domingo, 15 de abril de 2018

A importância de ter um hobby

Encontra um hobby que te faça feliz e nunca mais sofrerás de tédio.

Desde miúdas - e incluo aqui a minha irmã - sempre fomos habituadas e incentivadas a fazer trabalhos de mãos: tricot, crochet e até costura (se bem que esta só ganhou expressão enquanto adultas); desenho (mais a minha irmã, pois eu nnão tinha o mínimo jeito para a coisa), expressão plástica, ... sei lá, acho que não consigo enumerar tudo aqui. 

A minha mãe tinha, e tem, um talento muito especial em nos por a fazer estas coisas. Ela nunca nos obrigou -nunca!- e o certo é que bastava vê-la pegar em materiais para concretizar algo e lá estávamos nós coladas a ela também a fazer.

Eu costumo dizer que o meu atelier é o meu HAPPY PLACE porque ali não entra tristeza e as horas passam de uma forma que nem dou por elas. É ali que desenho, que pinto, que costuro, ... É por isto que não era capaz de fazer destes meus hobbies uma profissão.

E porque é tão importante ter um hobby?

- É relaxante e alivia-nos o pensamento das coisas menos boas do dia a dia
- É motivador, pois queremos fazer sempre mais e melhor
- Estimula a criatividade - alguém duvida disso?
- Mantém a mente activa, o que, segundo alguns estudos, ajuda a prevenir doenças como o alzheimer
- Contribui para a recuperação de outras doenças, como a depressão
- É introspectivo e ajuda a pensar com clareza, leveza e a por os pensamentos no devido lugar

Tantos outros...

Sim, é bom passar uma tarde no sofá a descansar, mas não será muito mais agradável dedicarmo-nos a algo que gostamos? Acreditem que no final, a sensação de bem estar é única?

Hoje passei a tarde a terminar uma boneca que comecei na semana passada. Entrei no atelier às 14:30 e saí de lá às 20:30. Foram horas, de seguida, em que nem me lembrei de comer ou ir à casa de banho.

Esta deve ter sido a última tarde de domingo livre dos próximos dois meses, por isso seviu também para me preparar pricologicamente para os tempos que se avizinham.

E os vossos hobbies, quais são? Posso saber?

Pano p'ra Mangas

3 comentários:

  1. Ficou linda, sua boneca. É muito bom fazer artesanato. Eu digo que cura a alma. As horas passam e a gente não vê mesmo.Beijos

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo, á noite antes de me deitar gosto de fazer algo primeiro, seja linhas, seja tecidos...A boneca é linda.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips