quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Receita fácil de Pão de Cardamomo

Chegam-me, invariavelmente, com o estômago colado às costas depois de um dia de aulas. Muitos não dizem nada, por vergonha da "professora" mas eu, que já tive a idade deles conheço-lhes o olhar e o enfado - isto quando não é o roncar do estômago vazio que denuncia a situação.

Não comem, muitas vezes, por preguiça ou porque não têm tempo. Sim, esta geração de miúdos,assim que chega a época escolar mal tem tempo para respirar, ou até dormir: futebol, natação, ballet, guitarra, escuteiros, explicação de isto, explicação daquilo e ainda explicação de outra coisa qualquer. Pelo meio, as consultas rotineiras no dentista para apertar aparelhos,... Enfim. Uma canseira!

Assim, volta na volta, chegam aqui e têm à espera deles um pouco de conforto, pelo menos até à hora de jantar. Assim que entram vejo-lhes as narinas a dilatar com o cheirinho bom que enche a casa.

Normalmente faço bolos simples: de laranja, de canela, de iogurte, de limão ou de chocolate. Bolos simples, fofos e com sabor. O típico "bolo de lanche" que vai bem a qualquer hora. É um mimo que eu gosto de fazer e todos eles comem com gosto. E trabalham melhor, até! Na verdade, faço apenas, aquilo que (acho que) faria com os meus filhos - que não tenho.
E por tudo isto, hoje foi dia de bolo! Mas não um bolo qualquer, nem um dos habituais. Hoje fiz um pão de cardamomo!

Tinha em casa umas sementes de cardamomo, mas nunca lhes tinha dado uso e depois de, no fim-de-semana, me ter deliciado com um Cardaamom Bun do Copenhagen Cafe Lab, decidi dar-lhes uso, pois o sabor e o cheirinho são qualquer coisa de delicioso.

Procurei algumas receitas, preparei a Bimby, fiz um mix & match e daí surgiu esta:

2 chávenas de chá de leite
1 1/2 chávena de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de manteiga
2 pacotinhos de fermento para pão (tipo Fermipan)
6 chávenas de chá de farinha sem fermento
1 pitada de sal
2 colheres de chá de cardamomo moído
1 ovo

Para finalizar:
1 ovo
leite qb
açúcar qb para colocar por cima (facultativo)

Modo de fazer:

Colocar o leite e o açúcar no copo da Bimby e programar 5mn/37º/vel.1 até o açúcar diluir. Ao fim de 2 minutos, aproximadamente, deitar pela tampa a manteiga e deixar que a mesma derreta. Ao fim dos 5 minutos, desligar a Bimby, juntar o fermento, mexer um pouco e deixar actuar.

Assim que surgirem pequenas bolhas à superfície, juntar uma chávena de farinha, o cardamomo e o ovo. Programar 10seg/vel6. Juntar a restante farinha e programar 2,5min/vel. Espiga.

No final, deixar a massa descansar até dobrar o volume. Dividir a massa em 6 partes e com cada uma delas fazer um rolo. Com os 6 rolos, fazer duas tranças.

Numa taça misturar o ovo com a o leite e pincelar as tranças com esta mistura. Por cima, colocar um pouco de açúcar (facultativo).

Levar ao forno  a 180º até ficar dourado por cima, durance ceca de 30 miutos.

Deixar arrefecer - ou não!!! - e servir como se fosse um bolo.


Pano p'ra Mangas

1 comentário:

  1. Não tenho Bimby, mas este pão tem muito bom ar! Já ia um bocadinho....

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips