quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

2016 - um ano com direito a bonus!


Pelo menos cinco foram as tentativas de escrever este texto: balanço de 2015, objectivos para 2016. Se fosse pelo balanço acho que me repetiria, pois ao longo do ano tenho feito vários updates do que se tem passado. 2015 foi um ano MEU, narcisista ao máximo em que cuidei de mim, essencialmente, por fora. O ano que se aproxima vai ser para cuidar de mim por dentro: este meu coração está a precisar de tratamento e é disso que vou tratar ASAP.

Como nenhum dos cinco textos que comecei a escrever me agradou, deixo-vos um sexto...

"2015 passou a correr e por esta altura muitos de nós já estão a sonhar com o ano que se aproxima, o qual vem com um bónus: pois é, 365 dias + 1 à nossa frente, que parecem uma eternidade...Eternidade essa que passa a uma velocidade feroz e se não temos atenção, chega e os sonhos estão onde de nunca chegaram a sair: naqueles pensamentos do início!
Aconteceu-lhe isso no ano que está a terminar? Temos pena! A esta hora não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Sabe que tem pela frente um ano a estrear e que daqui a 12 meses poderá estar a celebrar as suas vitórias em vez de lamentar o que não lhe aconteceu?
Como? Não é tão difícil como parece nem tão fácil"... (continua aqui)


Quanto aos cadernos para os objectivos, se forem como eu que tenho mais de uma dezena por estrear e nenhum me apraz para a finalidade que quero, podem sempre fazê-lo. Vejam como é fácil aqui >>

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 27 de dezembro de 2015

Passeios de Natal


Nada melhor para digerir o almoço do dia de Natal que um passeio a pé.
Trocámos as roupas bonitas por leggings e calçado confortável e fomos fazer uma caminhada pelo Ludo, desde "a curva do aeroporto" até à Quinta do Lago. Quem é de Faro sabe perfeitamente a que percurso me refiro, mas para quem não é passo a explicar: a "curva do aeroporto" é um ponto da estrada que dá acesso à Praia de Faro e por ficar numa das extremidades da pista do aeroporto é deste modo conhecida. Aqui está o acesso ao caminho mais percorrido da zona e que liga directamente à Quinta do Lago, por uma zona que dá pelo nome de Ludo. Provavelmente, ficaram na mesma, mas eu não sou a melhor pessoa para dar indicações de como chegar aqui ou ali...
Este caminho foi recentemente requalificado, estando agora muito mais convidativo - apesar do aviso pintado a vermelho no seu início - a passeios ou corridas a pé ou de bicicleta. Por aqui respira-se ar puro e à nossa volta é tudo tão bonito que é impossível andar mais de 15 ou 20 metros sem parar para tirar umas fotos ou ficar, apenas, a observar.


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 20 de dezembro de 2015

Feliz Natal

Os próximos dias vão ser de azáfama pegada: entre trabalho, familia, cozinha, últimos presentes e um jantar de amigas não terei grande disponibilidade para vir aqui desejar-vos um Feliz Natal.
Este ano, ao contrário do que aconteceu em 2014, não enviei postais para ninguém - shame on me! - por isso, e para me redimir, desafiei-me a fazer um pequeno video apenas com os desejos próprios da época. 
Não sei quantas tentativas depois e já com o sol a desaparecer no horizonte acho que consegui alguma coisa. Depois veio a tarefa de descobrir como o editar - missão cumprida. Video terminado só para vós que estais desse lado do monitor :-) (vá...e não façam pouco de mim, pois dei o meu melhor!)



(Em breve espero conseguir partilhar - mais um desafio! - pequenos trechos das outras 300 tentativas, só para verem que isto não se faz à primeira mas não não é de todo impossível)
Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 13 de dezembro de 2015

Presentes especiais


Sabem aquelas pessoas a quem não lhes falta nada? Aquelas pessoas sobre quem - de repente - nos questionamos: " Oh que bom, fui convidada para a festa, mas...E agora? O que lhe vou oferecer?"
Aconteceu-me isso há dias. Neste caso até não teria sido difícil - poderia ter escolhido um livro de poesia ou de arte, mas fiquei a pensar que seria apenas mais um. Queria oferecer algo mesmo especial, afinal a data era importante: 40 anos!!! e numa mulher esta é uma idade que marca - quer queiramos, quer não.
Pensei - até quase deitar fumo - rabisquei ideias, cortei hipóteses, até que surgiu esta: um frasco, com 40 seixos pretos e onde escrevi um desejo em cada um deles - um para cada ano completado. Aos seixos adicionei umas fairy lights (que funcionam com pilhas) e ao frasco uma fita roxa. A caixa foi pintada com spray dourado e foi decorada com um pau, alfazema colhida na hora e mais uma fita lilás.
Roxo e lilás? Sim! Roxo e lilás - tinha a certeza absoluta que seriam as cores ideiais.


Se me perguntarem qual o preço deste presente, certamente não vos saberei dizer ao certo, mas gastei pouco dinheiro. Se me perguntarem qual o seu valor, também não o sei dizer - apenas sei que vale muito mais do que aparenta. Fi-lo com um carinho imenso e cada palavra ou rabisco em cada uma daquelas pedras foi escrito apenas para esta amiga de longa data, porque a amizade não se mede em "cifrões"...


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Tag: conhecer novos blogs

Um post para me obrigar a escrever, já que - e digo isto inúmeras vezes - este meu cantinho tem andado meio abandonado. Não está esquecido, de forma alguma, até porque se tem vindo a tornar cada vez mais naquilo que eu sou e não só no que gosto de fazer.
A Ana, desafiou-me e eu aceitei responder às questões que se seguem. Querem saber o que me vai na alma? Aqui ficam as respostas.



1. Porquê escrever um blog?
Gosh! O meu primeiro blog data de Dezembro de 2004 e nasceu pela curiosidade de explorar um "admirável mundo novo". Era um blog onde eu escrevia, essencialmente, poesia - sabe-se lá porquê, tinha a mania que sabia escrever poesia...  Só uns meses mais tarde surgiu o Pano p'ra Mangas e desde então nunca mais parei. De início era escrito a quatro mãos - para quem não sabe, com a minha irmã - mas os anos e as circunstâncias ditaram que eu ficasse ao leme e com eles também os conteúdos e a forma de escrever se foram alterando. Gosto de escrever. Ponto. Escrevo pelo prazer da escrita e pelo gosto da partilha das minhas experiências e daquilo que acho que pode ser útil aos outros - tenho noção que muitas vezes é focado em mim, mas não quero com isso ser ou parecer narcisista. Também não sou exemplo para ninguém, mas se conseguir que algué faça algo de bom por si, isso deixa-me feliz. Olhem, escrevo um blog, simplesmente porque sim!


2. Se criasses um blog novo hoje achas que seria igual ao que já tens?
Igual, igual não sei, mas muito parecido sim. Já são muitos anos disto - mais de uma década! Escrevo sobre o que me apraz - hoje uma receita, amanhã um passeio e depois de amanhã algo por que passei e que acho que pode ser útil a quem me lê. 

3. Quais as 5 características mais irritantes que vês em blogs nos dias que correm?
Uiiiii...isto é entrar num terreno pantanoso, mas consigo enumerar alguns:
1. blogs repletos de bannners e publicidade - esteticamente ficam destruidos!
2. blogs - alguns até famosos - que usam imagens sem colocarem créditos: isto tira-me mesmo do sério, até porque a blogosfera mudou muito desde o início e se antigamente íamos buscar fotos a bancos de imagens como quem vai ao campo apanhar flores - algo que estava errado, é verdade! -  hoje já não é bem assim.
3. posts sem alma e que servem apenas para fazer publicidade a um produto qualquer que aterra na caixa do correio - também recebo alguns presentes, é verdade, mas aceito apenas aqueles de que gosto e que me fazem sentido.
4. textos com três mil e duzentas palavras - a sério! se eu quiser ler um livro, leio-o em papel (se bem que no fim deste post já lá devem estar as tais três mil e duzentas palavras...)
5. dizer mal só porque sim - todos, sem excepção, temos telhados de vidro e muitas pessoas esquecem-se disso - o karma é algo muito forte e eu acredito piamente nele!


4. Qual a tua maior fonte de inspiração para escrever no teu blog?
Já me fizeram esta pergunta tantas vezes... Não tenho uma resposta definida: uma fotografia, uma conversa ouvida algures, ultimamente "as tormentas" por que tenho passado para atingir os objectivos a que me propus, a minha familia e os meus amigos, um passeio qualquer, ...

5. Dá-me 5 blogs Portugueses sem os quais serias incapaz de passar...
Com esta é que me tramaram! O Instagram roubou-me tempo aos blogs e já não passo tanto tempo a lê-los e a descobri-los como há uns anos. Deixem cá ver se me desenrasco...
MILK - o blog da Ana, que me desafiou a isto...
Às nove no meu blog - já leio a Sofia há tantos anos... desde a altura em que não se sabia o seu nome, pois assinava os posts com "Miss Glitering" - quem é que se lembra disto?
Meraki - o blog de uma miúda que tenho o prazer de conhecer e com quem já trabalhei (e espero vir a trabalhar mais vezes) e que é um poço de talento
BrancoPrata - por motivos mais que óbvios: a Sofia e o André, além de meus amigos são pessoas altamente inspiradoras
Avenida Chique - conheci a Susana há uns meses e desde então o seu blog passou a fazer parte da lista dos obrigatórios

6. ... e 5 estrangeiros.
The Londoner - descobri a Rosie quando vivia em Londres e desde então nunca mais deixei de a ler
Frolic - há anos que leio este blog e a partir do momento em que a Chelsea veio viver para Portugal, nunca mais deixei de o ler
Local Milk - a fotografia..."food for the soul", I would dare to say
Makelight - conheci a Emily em Londres, num encontro de bloggers; ela tem um blog delicioso e é uma inspiração
Design Sponge - um clássico indispensável

7. Para além do blog, qual o teu hobby preferido?
Hummmm...fotografia, talvez.  Ou cozinhar - que para mim tem um efeito terapêutico. Ahh, e sonhar acordada: costumo dizer que sou uma "professional day dreamer". Provavelmente amanhã lembrar-me-ei de outros.

8. Qual o hábito diário do qual não prescindes?
Um copo de água assim que me levanto - e se houver limões, adiciono sumo espremido na hora.
Ahhh e não sair de casa sem a cama feita e o pijama devidamente dobrado - o resto pode estar o caos mas estas duas coisas têm de ficar em ordem.

9. Quais as 5 características que te fazem prender a um blog?
Esta é fácil: a fotografia, os textos mais ou menos curtos, os exemplos que me sirvam de inspiração, a paixão com que é escrito - sim, isso sente-se! - e se me identifico com os conteúdos, ou não.

10. Três objectivos que tenhas para o teu blog em 2016
Ainda não pensei nisso, mas suspeito que irei continuar com o mesmo registo e com um ritmo semelhante. Tenho um projecto novo a ser lançado no início do ano e quero concentrar as minhas energias aí, apesar de planear usar o PpM como rampa de lançamento uma vez que - quer queiramos, quer não - aqui tenho mais visibilidade e vou precisar dela. 
Nesta fase deveria passar a batata quente a alguém, mas confesso que não me apetece. Se quiserem responder às perguntas acima, façam-no e depois digam-me. Terei o maior prazer em ler as vossas respostas e colocar neste post o link para os vossos.
      

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

domingo, 29 de novembro de 2015

Fátima


Há anos que não ía a Fátima, embora lá desejasse ir há algum tempo - sei lá, nunca se tinha proporcionado ou talvez eu nunca tenha feito com que acontecesse .  Crenças à parte - pois como sabem não discuto nem religião, nem política, nem futebol! - temos de admitir que aquele lugar tem qualquer coisa de mágico. É tão, mas tão mágico que quis que o Sábado não terminasse sem um encontro inesperado: tinha eu acabado de murmurar "quem será a pessoa conhecida que vou encontrar aqui", quando me viro e tinha à minha frente a querida Cristina e a sua linda familia - foi tão giro este encontro!!!
É um lugar que transmite paz e serenidade e um conforto interno que não se explica, só se sente - que não tem nada a ver com velas acesas, promessas feitas ou cumpridas. Só sei que não quero ficar tanto tempo sem lá voltar.

No Domingo assisti à Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, que ao contrário do que se diz por aí não é um ovni ou um armazém... É simplesmente, fenomenal - a luz foi o que mais me impressionou: não havia, ou pelo menos não se via, uma única lâmpada acesa, e toda a luminusidade vinha de um tecto quase translúcido. Também ali a atmosfera e o ar que se respira é de tranquilidade, ou pelo menos foi assim que o encarei, apesar da multidão que enchia o espaço - tem capacidade para quase 9000 pessoas! Só não gostei do Cristo que está no altar  - até pode ser de um escultor todo XPTO, mas não gostei: em nada se parece com as imagens a que nos habituámos... 


Devo dizer que também não gostei do lado comercial. É excessivo. Centenas de quiosques com os mesmos artigos: ao passar pelas bancas, os comerciantes chamam por nós como se de uma feira se tratasse, vendem objectos que nada têm a ver...enfim,  só me fez lembrar uma passagem da Biblia em que Jesus expulsa os vendilhões do Templo.
No entanto, quer se acredite ou não no milagre de Fátima, quer se seja Católico ou não, é um lugar onde toda a gente devia ir pelo menos uma vez na vida: estar ali em silêncio e recolhimento apenas para reflectir na vida e quiçá, se encontrar consigo próprio.


(não resisti a esta sinalética eheheh)

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

sábado, 21 de novembro de 2015

Ballet: Admirável mundo novo


Quando no ano passado iniciei as aulas de ballet elementar para adultos, descobri que afinal havia um desporto que poderia ser prazeroso e não penoso! - até porque um ginásio repleto de máquinas, aulas aos pulos no chão ou em pequenos trampolins (actualmente muito na moda)  não é para mim. Infelizmente, pouco tempo depois tive de desistir por não ser compatível com os meus horários. Guardei as sapatilhas sem nunca ter chegado a aprender os nomes de cada passo ou exercício e adiei as aulas por tempo indefinido, tempo esse que terminou há quase dois meses, no dia em que celebrei os "menos quinze".
Duas vezes por semana lá estou eu. O mais pontual possível sempre equipada de uma garrafa de água, pois ao fim de dez minutos de exercícios de chão eu já estou imprópria para consumo.
Para quem vê um/a balarino/a em palco tudo parece leve, gracioso, fresco e, sobretudo, fácil. Tudo certo excepto o último adjectivo. Tem tudo de bom, menos o fácil. Aprender a respirar, treinar o equilíbrio, melhorar a postura, o coordenar de pés, pernas, braços e cabeça,  tornar o corpo elástico... acho que nunca conseguirei aqui enumerar todas os desafios que surgem a cada aula. 
Quando penso que já estou a fazer "bem" o exercício de pernas, lá vem um "agora a cabeça!" ou "e com as mãos..." - reviro os olhos, coço a cabeça e recomeço tudo. Por vezes também reclamo... Saio de cada aula (que dura entre uma hora a uma hora e meia) estafada mas de alma lavada. Nos dois dias seguintes dói-me tudo - tenho descoberto músculos no meu corpo que não sabia existirem! Até o levantar da cama é doloroso. No entanto é uma dor boa, que me sabe bem.

 "Uma bailarina tem de ser flexível como um gato, leve como uma pena, ágil como um esquilo, graciosa como um cisne", in Anita no ballet
Quem acompanha o meu IG e, consequentemente, visto algumas fotografias, tem-me feito várias perguntas às quais pretendo responder aqui:

Qualquer pessoa pode frequentar estas aulas?
Acho que sim, desde que não tenha qualquer contra indicação médica ou lesão que não o permita. O peso de corpo não tem qualquer influência - no ano passado, quando me inscrevi pela primeira vez tinha mais 15kg do que agora... Além disso um grande número de escolas permite que se faça uma aula experimental - tentem, não custa nada!

Com que frequência se deve ir?
Ora bem, não sei..depende de muitos factores, entre os quais a disponibilidade, compatibilidade de horários, entusiasmo... Eu faço duas aulas por semana, baseadas na compatibilidade de horários.


Qual o equipamento usado?
Não sei quais as exigências das outras escolas, mas no Atelier do Movimento, não são nenhumas. Joga-se com o bom senso. Eu uso: sapatilhas (que têm de ser à medida do pé), leggings pretas ou cinza, t-shirt e umas meias (que calço por cima das sapatilhas para os exercícios de chão)

Onde é que se pode aprender?
Em Faro sei de, pelo menos duas escolas: o Atelier do Movimento - onde eu ando, e a Companhia de Dança do Algarve. Pode haver mais, mas não que eu saiba. No resto do país, basta que perguntem ao Google - este senhor tem resposta para tudo e tenho a certeza que encontrará a escola mais adequada em qualquer parte do país.

Quanto custa?
Mais uma vez depende da escola, da localidade, dos professores... A partir de 25 euros por mês já podem encontrar alguma coisa.

Caso queiram colocar mais alguma questão, deixem-na na caixa de comentários ou enviem-me um e-mail, pois naquilo que eu puder ajudar, responderei.

Ahhh, só mais um detalhe: se pensam que ao fim de uma semana já estão a dançar em pontas o Lago dos Cisnes, lamento informar-vos que a resposta é não. Tal como Roma e Pavia, o ballet também não se faz num dia!

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O melhor Brunch a sul do Tejo


Quem me acompanha aqui no blog - e no IG - sabe que eu sou fã incondicional do Ria Formosa (aqui ou aqui), no topo do Hotel Faro, em particular da sua esplanada e vista a perder-se no horizonte da ria que dá nome ao restaurante, esplanada essa que me serve muitas vezes de "escritório" e onde adoro passar tardes soalheiras a escrever, estudar ou apenas a desfrutar a paisagem.
Já aqui tenho falado das iguarias que fazem parte do menu, quer ao almoço quer ao jantar, mas há pouco tempo foi aqui introduzido o Brunch, que é servido apenas ao Domingo e que só de olhar coloca em alerta a mais escondida das papilas gustativas. Há de tudo um pouco e de semana para semana, o buffet é uma surpresa gastronómica, pois um grande número de pratos não se repete. O Chef Alberto Carvalho  - e a sua magnífica equipa - supera-se a cada travessa. Parabéns!  


A variedade é tanta e de tão boa qualidade que é quase impossível enumerar o que recheia a mesa: mini-rissóis de leitão, ovos mexidos com espargos frescos, tortelinni de queijo com mangericão, xarém de berbigão, feijoada de búzios (servida nuns tachinhos que são um mimo!), arroz de pato, tábua de queijos (com frutos secos, compotas e uma variedade de crackers para acompanhar), salada de ovas ou de polvo, salmão fumado com rodelas de lima, salada caprese, queijo ricotta, saladas variadas (alface, tomate, couve roxa,...), tábua de enchidos. Há também sopa - o que, para quem tem crianças é óptimo. 

 
Quanto às sobremesas: fruta fresca, em salada ou fatiada, tortas e bolos vários (hoje, por exemplo, havia um de batata doce de comer e chorar por mais), mousse de chocolate, tiramisú, ... de certeza que me está a falhar muita coisa.
E como em qualquer "mesa" portuguesa, também o pão é rei: de sementes, integral, de mistura - em bolinhas ou fatiado - e um indispensável pão sem glúten. Há também panquecas, croissants e pão de ló.


Só de escrever já estou com "fome". Imaginem agora, ter isto tudo à frente. Não posso lá ir muitas vezes, pois a barriga come tanto como os olhos e depois lá se vai a dieta. Mas dias não são dias e hoje foi um "não dia" - amanhã compenso :-) E como seria de esperar, acabei por ficar por lá a usufruir de um belo dia de Outono que terminou com um pôr-do-sol, simplesmente, memorável.


O Brunch de Domingo está aberto ao público em geral - e não só a hóspedes do hotel - e é servido todos os Domingos no Restaurante Ria Formosa entre as 12h e as 15h. O preço é de €18,00 por pessoa (crianças até aos 4 anos não pagam e até aos 12 têm 50% de desconto) e não inclui bebidas. 
Quando quiserem experimentar, aconselho a reserva de mesa, pois a sala enche-se de gente gira, simpática e feliz. 

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Um rosto. Uma vida. Muitas marcas.


É sabido que não gosto de fotografar pessoas. Não me sinto à vontade. É algo completamente fora da minha zona de conforto. Mas às vezes vejo rostos que são totalmente irresistíveis e, nem sei bem como, dou o salto para fora do meu pequeno circulo e, quando dou por mim, já estou a pedir autorização para tirar uma fotografia. 
Foi o que aconteceu com esta senhora. Vi-a ao longe e não lhe resisti. Primeiro a sua postura quieta e serena, atenta a quem passava e ao mesmo tempo sem dar grande importância. Aproximei-me e quando vi que tinha uns olhos azuis lindíssimos (eu tenho uma adoração por olhos azuis e se há coisa que tenho pena de não ter  - fisicamente - herdado são os olhos das minhas avós: os de uma eram verdes azulados e os da outra do azul mais transparente...) e aí soube mesmo que tinha de lhe tirar uma foto. Depois as rugas - marcas de um tempo que se perde no próprio tempo.
Como retrato - tecnicamente falando - a imagem até pode estar um desastre (isto quem é pró é que poderá constatar ou não) mas tenho a certeza que irá ficar gravado na minha memória por muito tempo. E é isso que interessa. Apenas quis prolongar esta memória numa imagem...


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Chips de batata doce


Outono é sinónimo de batata doce: assada, cozida, aos cubinhos no cozido de grão... e só não é frita, porque cá em casa não comemos fritos - e também porque não conseguimos igualar as batatas fritas doces que a avó fazia. Nós chamávamos-lhes "almofadinhas", pois ela, com a sua paciência infinita e munida de uma colher cobria cada rodela de batata com óleo a ferver de modo a que a mesma soltasse uma película e formasse uma bolha. No final, polvilhávamo-las com canela e faziam as nossas delícias à sobremesa ou a acompanhar quer carne, quer peixe grelhado (dito assim parece estranho, mas com carapaus grelhados era uma delícia...)
No fim de semana resolvi experimentar uns chips de bata doce, mas em vez de fritar, fiz no forno. Descasquei uma batata grande, cortei em rodelas finas as quais foram ao forno em três doses (forno a 180º durante 20 minutos: 10 de um lado e 10 de outro). Forrei uma forma com papel de alumínio e peincelei com um pouco de azeite para não agarrar. No fim, polvilhei com canela.
Valeu pela experiência, mas haja paciência. Levei quase duas horas a fazer UMA batata que depois desapareceu numa questão de minutos... é mesmo bom, mas dá muito trabalho para se comer tão depressa :-) Se vou repetir? Claro que sim! Ou não fosse a culinária a minha veia masoquista :-) 

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

sábado, 31 de outubro de 2015

Bye, bye Outubro! Até para o ano

Outubro revelou-se um mês em que estive muito concentrada em mim, não de um modo egocêntrico - onde não há espaço para nada e muito menos ninguém - mas um "em mim" que é resultado de trabalho, esforço e abdicação de algumas coisas e momentos do passado e que se reflete na minha relação com as pessoas que me rodeiam.
Foi um mês de algumas insónias. Foi um mês de surpresas em que o coração "parou" diversas vezes. Foi, também, um mês de celebração e de ver que estou a alcançar os meus objectivos. E foi, sobretudo, um mês de aprendizagem constante. 
Quem me acompanha no Instagram sabe mais ou menos do que estou a falar, e digo mais ou menos porque há coisas que são só minhas e das pessoas que me rodeiam: família e amigos.
Por ter sido um Outubro tão produtivo, reuni - e foi difícil escolher - nove momentos que marcaram estes últimos 31 dias. Já os partilhei no Instagram, mas lá não se desenvolve muito o assunto, afinal é uma rede que vive da imagem e não tanto das palavras...e eu, gosto de escrever!!!

Assim:  de cima para baixo, da esquerda para a direita e do fim para o princípio :-)

1. Apesar de ainda ser estranho, é com enorme prazer que começo a compor o meu guarda-roupa de peças mais pequenas do que até agora. Se já não tinha uma grande variedade - nem quantidade - de roupa, agora ainda menos por isso há que repor algumas peças básicas e essenciais à minha sobrevivência. As próximas hão-de ser pijamas, pois os que tenho caem-me, literalmente, pelas pernas abaixo.

2. Não sei como nem porquê, é nestas alturas de privação, que mais me apetece fazer coisas boas. Já sei que não as posso comer, mas fazê-las dá-me um prazer enorme. Em curso estão umas castanhas glaceadas cuja receita me veio parar às mãos não sei bem como... (esta aventura culinária terá direito a um post especial)

3. Voltar ao ballet foi mesmo a melhor coisa que fiz. Saio das aulas imprópria para consumo e os dois dias a seguir, nem me mexo, no entanto sabe-me tão bem. Lava-me a alma e naquelas horas não penso em mais nada. É terapêutico, sem dúvida. Eu detesto fazer exercício físico e a última coisa que imagino na vida é passar horas enfiada num ginásio com música "pô-pê-rôp" a bombar-me aos ouvidos enquanto salto ou corro ou me desconcerto toda.
4. A minha menina...despedi-me dela naquela foto e custou-me tanto...Decidi que deveria ir parar a outras mãos e tenho a certeza que está bem entregue e isso basta para me deixar feliz.

5. A meio de Outubro recebi na minha caixa de e-mail um link que me dá acesso a umas fotografias - ainda bem guardadas... Não umas fotografias quaisquer, mas ÀS fotografias e lá pelo meio estava eu, que era mais do que eu. Quem as tirou" roubou-me" a alma.

6. Quando encontro um coração, tenho de o registar e depois de um Verão em que quase não vi nenhum, eis que o Outono já me brindou com dois ou três.

7. Apanhei as primeiras romãs, que com a seca do Verão estão pequeninas...pequeninas... As cores outonais apanharam-me de surpresa, pois de repente as folhas começaram a mudar de cor e as noites chegam mais cedo.

8. 14!!! 14!!! Quando a balança marcou este número dei saltos de contente. Ultimamente a perda de peso tem sido mais lenta, por isso cada quilo a mais que subtraio ao total é mesmo uma vitória. Não pensem que é fácil, especialmente para quem come de acordo com as emoções, independentemente de serem boas ou más: quando me apercebo já foi goela abaixo! Controlar isto tem sido um desafio, especialmente à noite.

9. A despedida do Verão deu-se no meu lugar de eleição deste ano - para trabalhar ou para beber um copo. E  este copo esconde um segredo. Ora bem, como é que eu, estando a seguir um regime alimentar, me "encharco" em gin tantas vezes? Pois é...o conteúdo do copo não é gin, mas sim água com gás "temperada" como se fosse um. A minha bebida ficou conhecida como o "fake gin".
 
Em 2016 haverá outro Outubro e para já quero apreciar Novembro que, de antemão, já sei que será muito trabalhoso e repleto de desafios. Quero regressar ao blog com maior regularidade - como em outros tempos...- mas a verdade é que não estou a dar conta do recado. Vou continuar por aqui, sempre que puder :-)

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 


terça-feira, 27 de outubro de 2015

Faro: à descoberta da minha cidade


Às vezes o tempo acorda feio e assim permanece o resto do dia.
Às vezes apetece-me sair com a máquina ao pescoço e ir por aí a disparar, a fazer experiências, a aprender através de muita tentativa-erro.
Às vezes saio-me bem, outras nem por isso.
Normalmente faço isto sozinha, pois se for acompanhada há sempre alguém que faz frete. Porquê? Porque paro mil e uma vezes a olhar para coisas que quem está comigo não consegue ver. Podem ser umas linhas cruzadas no céu, um nó de uma corda espalmado no chão, ou até o carril do comboio que percorre a linha de ria.
A maior dificuldade que tenho, e a qual não está sob o meu controlo, são as pessoas: aparecem sempre no momento errado quando eu estou prestes a carregar no obturador. Não gosto de fotografar espaços com pessoas - gosto deles livres, limpos, sem pés, pernas ou cabeças que não pertencem ali. Gosto de me sentar no chão, e algumas vezes quase me deito para conseguir captar com a máquina aquilo que os meus olhos vêem. Mais uma vez, às vezes consigo, outras não.
Não tenho qualquer ambição em tornar-me fotógrafa. É que não tenho mesmo. Apenas tenho uma máquina. Só isso - como tal, por favor, não me perguntem quanto custa uma sessão... - é que eu não faço isso!






No Sábado à tarde, com o céu nublado e um chão sem sombras - o tal "tempo feio" -, andei numa destas aventuras. E não fui sozinha, fui antes com a única pessoa com quem consigo embarcar nestes devaneios: a minha irmã. Quem nos via, olhava para nós com um ar de: "Coitadas, o que andarão a fazer com o nariz colado à linha do comboio?" - só para exemplificar.









Ahhh, e já que estamos na onda da fotografia, quero apresentar-vos, com muito orgulho, uma amiga - daquelas que se perdem no tempo, pois está "cá" desde que me lembro como gente.. É fotógrafa, e tomem nota, pois ainda vão ouvir falar nela. No Sábado passado foi a convidada especial do programa Fotografia Total: Sónia Apolónia 

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips