terça-feira, 3 de novembro de 2015

Chips de batata doce


Outono é sinónimo de batata doce: assada, cozida, aos cubinhos no cozido de grão... e só não é frita, porque cá em casa não comemos fritos - e também porque não conseguimos igualar as batatas fritas doces que a avó fazia. Nós chamávamos-lhes "almofadinhas", pois ela, com a sua paciência infinita e munida de uma colher cobria cada rodela de batata com óleo a ferver de modo a que a mesma soltasse uma película e formasse uma bolha. No final, polvilhávamo-las com canela e faziam as nossas delícias à sobremesa ou a acompanhar quer carne, quer peixe grelhado (dito assim parece estranho, mas com carapaus grelhados era uma delícia...)
No fim de semana resolvi experimentar uns chips de bata doce, mas em vez de fritar, fiz no forno. Descasquei uma batata grande, cortei em rodelas finas as quais foram ao forno em três doses (forno a 180º durante 20 minutos: 10 de um lado e 10 de outro). Forrei uma forma com papel de alumínio e peincelei com um pouco de azeite para não agarrar. No fim, polvilhei com canela.
Valeu pela experiência, mas haja paciência. Levei quase duas horas a fazer UMA batata que depois desapareceu numa questão de minutos... é mesmo bom, mas dá muito trabalho para se comer tão depressa :-) Se vou repetir? Claro que sim! Ou não fosse a culinária a minha veia masoquista :-) 

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. Vou experimentar para ver se desta vez consigo melhores resultados que da primeira :)
    Em miúda também comia muitas vezes fritas com canela e açucar amarelo!!

    ResponderEliminar
  2. olá Margarida. Já experimentei no forno, mas desde que adquiri um recipiente do genero deste: http://bazardalua.divitae.com.br/produto-36262-kit-para-batata-microondas no pingo doce, em +- 4 minutos tenho umas boas batatinhas estaladiças, em termos de sabor, talvez seja diferente, mas é uma questão de experimentar.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Fritas já comi, com canela e um pouco de açúcar, mas no forno nunca fiz nem sabia que se podia fazer, achava sempre que ficava muito seco, vou experimentar a dica...obrigada!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, desculpe se vou parecer arrogante, mas desde sempre que se usou em África a batata doce para fritar. Fritamos em palitos e depois de escorrida, dividimos para o doce e salgado. Para o doce, deitamos canela e açúcar, para as salgadas, como se faz para a batata normal. Fritamos em azeite. M. Lopes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips