segunda-feira, 5 de março de 2018

Aveia de forno

Se por um lado me ando a portar bem e a esforçar-me para melhorar a minha condição física, por outro há dias que só me apetece comer como se não houvesse amanhã. Seria óptimo se me apetecessem coisas verdes, por exemplo, mas o pior é que só tenho desejos de porcarias, desejos esses aos quais ando a ceder vezes demais...

Ponto final! A partir de hoje não há desejo que não seja saciado com um copo de água, uma chávena de chá ou meia dúzia de tronquinhos de couve flor... Quer dizer...nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Mas vai ser mais ou menos isto.

E porque há uma margem para o mais ou menos, hoje fiz uma coisa deliciosa para os pequenos-almoços dos próximos dias: Aveia de Forno.

Entre duas receitas que me deram ontem pelo Instagram, tirei um bocadinho de uma e de outra e fiz a minha própria, sem qualquer gordura ou doce adicional além do que é próprio dos ingredientes usados. A receita? Aqui está ela:

120g de flocos de aveia
35g de nozes picadas
1c de chá de canela
1 c de chá de cacau cru em pó
1c de chá de fermento
1 pitada de sal
2 maçãs reinetas
1c de chá de sumo de limão
50g de mirtilos
1 ovo
200 ml de leite

Numa taça mistura-se os ingredientes secos (aveia, nozes, canela, cacau, fermento e sal) e reserva-se. Na Bimby coloca-se (4seg. Vel 4) a maçã e o sumo de limão e tritura-se. Junta-se o leite e o ovo e bate-se tudo até ficar mais ou menos homogéneo (6seg. Vel 6). Coloca-se tudo num tabuleiro ou pirex previamente forrado com vegetal. Decora-se com rodelas de maçã e mirtilos. Leva-se ao forno durante 25 minutos a 180 graus.


Obrigada Patrícia, Sónia e Titá pelas dicas.

5 comentários:

  1. Isso deve ser dos deuses, vou provar ;) grata por compartilhar.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa, acho que vou levar a dica.
    Bj e obrigada por partilhares estas novidades.

    ResponderEliminar
  3. Que delícia isso, fiquei morrendo de vontade de experimentar!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips