quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Meet the blogger Marta Ramos aka Costureira de Palavras

Conheci a Marta há uns meses através do portal Zankyou onde ela desempenha o papel de editora em Portugal, mas só mais tarde me dei conta desta sua faceta de escritora - será que lhe posso assim chamar, Marta? Mas o melhor é dar-lhe voz para que fiquemos a saber melhor o que é isto de ser Costureira de Palavras.



Porquê o nome do blog e como é que surgiu?
A ideia da costureira de palavras é oferecer o serviço de escrita por medida. A analogia com o trabalho de uma costureira resulta bem, é uma forma simples de fazer passar a mensagem. Por outro lado, assim sempre parece que faço alguma coisa, sempre tive uma certa inveja das pessoas como tu, que fazem coisas que se vêm e que toda a gente aprecia.
De tudo o que fazes/escreves para o blog qual é o teu artigo favorito?
Em termos de textos para o blogue, o meu preferido até agora é capaz de ser um chamado 'O meu avô tinha uma papelaria', é muito verdadeiro. Mas a iniciativa Natal Postal, que nasceu de um post teu no facebook (parece que vou falar em ti em todas as respostas), foi, sem dúvida, muito saborosa. A repetir, seguramente. Depois há os trabalhos que me são encomendados, cuja natureza pessoal me impede de partilhar - mas posso referir um texto que escrevi para um 30º aniversário de casamento, uma doçura.
 O que é que te diferencia?
Olha, por um lado, a natureza dos serviços que ofereço. É muito invulgar, a primeira reacção das pessoas costuma ser de espanto - seguida do reconhecimento de que precisam de uma ajuda específica no campo da escrita mas nunca lhes tinha ocorrido que existisse uma 'costureira de palavras'. Por outro lado, o facto de que a escrita, para mim, é um fim em si mesmo, não é um meio para transmitir nada de premeditado. Eu escrevo porque tenho que escrever (costumo dizer que escrevo para pensar melhor).
Quais as plataformas web onde divulgas o teu trabalho?
Os blogues e o facebook, sobretudo, embora também esteja presente no twitter, no pinterest e no google+. Mas tenho o desejo (já não tão) secreto de ter uma loja Etsy. Ando a estudar a melhor forma, provavelmente passará pela criação de produtos em parceria com designers, etc.
Lês outros blogs? Enumera três que te sejam indispensáveis.
Leio muitos blogues, há já muito tempo. Tenho uma conta enorme no Bloglovin', só não tenho tempo para ler todos... Mas os meus dias não são os mesmos sem:

. Brainpickings (uma fonte inesgotável de conhecimento)

. Linguagista (pôr os pontos nos ii da língua portuguesa)

. Senhoras da nossa idade/ (um blogue que é 1/4 meu e 3/4 de 3 Senhoras fabulosas, as minhas bloggers preferidas)



Completa as frases:
a)      Quando era pequena queria ser...  pelo menos três coisas diferentes, todas relacionadas com a escrita
b)      Todos os dias ... tenho ideias novas
c)       Sorrio sempre que ... o meu filho pede para 'icrever à máquiua'
d)      Não vivo sem... café
  
 Onde é que te vês daqui a cinco anos?
Há uns tempos  não te saberia responder, mas a proximidade dos 40 trouxe-me alguma estabilidade. Seguramente, a escrever, muito, ficção e não ficção; a empurrar a minha better half para a escrita, já que a actividade profissional dele é muito intensa, mas a escrita está-lhe no sangue; a acompanhar o meu filho, que terá então oito anos, nas suas escolhas, descobertas, aprendizagens; e sempre, sempre, a aprender.

5 comentários:

  1. Que bom conhecer um pouco mais da autora de um blog que comecei a seguir há uns dias! ehehehehe

    Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  2. O trabalho da Marta é mágico, apena ao coração, aos sentidos... á alma... o trabalho da Marta é mágico e isso chega-me!! ... e sim, sei do que falo!!!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei aqui deliciada com a simplicidade das palavras, mas a riqueza das mensagens.
    Obrigada ela partilha, Margarida.
    Marta, vou-te espreitar para não perder pitada!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Margarida, e obrigada Solange, Sofia e Sofia! :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei conhecer esse trabalho tão único e especial!
    Rosa
    http://lepaquet.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips