terça-feira, 19 de setembro de 2017

Review: Instax SQ10


A Instax SQ10 é a mais recente coqueluche da familia Instax da Fujifilm e veio juntar-se às já existentes com uma série de mais valias.  Há um mês que é a minha companheira de todos os dias: praia, piscina, concertos, ...até a levei a Lisboa. Agora tenho de me despedir dela - com muita pena 😭 - mas não o posso fazer sem antes vos falar um pouco desta miúda ("guerra de sexos" à parte, ok?).

Ontem fiz um directo no facebook (link aqui >) onde partilhei - sem guião - algumas das impressões com que fiquei desta camera. Antes de repetir, agora por escrito, a review há duas coisas que eu tenho de deixar claro:

1. Quer o video, quer este post transmitem a opinião de uma leiga em matéria de fotografia - especialmente máquinas fotográficas!
2. Não li qualquer review que tenha sido feita à Instax SQ10 para não me deixar influenciar por opiniões alheias.
3. Esta é a MINHA opinião e, obviamente, terei de aceitar quem não concordar com ela.

Agora, sim: vamos a ela!


DESIGN
A meu ver é irrepreensível! Além de bonita a olho nu - não a imaginaria de outra cor, por exemplo - tem todos os botões a distâncias muito acessíveis, sem que seja necessário fazer a esparregata com os dedos para conseguir manipular os comandos, o que quer dizer que tanto cabe numas mãos pequenas, como as minhas, como numas mãos grandes.
É evidente que não fiz testes de choque com ela, nem andei de reboleta ou a praticar desportos radicais, mas pareceu-me bastante robusta e resistente a pequenos impactos. Aproveitei o facto de caber, na perfeição, na caixa da Mini8 para aí a transportar e a proteger de qualquer dano.
A máquina vem equipada com duas straps: uma de pulso, que não cheguei a usar, e uma de colocar a tiracolo que, a meu ver é muito prática e garante que a máquina não fica esquecida, nem cai onde não é suposto.


INSTANTÂNEA ou DIGITAL?
As duas coisas! Não é o máximo? Daí ter a denominação de "híbrida". 
É possível tirar a foto e não imprimir - esta feature é, para mim, incrível, pois os cartuchos de película não são propriamente baratos e é bastante aborrecido imprimir uma foto que não esteja em condições.
A máquina tem uma memória interna com capacidade para 50 fotografias, contudo é possível inserir um mini SD que, conforme a sua capacidade assim é o número de imagens que pode guardar. 
Aqui tenho um ponto menos positivo a apontar: não é possível transferir as fotos da memória interna nem para o mini SD nem para qualquer outro aparelho (computador, telefone, tablet, e por aí) pois o cabo de alimentação que acompanha a camera serve apenas para carregar a bateria.

FLASH
Este foi outro aspecto que adorei nesta pequena grande camera: é possível fotografar sem flash!!!! 
Tem ainda outros modos de utilização desta luz artificial, mas que não experimentei, pois o que eu gosto mesmo é fotografias sem aquele tcha-nam de luz extra e mal distribuida...


IMPRESSÃO
Como já disse num ponto anterior, Instax SQ10 dá-nos a possibilidade de imprimir apenas as fotos que queremos, mas isto só acontece se estiver em modo "manual", pois se deslizarmos o botão para modo "automático", assim que disparamos, a fotografia é impressa. Aconteceu-me isto duas vezes - por engano tinha ligado o automático e lá se foram duas peliculas que eu nem fazia questão de imprimir...
O formato quadrado destas novas fotos também é um charme - ou talvez sejam os meus olhos que gostem de fotos quadradas... as medidas, as proporções - numa só palavra: perfeição!


EXPOSIÇÃO, FILTROS e EFEITOS ESPECIAIS
Viva o Instagram no papel!!!! Ahh, pois é - além de podermos mexer na exposição (antes ou depois de fotografar), podemos, ainda, aplicar filtros às imagens antes de as imprimir. E resulta? Oh se resulta! As cores da imagem no papel correspondem exactamente às cores que nos aparecem no pequeno ecrã.
Quanto aos efeitos especiais, refiro-me à dupla exposição. O que é isto? Numa mesma foto temos duas imagens sobrepostas. No vídeo eu falei disto e mostrei como ficava.


AVALIAÇÃO
Numa escala de 0 a 10 eu dou-lhe 8. E por que não 10? Porque eu sou forreta a dar notas e porque há dois aspectos que podem ser melhorados: em primeiro lugar, a questão da informação na memória interna poder ser passada para um cartão ou outro aparelho; e em segundo lugar, a máquina não perderia nada se o ecrã viesse munido de uma grelha para mais facilmente alinhar as fotografias - não há nada com que eu desatine mais do que uma linha do horizonte torta, nem que seja um milímetro!

Ahhh, e o preço? Não, não me esqueci do preço.
Antes de falar nele quero apenas lembrar-vos do seguinte: quanto custa uma consola de jogos? e um overboard? e, por vezes, um casaco que apenas vestimos meia dúzia de vezes? Têm isso anotado? Ainda bem, porque não quero ouvir "é cara", porque não é.
Preço da Instax SQ10 na FNAC - €289,99
Preço dos cartuchos de película (10 fotos) na FNAC - €10,99

Parece-me que cobri aqui os pontos principais, mas se tiverem questões poderão deixá-las nos comentários que eu responderei da melhor forma possível.

Por último, o meu MUITO OBRIGADA à Fujifilm por me ter emprestado esta pequena maravilha durante um mês e, especialmente, por ter confiado que eu não a destruiria e ainda faria umas fotos giras com ela 😁

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. Fiquei completamente esclarecida.
    Mas sendo assim nem mesmo com esse cartão que pode armazenar mais fotos, dá para passar fotos para o computador?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o cartão sim 😉 do cartão para o pc é possível guardar todas as fotos.

      Eliminar
  2. é possivél passar a foto do computador para a camera com o cartão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui... Já não me recordo, lamento. Eu só tive a máquina durante um certo período de tempo para a experimentar...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips