domingo, 2 de agosto de 2015

Como tirar manchas amarelas de roupa branca?


No Verão adoro vestir-me de branco: t-shirts, tops, vestidos... e entre as peças brancas que tenho, há duas ou três preferidas que acabo por usar mais. Resultado: excesso de uso + desodorizante + creme de corpo + protector solar significa que começam a ficar amareladas na zona das cavas/axilas o que as torna bastante inestéticas. A lavagem normal não resolve, por isso estive hoje a dar-lhes um "tratamento de choque" :-) que quero partilhar convosco, pois tenho a certeza que não sou a única a ter de enfrentar este problema.
Procurei na internet uma solução caseira para este problema, já que não me apeteceu ir ao supermercado comprar um dos muitos produtos que apregoam tirar manchas da roupa. Encontrei várias, mas tendo em conta o que tinha em casa eis que cheguei não a uma, mas a três fórmulas, que resolvi experimentar.

Fórmula número 1: bicarbonato de sódio + vinagre de vinho branco
Fórmula número 2: bicarbonato de sódio + água oxigenada
Fórmula número 3: bicarbonato de sódio + vinagre + água oxigenada (confesso que esta já foi da minha autoria, pois não tinha nada a perder...)
Com os ingredientes fiz três pastas diferentes, que depois apliquei. Quanto a quantidades, foi mesmo a "olhómetro", pois não me recordava das proporções.
Para a lavagem final: sabão azul e branco 

Coloquei tudo num alguidar e lá fui para o laboratório, isto é, o tanque! Lavar roupa à mão não é, de todo, a minha especialidade - recordo a primeira vez que o fiz foi em Erasmus e esfreguei tanto que fiz feridas nos nós dos dedos... - mas se tiver de ser, que seja!

Em cada uma das três peças de roupa apliquei uma fórmula diferente e acho que a terceira foi a que resultou melhor. Ficou a faltar pô-la a corar ao sol, mas como isto foi ao fim do dia já não havia sol forte para o fazer. 
Ainda não ficaram completamente brancas, mas penso que mais uma ou duas esfregas e ficam como novas.

Como é que fazem com as vossas peças brancas? Usam um produto de supermercado ou são adeptos das mezinhas caseiras?
Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

5 comentários:

  1. Sou fã do bicarbonato! Uso-o na roupa também e numa série de outras coisas lâ em casa.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Faço o meu próprio desororizante e seixei de ter esse (e muitos outros) problema.

    ResponderEliminar
  3. Boa dica, já partilhei com a minha mãe para de futuro aplicar, não tinha conhecimento de tal "Remédio", obrigado!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Excelente dica Margarida, obrigada! De facto o bicarbonato é milagroso. Uso-o para limpar o forno numa solução feita com bicarbonato e água (3 partes de água para 1 de bicarbonato), fica como novo. Sai tudo, é incrível! Nunca mais comprei "desengordurantes"... que comparados com o "Mr. B" não valem nada! boa semana, bjs

    ResponderEliminar
  5. Também sou fã do bicarbonato, faço desodorizante com ele, mas se a peça for de algodão, que suporta altas temperaturas (por exemplo lençóis, fronhas, toalhas de rosto,...) também uso perborato de sódio (parece açúcar), muito bem diluído na água (muita água) e sabão, e quando esta mistura estiver quase a ferver numa panela, meto a peça e desligo, mexendo um ou dois minutos para entranhar bem no algodão. Espero 1 ou 2 horas, dependendo do tipo de nódoa. Vou vendo e tiro a peça quando estiver bem. Tira (quase) todas as nódoas.

    Boas férias.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips