A "Senhora Maria Antónia" - é assim que todos a tratamos, faz parte da minha vida há tanto tempo como os meus pais, pois lembro-me dela desde sempre. Apesar da idade já avançada não pára quieta: se não está a limpar o galinheiro, está a regar as plantas ou a varrer o alpendre e nesta altura do ano quando qualquer um de nós se levanta já ela regressou a casa depois de uma ida ao caracol.
São poucas as vezes que a vejo sentada e se antigamente ela sentava-se e ali ficava, já há uns anos que a minha mãe lhe "meteu o bichinho" do crochet, convencendo-a a fazer pontas em panos e toalhas de cozinha. Desde então nunca mais parou.
Ontem quando cheguei a casa lá estava ela, sentada numa cadeira da tabua, com o seu crochet, e nisto reparo que ela fá-lo com a linha ao pescoço - confesso que nunca tinha reparado. Fui buscar a máquina e tirei-lhe umas fotos, e só não filmei porque a cabeça do meu tripé "morreu" há uns meses e eu ainda não consegui comprar outra, mas assim que estiver operacional, ela não me foge à objectiva!
Conhecem alguém que faça crochet assim?
Este é um assunto ao qual ainda quero voltar...
Pano p'ra Mangas
:) Sim conheço!!!
ResponderEliminarA minha sogra! O ponto fica perfeitíssimo, e lindíssimo!!
A Minha sogra diz que é "Crochet à velhota!" :D :D
Beijinho
Nunca tinha pensado nisso mas a minha avó também faz assim ou parecido... Põe o alfinete de segurança no peito e lá está ela durante horas.
ResponderEliminarQue fotos! Fazem -me lembrar as mãos da minha avó ... que saudades. Conheci algumas vizinhas da minha mãe e algumas amigas que faziam o crochet desta maneira. Estas imagens fizeram-me recuar no tempo em que na sexta-feira santa era dia de fazermos piquenique; em que os pais iam à pesca e as mães e filhas ficavam a fazer crochet ou tricot. Obrigada Margarida, fiz uma viagem ao passado do qual guardo memórias fantásticas! :)
ResponderEliminarA minha tia faz assim,por varias vezes tentei mas não consegui,mas assim sendo ela é a unica pessoa que consegue terminar os meus trabalhos pois fazemos com a mesma mao
ResponderEliminarNunca tinha visto tal, mas acho tão interessante a adaptação... Cada um faz como lhe dá jeito!
ResponderEliminarOlá, a minha sogra fazia assim, e sempre me deu um gosto vê-la a fazer, o ponto muito certinho, muito mais que o meu feito ao dedo, nem se compara :-) que saudades...
ResponderEliminarBjos doces
Imagens maravilhosas! Linda homenagem. Não consigo fazer crochet segurando a agulha assim. Creio que ela coloca a linha no pescoço para mantê-la bem esticada.
ResponderEliminarSó consigo fazer "tricot" com a lã no pescoço :D
Mostre sempre imagens de pessoas e coisas típicas de Portugal, tão bom "conhecer" o mundo através dos blogs como os teus.Parabéns. Bjinho.
Lan Succi - São Paulo/Brasil
Só havia visto fazer assim com tricot. É como faço.
ResponderEliminarNão dá muito certo pra mim segurar a agulha de crochet assim.
Linda homenagem, Margarida. Fotos maravilhosas.
Continue a mostrar a nós brasileiras/os como são os costumes além mar. Gosto muito de "conhecer o mundo" através de blogs como o teu. Parabéns e muito obrigada. Bjinho
Lan Succi, São Paulo-Brasil
Eu faço crochet com a mesma posição das mãos e sem a linha no pescoço... Mas fiquei curiosa de experimentar fazê-lo assim, bem como já experimentei fazer tricot sem a linha ao pescoço (da maneira americana como eu lhe chamo) ;)
ResponderEliminarRealmente achei interessante, mas não conheço ninguém que o faça igual. mas conheço quem faça tricô como quem faz crochê, é be interessante, já tentei, consegui, mas vou tricotando da maneira continental, mais rápido pra mim. Bjs Nina
ResponderEliminarJá tenho visto fazerem mas não sei fazer assim, aprendi a fazer como quase toda a gente faz e mudar os hábitos é dificil.
ResponderEliminarA minha mãe faz assim e fica sempre tudo tão perfeitinho! :)
ResponderEliminarMas tanto a mim como à minha irmã não nos ensinou assim! ;)
Beijinhos!
a minha mãe faz!!!! e acho que fica até mais bonito! eu faço ao dedo porque foi a vizinha que me ensinou...
ResponderEliminarEu faço crochet da mesma maneira. Foi a minha mãe que me ensinou.
ResponderEliminarLinda a sua homenagem a Sra. Dona Maria Antonia. Eu também faço crochet dessa maneira. Foi-me ensinado pela minha mãe.
ResponderEliminarParabéns pelo seu Pano p'ra mangas.