tem! - recomendou-me que fizesse uma espécie de brigadeiros saudáveis chamados  "bolinhas energéticas de cacau e spirulina".

Ontem fui na meca dos ingredientes e lá fiz as ditas bolinhas, até porque são perfeitas para satisfazer a minha "necessidade" de doce sem ter de ingerir açúcar propriamente dito. Para mim são ideais para comer depois do ginásio ou do ballet, ou até a meio da tarde com um café.

O livro diz que os ingredientes são suficientes para 15 bolas. Eu consegui fazer mais. Não, não dobrei as quantidades, apenas moldei bolinhas mais pequenas - se me apetecer como duas? Não! Como apenas uma.

A receita diz para usar spirulina ou matcha. Ora...eu não gosto de spirulina (alga que é alga sabe a alga, certo? e eu não aprecio aquele sabor que é demasiado intenso) e não havia matcha. Quase saí de mãos a abanar até que me deparei com esta mistura da Shine Mixes, de super-alimentos que tem na sua composição matcha, clorela e erva de trigo, entre outros e, como diz o ditado, "quem não tem cão, caça com gato!", certo? Pode não ter o mesmo efeito da spirulina, mas é verde - mal não fará, não acham?


Depois de feitas, guardei-as no frigorífico e só hoje, depois de vir da piscina as provei. São deliciosas. A próxima vez que as fizer vou experimentar a adicionar menos cacau cru e colocar um pouco mais de "pó verde" 

A receita... ah, a receita, está no livro mas deixo-a aqui para vos abrir o apetite às restantes páginas.

Bolinhas saudáveis de cacau e spirulina

200g de tâmaras sen caroço
100g de amendoas com pele
2 colheres de sopa de cacau cru
1 colher de sopa de spirulina.

Colocar as amendoas de molho durante 6 horas. No final deste período, escorrer a água e lavar os frutos. Colocar  na Bimby e programar 1min/vel 9 (ir subindo a velocidade progressivamente durante os primeiros segundos). Com a ajuda de uma espátula fazer descer a pasta que se colou às paredes do copo. Juntar os restantes ingredientes e programar 1min/vel 6. Retirar a massa do copo da Bimby e com as mãos formar bolas do tamanho desejado. Passar por cacau em pó ou spirulina. Guardar no frigorífico para que não fiquem muito moles.


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 4 de junho de 2017

A vida depois dos 40: objectivo fitness!


Ainda o 13 de Maio estava longe de se revalar a epopeia que foi - caso não se lembrem, esteve cá o Papa, o Benfica ganhou um campeonato qualquer (perdoem-me os benfiquistas pela minha falta de cultura futebolistica...) e o Salvador conquistou o impossível - e eu já estava a fazer dele um dia especial, pelo menos para mim:  acordei decidida a dar continuidade aos treinos que comecei no ano passado - nessa altura tinha um pequeno grupo e fazíamos aulas com um PT, mas o grupo foi ficando cada vez mais pequeno e foi o fim... 😒 

Andei a investigar alguns ginásios aqui em Faro e apesar de haver dois - com excelente aspecto - a anunciar "abertura para breve", eu não podia esperar ( pois se o fizesse acabaria por desistir), e decidi-me pelo Dynamic Fitness - fica perto de casa, não tenho de pegar no carro para ir até lá e tem um horário alargado - perfeito! Só pontos a favor. Além disso gostei do ambiente e do profissionalismo com que fui recebida logo à partida - ahhh, e muito importante: pelo menos nas horas a que eu vou não há "desfile de modelos" - got it?

Sempre disse que nunca iria para um ginásio. Sempre me neguei a fazer exercício até que experimentei os tais treinos que já mencionei há pouco e ... gostei (diabo! que não aprendo a morder a língua antes de falar...) Fazer exercício com um PT ao ar livre era o ideal, mas como não consigo suportar essa despesa, optei pela versão mais acessível. No Dynamic Fitness também tenho PT e ao fim de uma semana foi-me feita uma avaliação da condição física, fizemos definição de objectivos e foi-me traçado um plano de treino para os próximos dois meses. Nessa altura faremos uma nova avaliação e um novo plano será desenhado à medida das necessidades.

Até agora já aprendi uma série de nomes novos eheheh: lunges, crunches cruzados, jumping jacks, ...eu sei lá! 

Os meus objectivos são: abater os quilos que me faltam para chegar ao meu peso ideal - e por ideal entenda-se aquele com que eu acho que me vou sentir bem e não aquele que vem nas tabelas -, e tonificar alguns músculos que ficaram muito moles com a perda de peso. Não intenciono ficar com um six pack definido, mas perder esta "bolinha de berlim" que tenho na barriga já me vai deixar mais feliz.

Se podia ficar como estou? Claro que podia! Mas se posso chegar mais longe, por que não tentar? O tesouro pode estar à distância de um passo e eu não der esse passo, irei perdê-lo para sempre.


sexta-feira, 2 de junho de 2017

Favourite places: Quinta da Regaleira



Continuo por Sintra... Este lugar é místico, sem dúvida, e de uma beleza incrível. Ainda hei-de passar aqui uns dias, de preferência na primavera, para explorar a pé todos os caminhos, curvas e contra curvas destes mistérios. Está, definitivamente na minha bucket list.



Embora tenha começado por falar no Palácio da Pena, a primeira paragem do dia foi na Quinta da Regaleira, esse sim um lugar mágico e repleto de simbolismo, ou não estivesse ele ligado à Maçonaria.

Na quinta havia um lugar que eu queria mesmo visitar: o Poço Iniciático. Porquê? Porque não é um poço qualquer: diz-se que o nome se deve ao facto de o mesmo estar ligado a rituais iniciáticos da maçonaria. É possível descer ao fundo do poço através de uma escadaria/galeria em espiral, a qual está dividida em nove de patamares, cada um com quinze degraus - os mesmos números que figuram na Divina Comédia, de Dante e representam os 9 circulos do inferno, do paraíso ou do purgatório. Há ainda a rosa dos ventos em mármore, no fundo do poço e que tem a ver com a Ordem Rosa Cruz. Uiii....isto é assunto que dá, verdadeiramente, pano p'ra mangas 😲 Misticismo à parte... é lindo! Uma obra verdadeiramente fantástica!


Assim que coloquei o primeiro carimbo no passaporte, não quis saber de mais nada - dediquei-me aos jardins. São magníficos - e também eles têm histórias para contar. Por exemplo: são muito mais cuidados e ordenados na base e à medida que se sobe tornam-se mais selvagens - tudo isto tem a ver com a crença no primitivismo do seu primeiro dono, Carvalho Monteiro.


Ter o tempo contado para explorar este espaço é quase um sacrilégio, e foi o que, infelizmente aconteceu. Gosto de fazer estas visitas sem tempo e sem compromissos. Gosto de me perder sem me sentir perdida. Gosto de explorar. Gosto de poder andar sozinha ao meu ritmo sem estar dependente de decisões de terceiros - é que sozinha nunca me perco, já em grupo vou ficando sempre para trás... 😒



Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips