domingo, 13 de março de 2016

Book review: The social book

Quando há mais de 10 anos criei - aliás, "criámos": eu e a minha irmã - o Pano pra Mangas nada nem ninguém adivinhava que houvesse uma evolução tão rápida nos meios de comunicação online. Lembro-me vagamente da existência do Mirc e mais tarde do Hi5 e só depois surgiu o Facebook, o Twitter, o Pinterest, e mais não sei quantas redes que, confesso, nem lhes sei o nome. Eu, curiosa como sou, e motivada pelo PpM acabei por dedicar mais atenção a duas ou três, em detrimento de outras que não me fazem tanto sentido no âmbito do blog. Na altura nem sabia o quão útil a minha curiosidade se iria tornar...


Eu "ainda sou do tempo" em que os blogs eram criados e escritos por pessoas - não é que agora não o sejam, mas o número de blogs que tem por trás uma verdadeira máquina de trabalho e equipas de mais de uma dezena de pessoas tem vindo a crescer exponencialmente - em que não geravam dinheiro, em que não serviam de veículo às marcas... Isto é como quem diz "sou da velha guarda" e só não considero o PpM um dinossauro porque esses há muito que estão extintos. Na altura não se ouvia falar em marketing digital ou em profissões como community manager e as coisas íam surgindo um pouco por acaso, tal como dizem os ingleses: "go with the flow". Agora não! É preciso ser um pouco dessa "máquina de trabalho", ainda que a mesma tenha apenas duas mãos - as minhas!

Por tudo isto faço o que posso para me manter actualizada, gosto de estar atenta ao que se passa "na rede" e às mudanças que vai sofrendo - e que já foram tantas, desde que iniciei a página do FB... - como tal tento apanhar o que consigo, quer online, quer nas livrarias.

Há umas semanas comprei o livro The social book: Tudo o que precisa saber sobre o Facebook, de Virgínia Coutinho e comecei a lê-lo de imediato e tendo terminado a leitura há pouco. Só não acabei antes porque não foi só ler: a leitura passa por todo um processo de sublinhar, anotar nas margens, colocar marcas...e isso leva tempo.

 ("Uma marca já não é o que dizemos aos consumidores que somos, mas sim o que os consumidores dizem uns aos outros o que é a marca" Scott Cook)

A minha opinião? Recomendo vivamente. (se vos basta saber isto, não precisam ler o resto do post, agora se quiserem saber mais detalhes...deixo à vossa consideração).

Este é um livro de muito fácil leitura e acessível a qualquer pessoa que se interesse minimamente pelo assunto, está muito bem organizado - por temas e subtemas, com dicas e alguns case studies -, tem imensas indicações de links que podemos usar - que vão desde a edição de imagem à criação de anúncios - e está bem escrito (se não me falha a memória, não encontrei lá uma única vez a abominável redundância "há X tempo atrás" - o que é raro nos dias que correm e temo que dentro de pouco tempo faça parte do que é correcto dizer e escrever).

 (Exemplo de modelo de um orçamento)

Há conceitos que são explicados em detalhe sem que se tornem aborrecidos e, na companhia de um computador ou um dispositivo móvel é possível ir fazendo experiências à medida que se vai lendo - por exemplo, eu criei no fb uma página "fantasma" para ir fazendo testes ao que ía lendo sem correr o risco de destruir a do Pano p'ra Mangas.

Outro ponto a favor é o facto de, ao longo do livro, a autora alertar para as constantes mudanças no fb as quais são actualizadas - e pode ser consultadas - no seu blog ou na página do fb.

 ("Uma boa gestão pressupõe a aquisição de imagens ou a sua produção pela agência")
 
Encontrei, apenas um ponto desfavorável: as ofertas anunciadas na capa do livro (e que têm a ver com ferramentas abordadas ao longo do mesmo) já não se encontram válidas, pois a edição é de 2014 e expiraram em 31 de Dezembro de 2015, o que significa que quem o compra agora já não poderá usufruir das mesmas - a não ser que haja um "second plan" para estes compradores e que eu não saiba (admito que também não contactei a autora para esclarecer este assunto)  

Apesar deste "senão" considero que é um óptimo investimento para quem gosta ou trabalha nesta área. O saber não ocupa lugar e por muito que saibamos há sempre algo a aprender.

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

2 comentários:

  1. Já fiz um curso de Facebook Ads com a Virgini Coutinho e aconselho vivamente. Lá está, tal como tu, só depois comprei o livro e as ofertas ficaram no tinteiro, pois o prazo já tinha passado.
    Mas tirando isso, aconselho vivamente, assim como aconselho a fazerem um curso de Facebook Ads com ela. Não quer dizer que vamos a correr investir em anúncios na nossa página mas pelo menos percebemos como é que as coisas funcionam e que, afinal, o Facebook não vive de ar e vento (podemos discutir que é justo ou não, mas essa é outra história). Moral da história: ainda não li o meu livro, porque ando com outros tantos para acabar. Mas sim, estar pelo menos de olhos abertos para este "happening" que se chama Marketing Digital é imperativo. Afinal, descobri que gostava disto numa formação que fiz sobre o assunto ligada à procura de emprego, mas também rapidamente me apercebi que é a profissão da moda.
    Anyway, ando para aqui a cozinhar umas coisas relacionadas com isso, quero lá saber de modas. E fiquei ainda com mais vontade de pegar no livro!

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida, antes de mais obrigada pela review. Quanto às ofertas, irei falar com os parceiros e tentar que ainda as possas usufruir. O que te parece? Envie-me o teu email pfv:) (o mesmo de aplica à Anã) beijinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips