domingo, 27 de março de 2016

Pousadas de Portugal: Palácio de Estoi


"Estoi" ou "Estói"? A resposta não é consensual, nem mesmo nas placas toponómicas que nos levam até lá, pois em algumas lê-se de uma maneira e noutras de outra. Confesso que me causa urticária ouvir a pronúcia "ói", por isso, enquanto estiver no meu juizo perfeito será "Estoi", a não ser que me provem que estou MESMO errada.
Urticárias à parte... 
Em Estoi está um dos edifícios mais emblemáticos da nossa região, o qual alberga uma das Pousadas do Grupo Pestana, a Pousada do Palácio de Estoi. O início da sua construção data de meados do século XIX mas só em 1909 foi dada como terminada. Esteve muitos anos deitado ao abandono até que foi recuperado e transformado nesta unidade hoteleira. 
A primeira vez que lá fui deveria ter uns 6 ou 7 anos, e depois disso estive muito tempo sem lá ir. Regressei há uns anos para um casamento e desde então fui lá uma meia dúzia de vezes. Hoje, um pouco "perdida e sem saber bem o que fazer", aceitei a sugestão da minha irmã para lá irmos dar uma volta e tirar umas fotos. Fomos tarde e já não havia muita luz - para não falar no céu nublado e no friozinho que se fazia sentir... - ainda assim andámos pelos jardins a fotografar essencialmente o edifício e alguns detalhes.
Se estiverem pelo sul, ou quando cá vierem, visitem este espaço que é realmente bonito apesar de se notar que ainda requer muitos cuidados e alguma recuperação pois são visíveis os sinais do tempo, do desgaste e do vandalismo a que esteve sujeito durante décadas.

 
(Créditos: mana mai' nova) 

 
 (Créditos: mana mai´nova)


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

3 comentários:

  1. Não tinha conhecimento que o grupo Pestana tinha este imóvel.
    Está lindo,as fotos falam por si, fiquei fascinada, talvez o visite nos próximos meses.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bonito! Os intereiores, especialmente os frescos nos tetos e nas paredes são maravilhosos - não os fotografei pois havia hóspedes e não podia invadir-lhes a privadidade, isto para não falar do facto de eu não gostar de fotografar pessoas...
      Vale a pena uma visita, sim!
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Uau! Margarida, quanto mais vejo fotos tuas e de outras "amigas virtuais portuguesas", mais crescem meus sonhos de passar um longo tempo viajando pelo teu país, a admirar tantas belezas e riquezas culturais. Parabéns pelas fotos. Bjinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips