quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Meet the blogger Diane Gazeau @XuXudidi et plus encore

A Diane é daquelas pessoas que tem um sorriso tão contagiante que é impossível ficar-lhe indiferente. Conheço-a a sorrir e é assim que sempre a encontro - a propósito, Diane, tenho saudades daqueles bocadinhos de conversa sempre no Jardim da Estrela.
Das suas mãos saem trabalhos lindos e (per)feitos com tanta dedicação que tudo isto salta à vista. Há algum tempo trocou as Beiras pelo Alentejo, já a tocar o Algarve - numa zona de serra lindíssima com o Rio Guadiana mesmo ali ao lado e cegonhas pousadas em quase todos os postes de electricidade.


 Porquê o nome do blog e como surgiu?
A Catarina tinha a minha filha mais velha em cima dos joelhos, contando-lhe a história de um dragão. Vinha eu da horta, cruzei-me com elas e a Catarina disse-me:"...não é, chouchou Didi?". Importa explicar que chouchou significa entre outros, em francês, uma pessoa querida e Didi é o diminutivo do meu nome Diane.
Quando mais tarde surgiu a ideia dum blog, este foi criado porque se tratava do dia-a-dia duma mãe de familia com as suas 3 filhas numa aldeia da Beira Alta. Xuxudidi então, passou a fazer sentido. O título não é comercial, nem muito elegante mas carregado de sentimentos.

De tudo o que fazes para o blog qual é o teu artigo favorito?
A minha categoria preferida do blog é sem dúvida a que nomeei "Tradição". A tradição é o pilar da nossa identidade, diz tudo. Neste momento vivo no Alentejo e faço a minha aprendizagem na lã. "A tosquia do Sr. Francisco" faz sentido. O Sr. Francisco é o retrato de um homem que se recusa viver à custa de subsidios. Tem amor pelos seus animais. Animais que pastam o que ele semeia. Tosquia à mão, uma paragem no tempo, porque ele tem tempo! Isto, nos dias que correm é uma riqueza e um luxo se comparado com o frenesim das cidades, do consumismo, da alienação social. O pequeno vídeo que acompanha o post resume tudo o que de mais gosto: o silêncio do montado, a serenidade, a confiança entre a ovelha e o pastor, a tesoura que desliza pela lã, a musicalidade do instrumento, o ranger dos dentes, o grilo, o chocalho...


O que é que diferencia os teus crafts?
"Crafts" é uma palavra tão feia, emprestada...de certeza que deve haver uma palavra portuguesa que defina melhor o que faço. Mas para responder à pergunta diria que a matéria, a inspiração do momento tornam cada peça única. Não há duas iguais!

Quais as plataformas web onde divulgas o teu trabalho?
No meu blog, na página do Facebook e no Flickr.

Lês outros blogs? Enumera três que te sejam indispensáveis.
Não passo muito tempo ao computador. Tenho uma vida muito preenchida de maneira que não espaço para ler muitos blogs. Considero "A Ervilha Cor de Rosa" um blog de referência em Portugal, com o qual me identifico bastante. De resto, vejo blogs que nada têm a ver com o que faço aparentemente. Aprecio uma boa fotografia, umas palavras mordazes como no "400asas" e outras evasões com alguma poesia no "Aprons and birds"


Completa as frases:
a)  Quando era pequena queria ser uma "Chasseur d'Image". Filmar e fotografar os animais da selva.
b) Todos os dias quando penso que há pessoas que ficam em pijama todo o dia, pois bem, não há um em que não me vista...
c) Sorrio sempre que cumprimento pessoas no passeio. É inevitável!
d) Não vivo sem um bom livro.

Onde é que te vês daqui a cinco anos?
Não consigo fazer previsões a tão longo prazo. Penso na semana que vem, eventualmente no mês, mas nem daqui a um ano porque a vida é tão pouco previsível.
Não sei o que o dia de amanhã me reserva!





6 comentários:

  1. Há algumas pessoas que muito provavelmente não teria oportunidade de conhecer, se não existissem blogs e internet. A Diane é uma delas. Não a conheço pessoalmente, mas gosto muito dela ♥
    Obrigada por mais este bocadinho - não sabia de onde vinha o nome xuxudidi, mas imaginei que tivesse uma história por trás e bem bonita por sinal! :)

    ResponderEliminar
  2. Outro blog que não conhecia e passei a seguir!
    Gostei muito :)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia! Mas vou já tratar disso! Adorei o bocadinho que vi!!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito!

    Já espreitei o blog e também gostei!

    ResponderEliminar
  5. "Vi" a Diane pela primeira vez no Flickr. Desde logo gostei da sua simplicidade... até porque uma foto pode muito bem definir quem esta do outro lado de um computador. Ainda nas Beiras chegamos a combinar um encontro visto eu ter casa perto... mas esqueci-me de levar o portátil e fiquei sem ter oportunidade de ter tido os tais dois dedos de conversa. Gosto do blog porque mostra que as coisas que nos rodeiam têm poesia, os saberes têm história e tudo pode ser bonito mesmo que nem lhe demos a importância devida.

    ResponderEliminar
  6. Pois eu afirmo com toda a convicção qie a Diane é um amor de pessoa! E a sua família e amorosa! <3 Um beijinho grande*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips