domingo, 28 de maio de 2017

Favourite places: Palácio da Pena

Tenho uma espécie de relação afectiva com Sintra, ou não fosse Os Maias um dos meus livros favoritos de sempre. A passagem pelo Lawrence´s ou o vislumbre de umas deliciosas queijadas despertam em mim memórias que só existem no meu imaginário literário. Estranho? Talvez, mas tenho a certeza que há mais pessoas como eu 😀


Há umas semanas estive lá. Não fui ao Lawrence´s, nem comi queijadas, mas andei por dois lugares que há muito tinha curiosidade em conhecer: o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira - que ficará para outro post.

O percurso até ao palácio não é pera doce! Há quem diga que as 365 curvas da N2 na Serra do Caldeirão são difícieis para estômagos sensíveis, mas o que eu vos digo é que a meia dúzia de quilómetros desde a vila não são melhores. Mas o que é aquilo? De certeza que serviram de inspiração a alguma montanha russa ou circuito de Fórmula 1.

Chegada lá acima não foi didícil recuperar do trajecto até porque a beleza que nos rodeia faz esquecer qualquer atribulação no percurso. É simplesmente deslumbrante! A verdade é que tive uma sorte tremenda com o tempo: nem uma nuvem no céu e a temperatura esteve bastante agradável. 

A sensação é a de que estamos num conto de fadas, onde há princesas, principes e fadas madrinhas que voam com uma varinha mágica na mão. 

Percorri o palácio e tal como aconteceu há uns anos quando visitei o Palácio Nacional de Sintra, nocentro da vila, a divisão que mais me fascinou foi a cozinha - nem sei se pela sua dimensão se pelo seu recheio: os tachos e cafeteiras de cobre, os alguidares de barro, todos os utensílios...

Perdi-me na paisagem, nas alturas, no estar perto nem sei bem do quê.
Perdi-me no silêncio, mesmo com com as centenas de pessoas que por lá andavam.
Até pelas curvas eu fiquei perdida...


Tinha lá ficado o dia todo, pois há tanto para ver...infelizmente não houve tempo, o que é um incentivo para lá regressar um dia destes.



Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

1 comentário:

  1. Bom dia Margarida
    Quando li os Maias achei que fazia todo o sentido visitar Sintra porque só ao ler parecia que estava lá. Por causa do livro fiz com a minha turma de 12º ano uma visita guiada e foi aí que o meu coração ficou em Sintra. Desde essa altura que me apaixonei pela terra.
    Volto lá muitas vezes só porque sim. Faz-me muito bem.
    Percebo perfeitamente o encantamento... É uma terra mágica.
    Beijinho
    Marta
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips