Surgiu há apenas uns meses e já é local de romaria. Estou a falar do mercado de frescos que ocupa o Largo do Carmo todas as semanas, mais precisamente ao Domingo de manhã. Ali não há frutos muito exóticos nem laranjas brilhantes - daquelas em que quase vemos o nosso reflexo, e os verdes podem não ter folhas perfeitas, mas são, de certeza muito mais saborosos do que os que se vendem nos supermercados. E porquê? Porque o que ali se vende é produzido nas terras aqui perto. O frade à fatia não vem embalado, a melancia é dada a provar aos fregueses e a hortelã não tem os pés todos so mesmo tamanho. São verduras e legumes genuínos - daqueles que têm cheiro e o sabor é muito mais apurado.
Hoje trouxe albricoques e beldroegas. E sabem que mais? Fiquei com vontade de lá montar a minha banca de curgetes, abóboras e ruibarbo - se este tivesse a decência de crescer!!!!
Pano p'ra Mangas
E uns caixotinhos daqueles pintadinhos, empoleirados uns nos outros a fazer uma bela estante??? :D
ResponderEliminarEstes mercados nunca deveriam ter acabado! Por aqui nem se vêem, o que é uma pena, pois tenho a certeza de que não faltariam vendedores nem compradores. :)
ResponderEliminarMargarida, assim que vi esta receita, lembrei-me de ti!! :)
ResponderEliminarhttp://homegrownswedes.com/Rhubarb-Squash