(Scroll down for English)
Andava há tempos a querer tricotar um xaile - sim, um xaile daqueles como as nossas avós usavam pelas costas e que estão novamente na moda - mas ainda não tinha encontrado a lã perfeita para tal. Aqui em Faro não encontrava nada de jeito e, confesso, que nas lãs gosto de mexer para comprar, a não ser que já conheça o que estou a adquirir e me atreva a fazê-lo via internet. Eu sou como os espanhóis que vêem com as mãos!!!
Numa visita à Retrosaria apaixonei-me por este fio da Schoppel Wolle o qual tem num só novelo a quantidade perfeita para um trabalho destes - 400mt de fio. Depois foi só escolher o modelo adequado, e no Ravelry encontrei o "Dia de Sol" com isntruções em espanhol e em inglês. Achei-o lindo, mas mal sabia eu no que me estava a meter...Não é de todo difícil mas é completamente anti-social - a primeira frase que digo quando pego nele é "agora não falem comigo!" e mesmo assim estou cansada de desmanchar pois engano-me com alguma facilidade...
Tenho feito cerca de um terço do projecto, e apesar do desespero que às vezes me causa (é que além do que tenho que desmanchar, esta lã também não é fácil...) é gratificante vê-lo crescer e pensar "wow! fui eu que fiz! sou capaz!"
I've been dreaming of knitting a shawl for a while now but until very recently I hadn't found the perfect yarn to do it. In Faro I couldn't find anything that I liked and when it comes to yarns I like to touch and feel them before buying - that's why I didn't dare doing it online.
Before Christmas I went to Retrosaria, in Lisbon, and fell in love with this Schoppe Wolle yarn which sounded perfect because with one ball you can knit the shawl. Then I only had to choose the pattern from Ravelry - it is called "Dia de sol" and it's got English and Spanish instructions. I thought it was gorgeous and I decided to make it. Well, I didn't know what I was going into... it's not difficult, but it's completely anti-social - everytime I start knitting I shout "don't talk to me! eheheh Even so I'm always making mistakes...
It's still a long way to have it finished and despite the tears it has already caused me it's great to see it growing row by row... Now and then I stop, look at it and think to myself "wow! I made this! I CAN make it!!
Imprescindíveis neste processo têm sido as ponteiras de silicone para quando o trabalho está em descanso, especialmente agora que o número de malhas já extrapolou o tamanho das agulhas. Uma caneta, para ir riscando as voltas completas, uns clips para fazer marcações e uma agulha de crochet, além do esquema, como é óbvio, têm sido os meus auxiliares de campo :-)
Several little tools have been of great help for this project: silicone point protectors for the needles, a pen, some paper clips, a crochet hook and, of course, a printed pattern :-)
Pano p'ra Mangas
Cresce a olhos vistos e está muito giro. Eu ainda não me atrevo. Qualquer dia quem sabe. Continuação de bom trabalho! :)
ResponderEliminarExperimenta, Lígia! Vais ver que vais gostar :-)
EliminarEstes fios com Mohair são difíceis, porque têm muitos fiozinhos "invisíveis" que nós acabamos por ticotar sem dar por isso, e quando se precisa de desmanchar, por vezes nascem nós no trabalho. Não sei se sentes isso...
ResponderEliminarOs clips são uma alternativa na falta de marcadores :)
Está a ficar muito bonito, Margarida, vale o esforço!
Sofia, eu tive preguiça de ir buscar os meus marcadores e já que comecei com os clips...continuam os clips :-)
EliminarEstá um xaile lindíssimo !! Essas pontas em silicone são mesmo um must have para mim. Fiz um xaile para oferecer em que o bordo era em lace bastante trabalhado e passei exactamente pelo que contas, ninguém podia falar comigo enquanto tricotava pois enganava-me sempre e desmanchar 200 e tal malhas não é nada bonito de se fazer e nesse tipo de lã que usas então pior ainda... Eu apenas usei os marcadores de inicio porque depois acabei por me habituar sem os usar e sim também usei clips pois não tenho marcadores. Em Faro costumo ir a uma loja de lãs que fica ao lado da Papelaria Portugal, tem bastante variedade ainda que pouco vasta em lãs importadas. Ando a adiar fazer um xaile desse género para mim, tenho sempre outras coisas em mãos e o tempo não estica mais... Fico a acompanhar o crescimento do teu xaile ;o)
ResponderEliminarObrigada, Susana.
EliminarEu também costumo ir a essa loja... tem uma grande variedade, é verdade, mas se quisermos algo de muito boa qualidade, não há! :-( As Maçãs d'Amor têm algumas lãs também - já experimentaste?
Os clips são mais para marcar os enganos ou as malhas que caem... as repetições vou marcando no papel com bolinhas eheheh
Já ouvi falar das Maças d'Amor mas não faço ideia onde fica, fiquei com a ideia que perto da rua de santo António mas andei às voltas e nada... Boa táctica a tua a dos clips e bolinhas ;o)
EliminarFica à Pontinha, entre a Calzedonia e a farmácia. Onde antigamente era a Stefanel.
ResponderEliminarJá sei onde é ;o) Obrigada ;o)
EliminarJá sei onde é ;o) Obrigada.
ResponderEliminarMargarida, está lindíssimo! O resultado final compensará certamente o esforço e como já te disse... este xaile vai "dar muito que falar" quando o tiveres concluído!
ResponderEliminarEste é um projecto que está na minha lista, mas talvez para daqui a uns 3/4 anos, quando achar que tenho estaleca para o fazer!
Natércia, experimenta!!!! Vais ver que vais gostar :-) ele não é difícil, pois não há cá pontos torcidos nem esquisitos, é só mates e laçadas. Só é trabalhoso...
EliminarObrigada. Um beijinho e Bom Ano!
O xaile está lindo, lindo. Parabéns.
ResponderEliminar