sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Aprender a olhar para o lado feliz da vida


Há uns anos ouvi uma história, que ja contei, e que sempre me ficou na cabeça. Volta e meia vem-me à memória e nas últimas semanas tem andado por aqui como alguém num baloiço que vai e vem sem nunca cair. Para quem não a leu na altura, ei-la: 

"Era uma vez uma família que ficou desalojada mas com a ajuda de toda a comunidade conseguiu, com muito trabalho, muito esforço e muita vontade reconstruir a sua casa: paredes, tectos, portas - tudo novo! No final, orgulhoso da obra realizada,o patriarca agradeceu à comunidade e convidou algumas pessoas para apreciarem aquela obra fruto de tanto suor. Uma dessas pessoas percorreu a casa em silêncio, observando com atenção todos os detalhes. De repente, apontou para uma parede branca e imaculada e afirmou: "Está ali uma racha!""

Na altura em que contei aqui a história relacionei-a apenas com o acto de observarmos os demais, mas também ela serve como um acto de introspecção. Quantas vezes nos apontamos defeitos, falhas e quedas sem sermos capazes de apreciarmos todas as outras coisas que conseguimos construir? Não consegui saltar o muro, mas fui capaz de o contornar!  Falhei aqui ou ali, mas... quantas vezes fui bem sucedida? Às vezes parece mais fácil deitarmo-nos abaixo do que nos felicitarmos e agradecermos  pelas pequenas conquistas. E para quê? O que é que conseguimos atingir com isso? A resposta é só uma: NADA QUE NOS BENEFICIE! Por isso, vamos lá aprender a olhar para o lado feliz da vida, sim?

Pano p'ra Mangas

4 comentários:

  1. Gostei da analogia, da tua linha de pensamento, a mais correta e certa, embora hajam sempre pequenos desvios, ainda não somos perfeitos... :)

    ResponderEliminar
  2. Eu tento, e quanto mais tento mais consigo ver o "bright side of life". Mas ainda me sinto num processo evolutivo, se calhar é um processo que nunca irá ficar concluido...

    ResponderEliminar
  3. Não custa muito, é mesmo uma questão de postura e disciplina. E quanto mais o fizermos, mais estimulamos os outros a fazerem o mesmo.
    Let's be positive!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips