segunda-feira, 31 de março de 2014

Saudades de Londres


Há dias em que acordo com umas saudades imensas de Londres, tal como hoje, em que olho o céu cinzento lá fora e fico a pensar o quão bonitos estão os parques já nesta altura: as magnólias a despertar ou os narcisos que cobrem Green Park. Além disto, as mil e uma exposições em tantas galerias espalhadas pela cidade, as feiras, os mercados, o British Museum (entre outros...). 
Quando me perguntam se tenho saudades daquela cidade e resposta é sempre óbvia: SIM. E sim, eu tenho saudades da cidade, não propriamente da vida que lá levava - atenção, não a estou a julgar positiva ou negativamente, mas que dessa não sinto falta, não sinto mesmo - seria hipócrita se dissesse que sim.
Só sei que tenho de lá voltar ASAP. Ainda não sei bem como, mas hei-de encontraar a solução :-)

E desse lado, há algum lugar, cidade, país que vos tenha ficado marcado e onde queiram regressar?


Pano p'ra Mangas

sexta-feira, 28 de março de 2014

A fingir que sou um blog de culinária


Depois de uma bomba de chocolate como a do outro dia há que ter cuidado... Apesar dos hidratos de carbono presentes, hoje apeteceu-me um daqueles pratos que "não é peixe, nem carne". Entre ter de ir ao super mercado, ao talho ou à peixaria comprar algo para cozinhar fui ao frigorífico ver o que por lá havia e assim a ementa foi um prato improvisado à base de legumes.
Usei arroz integral, como acompanhamento, mas em vez de o cozer somente em água, fiz um litro de chá verde com um pau de canela e usei o chá para cozinhar o arroz. Ficou delicioso! Querem a receita?


Legumes salteados com arroz integral aromatizado
(para duas pessoas)

100gr de arroz integral (aproximadamente 50gr por pessoa)
1 cebola pequena
1 cenoura média
1 alho francês pequeno
1 batata doce pequena
1/2 curgete
1/4 de couve flôr
1 colher de sopa de rebentos de soja
1 colher de sopa de rebentos de bambu
1 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 chávena pequena de miolo de camarão
azeite para saltear
sal, pimenta e noz moscada para temperar

Cozer o arroz no chá verde aromatizado durante, aproximadamente 30 minutos - ou até verificar que está cozido.
Num wok colocar um fio de azeite e deitar os legumes. Salteá-los até estarem cozinhados mas não em demasia. Adicionar os camarões e temperar. Assim que os camarões estiverem passados está pronto a servir.
No prato pode ainda aromatizar com um pouco de molho de soja e canela em pó.
Bom apetite.


Pano p'ra Mangas
 

quinta-feira, 27 de março de 2014

O ingrediente secreto


 
No sábado estive em casa de uma amiga que me deu a provar um bolo de chocolate delicioso. Tinha uma consistência algo parecida a um brownie e, segundo ela, tinha um "ingrediente secreto" que eu não consegui adivinhar :-) Este não era nem mais nem menos que grão de bico - o qual substitui a farinha. Acreditem, ninguém diria! É delicioso.
E que melhor desculpa para experimentar esta receita do que ontem ter sido dia mundial do chocolate?
Pela hora tardia que fiz o bolo e pelo facto de depois do jantar ter sido cortado, não consegui melhores imagens que estas... mas dá para perceber que é muito bom, não dá?
E agora a receita por que esperam:

400 gr de grão de bico cozido
4 ovos
1/2 colher de chá de fermento
120gr de açúcar
200 gr de chocolate com 70% de cacau

Num processador - eu fiz na Bimby - moer o grão até ficar em pasta. Juntar os ovos, um a um e bater até ficar com uma consistência cremosa. Juntar o açúcar e o fermento e bater novamente. Por fim, adicionar o chocolate derretido - ou no microondas ou em banho maria, e bater novamente.
Levar ao forno pré-aquecido numa forma untada ou forrada com papel vegetal.

Esta é a receita que segui, mas depois acrescentei-lhe algo mais... uma pêra fatiada. Adoro o sabor de chocolate com pêra!


Pano p'ra Mangas

terça-feira, 25 de março de 2014

Passeio domingueiro: Praia do Barril


 O Domingo levou-me à praia da minha adolescência e juventude (que horror, dizer isto assim, mas é uma realidade): a Praia do Barril. Há alguns anos que não ía lá e foi bom matar saudades... Não é que seja assim tão longe de Faro, mas fazer praia ali implica sair de casa bem cedo para se conseguir arranjar estacionamento - quantas vezes não fui para lá dormir depois de "uma directa"...
Para quem não conhece, a Praia do Barril fica no concelho de Tavira e os edifícios de apoio, de uma arquitectura bem caraterística foram, em tempos idos pertencentes à armação da pesca do atum que ali se praticava. O acesso é feito a pé, ao longo de uma passadeira, ou de comboio e de uma maneira ou de outra é sempre, sempre agradável. No Domingo fomos a pé e regressámos de comboio :-)
É tão bonito este lugar: as cores - que se dividem entre o cinza, o branco e o ocre -, as centenas de âncoras espalhadas nas dunas, a areia fina e branca e aquele mar azul que se funde com o horizonte.
A minha máquina não parou de disparar e, acreditem, tive dificuldade em seleccionar algumas para partilhar convosco...


Pano p'ra Mangas
 

segunda-feira, 24 de março de 2014

2 em 1: guestpost + heartbombing

Há umas semanas desafiei a Ana para escrever aqui um post, e ela - aproveitadora! - fez uso do desafio que a seguir vai ser revelado para usar os seus créditos :-) Acho que dispensa apresentações mas se ainda houver quem não a conheça, digo-vos que é um dos blogs em português que mais gosto de ler e desde que resolveu fazer posts diários, vou várias vezes ao dia à espera que haja algo de novo. Mas como hoje o PpM é dela, passo-lhe a palavra. Obrigada, Ana!!!


Começo por agradecer à Margarida a honra de me ter hoje aqui. Afinal a culpa é da sua cabecinha fervilhante, mais a sua paixão por corações. O meu post de Domingo só serviu para dar um empurrão.
Ainda bem que já podemos falar nisto porque anda para aí muita gente a perguntar o que se passa por causa das fotos que temos publicado. Pois descansem, oh mentes inquietas, o segredo vai ser revelado! 
O desafio é fácil: restos de lãs, uma agulha de crochet, este tutorial super simples e o telemóvel. A partir daí é fazer corações e largá-los “por esses campos fora”. Vamos espalhar o amor, a amizade… Se conseguirmos sacar um sorriso a quem veja um coração destes, já podemos considerar a batalha ganha! Larguem os corações por aí, fotografem-nos e publiquem no Instagram com a hashtag #heartbombing (podem seguir a Margarida aqui e a mim aqui  .Queremos ver por onde os largam, o que fazem com eles. Queremos ver até ondevão estes coraçanitos. Espalhem o desafio pelos amigos, façam um post no vossoblog.
Mas o que quer que façam comentem este post para que vos possamos acompanhar. Contamos com vocês, sim? Boa! Eu sabia que não estavamos sozinhas nisto!



Pano p'ra Mangas


sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Mundial da Poesia


Esta deve ter sido a semana dos "Dias de" qualquer coisa. Primeiro foi o Dia do Pai, ontem foi o Dia Internacional da Felicidade e hoje, celebra-se o Dia Mundial da Poesia :-)
Poesia é um dos estilos literários que mais me apraz. Desde sempre, ou pelo menos desde há muito tempo. No liceu fiquei fascinada por Pessoa, mais tarde foi a poesia trovadoresca e muito mais tarde Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, José Tolentino de Mendonça ou António Ramos Rosa, entre tantos outros... Dos nomes que conheço há apenas dois que não consigo ler - "traumas" de universidade: Herberto Helder e Emily Dickinson (por muito bons que sejam, não consigo mesmo!).
Lembro-me, enquanto aluna, adorar esmiuçar os poemas, ler nas entre linhas, ver o que não estava lá escrito, sentir o sujeito poético, imaginar o momento da escrita. Eram fantásticas estas viagens literárias que fazia. E no meio de tudo isto, parece impossível, mas é verdade: que eu me lembre, não sei um único poema de cor!

E quem aqui vem? O que gostam de ler? Têm um autor preferido? Uma obra?

Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Amanhã já é sexta feira?????


How come? Nem dei pela semana passar e só há pouco me apercebi que o último post que aqui tenho é de Domingo - shame on me! Não é que não tenha assunto. Não é que não tenha fotos. O que não tenho tido é tempo! - esse precioso bem que me escorre pelos dedos como se fosse areia fina da praia e não sei para onde vai... No entanto não podia deixar passar o dia de hoje em branco:
1º porque se assinala o início da Primavera, essa amiga maravilhosa que vem carregada de cor e de muitas alergias
2º porque se celebra o Dia Internacional da Felicidade, o que eu acho fantástico. Pelo que ouvi hoje, este dia começou a ser celebrado no Butão, onde em vez do PIB se mede a felicidade nacional bruta. Não é o máximo? Quiçá se este método se popularizasse as pessoas começavam a ser mais felizes, mas produtivas e todos viveríamos melhor...


E a propósito de Felicidade, gosto imenso deste livro - tenho-o em inglês - que é uma óptima "ferramenta" para nos por a pensar.



Pano p'ra Mangas


domingo, 16 de março de 2014

Passeio domingueiro: Monte Gordo

Monte Gordo é um dos lugares que guardo na memória da infância. Era onde parávamos para fazer pic-nics na mata depois de uma manhã de praia ou de uma ida a Ayamonte. Há anos que não ía lá, pois fujo de lugares super povoados no Verão, e confesso que me esqueço da sua existência durante o Inverno. A ideia que construí deste lugar é semelhante à que tenho de Quarteira: uma selva de betão à beira mar plantado.
Quis o destino que hoje fosse até lá. O dia de Pimavera convidou a um passeio na praia, mas em vez de ir para a "praia dos turistas", fui para a praia dos pescadores, onde durante o dia as embarcações estão espalhadas pelo areal bem como redes, boias e apetrechos vários. Encontrei um pescador a amanhar as redes que hoje de madrugada irão ser lançadas ao mar e estive ali a observá-lo e a conversar com ele. É uma profissão solitária, apesar de acompanhada. Confessou-me que gostava de ser barman, mas a idade e a falta de trabalho empurraram-no para o mar. As ondas de um metro são as que trazem melhor peixe: linguado, polvo, choco, ... que depois é vendido na lota local. Despedi-me e continuei o meu passeio. Fiquei com vontade de regressar um dia cedo de manhã, para apreciar o regresso da faina e quiçá trazer para casa um peixe bem fresco.

Para fazer estas últimas fotos tive de sair da minha zona de conforto. Acreditem que foi um desafio. Não só não estou habituada a fotografar pessoas, como não me sinto à vontade para abordar desconhecidos. Mais uma prova superada! Que venha a próxima :-)
 

Pano p'ra Mangas

sábado, 15 de março de 2014

Livros de receitas


Ontem andei a mexer nos livros da minha mãe e tirei da estante três que são, simplesmente, deliciosos. Não só têm receitas maravilhosas, mas estão recheados de detalhes fantásticos sobre a arte de bem servir - que eu adoro! Os preceitos, os panos bordados, o servir do chá... Há coisas que não passam de moda, digam o que disserem, tal como uma mesa bem posta, uns talheres a preceito e uns menus a combinar. Não resisti a tirar algumas fotos e a fazer um bolo hoje para o lanche - que segundo me disseram estava muito bom! 
Alguns destes livros só se encontram em alfarrabistas ou em feiras de velharias, mas outros há que é possível comprar online. Quem os tiver em casa, guarde-os com carinho, pois são autênticas preciosidades!


 Não percebi ainda de onde vem o título A Cosinheira das Cosinheiras escrito com S, uma vez que por dentro vem com Z e na lombada também. Tem coisas giríssimas, como os alimentos preferíveis para quem sofre de alguns males como artrite, do fígado ou do estômago. Tem ainda uma tabela com o tempo que cada alimento leva a digerir...



A mulher na sala e na cozinha é TOP! Aqui fala-se de como se deve por a mesa - sempre com flores! - de como se deve servir o chá às amigas ou até como devemos embrulhar um bolo para oferecer.

Por fim, o meu livro de Pastelaria da Vaqueiro, com ilustrações de fazer inveja a muitos livros actuais e com receitas muito boas. Também este vem recheado de truques, como por exemplo: o que fazer para saber a temperatura do forno.
Daqui retirei a receita que fiz para o lanche de hoje: bolo da padeira. Tive de fazer algumas alterações, mas disse, quem o provou, que posso repetir.

Receita adaptada à Bimby

225g de açúcar
125g de Vaqueiro
75g de farinha
75g de fécula de batata
6 gemas
3 claras em castelo
100g de amêndoa
1 colher de café de canela
raspa de meio limão
geleia de framboesa
açúcar em pó para polvilhar

Pulverize a amêndoa e reserve. Limpe bem o copo.
Bata as claras em castelo (3min/vel 3.5/com a borboleta). Adicione a fécula e metade do açúcar e bata por mais 30seg/vel 2.5. Reserve.
Bata a margarina com a outra metade do açúcar (3min/vel 2.5). Programe mais 3 minutos e meio e junte uma gema a cada 30 segundos. Adicione a mistura de claras e bata durante um minuto (1min/vel 3.5). Por fim junte os secos (farinha, raspa de limão e amêndoa) e programe 1min/vel. Espiga.
Leve a cozer a 180ª em forma previamente untada e forrada durante, aproximadamente 30 minutos.
Desenforme. Aqueça a geleia e pincele o bolo. Polvilhe com açúcar em pó.


Pano p'ra Mangas

quinta-feira, 13 de março de 2014

My new wallet


Pode não parecer, mas tenho andado com o "botão de piloto automático" ligado, algo que já não estava habituada há algum tempo e que me está a causar alguma estranheza. Além disto já dei por inaugurada a época do espirro - o que só me acontece aqui, no meio da natureza. Pode ser difícil de acreditar mas quando estou em Lisboa e todo o tempo que estive em Londres, no meio da poluição, isto não me acontece!!! É sufocante acordar de manhã e em vez de um "bom dia", sai-me do corpo uma sinfonia de espirros...mas chega de queixinhas que não é esse o meu estilo :-)
Apesar da correria ontem, depois de um dia cheio, consegui ainda dar forma a um projecto que em muito tinha em mente: uma carteira. Não tem nada de inovador, é verdade, mas encontrei uma velha carteira que comprei há anos na Misako e adaptei-a aos materiais que tinha disponíveis: tecido, napa e um fecho metálico.

In the last couple of days I've been on "automatic mode", something that I wasn't used anymore which has turned my life up side down. If this wasn't enough hay fever has attacked me - this is the down side of living in the country. Whenenver I am in Lisbon and during the time I lived in London I hadnever had this... Instead of smiling "good morning" every day, I just start the day sneezing like mad... Enough of complains! This is not my style :-)
Yesterday, depsite the rush and a full day I found the energy to make a new wallet for me. This is something I've had in my mind for a while - although it's not new, I know - and I found an old Misako walled which I used as a model and I adapted it to the materials I had: fabrics, faux leather and a metal clasp.


Pano p'ra Mangas

quarta-feira, 12 de março de 2014

E depois da feira...


O caminho de regresso é feito em modo "pára-arranca", pois a cada 200 metros há razões para parar o carro, sair e disparar algumas fotografias. Se eu tivesse ido sozinha acho que ainda teria demorado mais tempo e com certeza, teria voltado atrás umas quantas vezes. Como acho que vale a pena, partilho convosco um pouco deste Algarve deserto, ainda virgem e que muitos não conhecem.
Boa viagem!


Pano p'ra Mangas
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips