quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os meus livros favoritos de sempre


Nestes quase 40 anos que levo em cima já passaram pelas minhas mãos e pelos meus olhos umas boas dezenas - para não dizer centenas de livros. Lembro-me de em míuda ter estado um período internada no hospital e como não podia sequer sair do quarto entretia-me a ler. Fiquei conhecida como a "papa livros" - devo ter lido as diversas colecções da verbo que ainda hoje habitam lá em casa. Mais tarde li e reli os livros da Carlota e algumas das colecções da Enyd Blyton: sentada num sofá forrado de verde que havia na cozinha em casa dos meus avós, passava horas a rir e a delirar com aquelas aventuras, ao ponto de a minha avó se zangar comigo porque lia demais. Já na universidade e por causa do volume de obras que era obrigada a ler, confesso que perdi um pouco o gosto pela leitura e pouco li além do que estava estipulado nos diversos programas de línguas e nas diversas literaturas. Depois ganhei novamente o fôlego e nunca mais parei.
Associo cada livro a momentos específicos da minha vida, a emoções e a mudanças. Neste Dia Mundial do Livro parei um pouco para pensar e resolvi fazer o meu TOP 5. Querem saber qual é?

1- Os Maias, de Eça de Quirós
2 - O Mistério do Jogo das Paciências, de Jostein Gaarder
3 - A colecção completa do Colégio das Quatro Torres, de Enyd Blyton
4 -Viagens na minha terra, de Almeida Garrett
5 - Os Pilares da Terra, de Ken Follet

Podia continuar... ai se podia! Mas aí em vez de um Top 5, teria um Top 100!!!
Também tenho algumas manias no que respeita a livros:
Não empresto nem peço emprestado, salvo raríssimas excepções
Não uso um marcador ... normalmente qualquer talão de supermercado ou multibanco acompanha-me até ao final da leitura
Leio sempre com um lápis na mão - fiquei com esta mania dos tempos do secundário...

E quem por aqui passa? Tem um Top? Tem algumas manias que queira partilhar? Tenho a certeza que há por aí umas coisas giras :-)


Os livros da imagem acima, encontrei-os há dias junto de uma lixeira... Não resisti e trouxe-os para casa!
Na imagem abaixo alguns dos livros mais recentes e também alguns de que não me orgulho muito, mas que fizeram parte da minha vida...


Pano p'ra Mangas

14 comentários:

  1. Por aqui festejamos com a aquisição de 4 novos livros....quer dizer...5...já comprei mais um...
    Que vício!
    Livros que marcaram foram vários: "Memórias da Minhas Putas Tristes", "Os Maias", "Inferno", "Equador", "Pilares da Terra", "A Rapariga das Nove Perucas", "A Paixão de Maria Madalena"....
    Neste momento estou a ler "Tieta do Agreste", o maridão "O Estilete assassino" e o filhote "Olho por Olho".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bemmm como me fui esquecer de GGM? 100 anos de Solidão bateu qualquer um dos outros :-)

      Eliminar
  2. Já não leio à bastante tempo, com o nascimento dos filhos perdi um pouco esse hábito e quando lia era para eles e com eles. Sempre gostei de ler e alguns dos livros que gostei foram "Os Maias", "O Diário de Anne Frank", "A selva", "Os Filhos da Droga", "Os cinco", "Estorvo", "Brida" e muitos outros. Custava-me também emprestar alguns livros, pois alguns não eram devolvidos. A ver se o bichinho da leitura, volta, já tenho saudades.

    ResponderEliminar
  3. Olá, também adoro ler, agora em minhas mãos está o livro "Filomena", emoção do começo...ao agora final. Maravilhoso, é uma história veridica inglesa. Sou também uma ratinha de biblioteca,vou alternando os temas, pois os mais técnicos, tenho dificuldade de concentração e continuidade, mas persisto, pois sei que são muito bons!
    bjs Nina

    ResponderEliminar
  4. Sempre li muito. Lembro-me de ter livros desde pequenina. De quando ainda só via os bonecos da Anita. De andar sempre com uns pequeninos da coleção Formiguinha. Lembro-me em criança dos meus pais encomendarem os livros através do Círculo dos Leitores. Adorava até a revista deles, ficar a folhear e a ler os resumos de TODOS os livros que eles tinham. Lá por casa existiam aqueles autores mais tradicionais (Eça, Camilo...) mas também alguns contemporâneos, Mas claro que os livros dos meus pais que eu gostava eram as enciclopédias. E entretanto lá chegavam os da Condensa de Ségur (que francamente não eram os meus preferidos) e outros que não se encontravam nas livrarias e que eu adore ler. A somar a isso, crescia a minha coleção dos livros da Enyd Blyton: os Cinco, Os Sete, Colecção Mistério... a par de Banda Desenhada que desde cedo passou dos tradicionais infantis aos mais clássicos Tintin , Asterix, e por aí fora. Hoje em dia tenho fases, Tenho épocas em que leio mais, outras em que leio menos, talvez porque quado começo um livro não consigo parar e nem sempre o tempo e a disponibilidade ajudam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh que giro, os livros da Condessa de Segur. Também os tenho :-) da colecção Azul.

      Eliminar
  5. Não sei se consigo eleger um top 5... gostei de tantos!

    Mas seria algo como isto
    - Crónica duma morte anunciada - GGM (li numa hora!)
    - Em nome da Terra (Vírgílio Ferreira)
    - A sombra do Vento - Carlos Ruiz Záfon
    - A cidade e as serras - Eça de Queiroz
    - O Retrato de Dorian Grey - Oscar Wilde

    e só mais estes dois:
    - Principezinho - ASE
    - O Alquimista - Paulo Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas! Como é que fui esquecer A Cidade e as Serras? É também um dos meus preferidos de sempre!

      Eliminar
  6. É difícil um top5!
    - A Sombra do vento, do Carlos Ruiz Zafon
    - Chocolate, da Joanne Harris
    - Expiação, do Ian McEwan
    - No meu peito não cabem pássaros, do Nuno Camarneiro
    - Kitchen Diaries II, do Nigel Slater
    - What Katie Ate, de Katie Quinn Davies
    (tinha de por alguns de culinária hehe)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Temos os gostos literários idênticos :) :)
    Também não gosto de emprestar livros, só empresto à minha Mãe :) :) Já fiquei sem alguns e isso deixou-me possessiva com os livros!!!
    Não consigo eleger um Top 5, porque cada fase é uma fase... mas como tenho filhos pequeninos vou aqui partilhar o que me marcou na infância e pré-adolescência : Anita, Os cinco, Patrícia, As Gémeas, O colégio das quatro torres (basicamente todos as coleções que Enyd Blyton escreveu), As histórias do Avozinho, os Almanaques da Disney, A Biblioteca do Escuteiro-mirim, a Bíblia ilustrada, etc... etc... Não me alongo mais porque este post não é meu :) :)!! Saudades deste tempo... Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Margarida desculpa mas lembrei-me da Família Inglesa que também adorei de Júlio Dinis, As Farpas de Ramalho Ortigão, O Romance da Raposa de Aquilino Ribeiro, Os Bichos de Miguel Torga, Praticamente todos do Eça, Amor de Perdição de Castelo Branco, eu sei lá... são tantos!!! :) Estes li na Adolescência :D Sempre Adorei ler, tenho imensos livros... e na "parvalheira" da adolescência vendi tudo!! Agora vou comprando os "antigos" para o Rodrigo ler :D Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Oooohhhh!!! Estaria aqui o resto do dia a falar de livros... e sim, a Enid Blyton, as Carlotas, as Patricias, passou tudo pela minha mão. A Condessa de Ségur escrito em português antigo que eram da minha avó e neste momento muito chic lit - de preferência inglês de Inglaterra e sempre lido no original. Ah sim! E a Jane Green também vive nas minhas estantes!!
    Acho piada porque de tanto ler, neste momento não consigo pegar em coisas sérias... daí o chic lit, coisas que não me dêem muito que pensar. Longe vão os tempos do Milan Kundera, da Isabel Allende. Pode ser que um dia lhes volte a pegar!

    ResponderEliminar
  10. A Menina Aguaceiro... a minha mãe tinha-os todos e li-os e reli-os 3 ou 4 vezes! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips