domingo, 10 de maio de 2015

Macramé circular


Nem sei bem por que é que me meti nisto... Talvez tenha a ver com este bichinho dentro de mim, sempre ávido de experimentar coisas "novas" e por as mãos a fazer o que nunca fizeram. Sim, deve ter sido isto que me levou a experimentar a fazer macramé.
Se abrirmos revistas dos anos 70  - e provavelmente anteriores - elas estão repletas de projectos  de macramé que vão desde franjas em toalhas de linho, a suportes para vasos, paineis de parede...uma parafernália de coisas que estão novamente na moda e que enchem blogs, quadros no Pinterest e por aí fora.
Nunca tinha feito nada nesta técnica (as pulseiras da amizade não contam, e dessas devo ter feito dezenas em miúda)- e não me lembro de ninguém cá em casa alguma vez o ter feito - e como não faço por menos, achei logo à partida que conseguiria fazer algo circular, à laia de espanta espíritos... Vasculhei o Pinterest, onde encontrei muitas coisas, mas nenhuma cumpria os meus requesitos (quaisquer que eles fossem!!!)  por me parecerem ou demasiado difíceis ou demasiado fáceis. Resolvi então passar ao Youtube e procurar alguns tutoriais de nós - encontrei e comecei a colocá-los em prática. Por esta altura já tinha desistido de fazer macramé circular e acabei por dar uma forma quadrada ao aro que tinha feito em arame.
Primeiro mini-projecto de macramé terminado. Segundo mini-projecto em mente. Afinal é um "admirável mundo novo" e que eu ainda não descobri. Para este pequeno painel apanhei uns galhos de nogueira, escolhi um e usei-o como base. Desmanchei-o tantas vezes que o fio chegou a ficar enrolado, mas lá o terminei. Entretanto, ainda não completamente (con)vencida continuei na meca do tal projecto circular...

Não encontrei tutoriais para macramé circular, por isso tive de improvisar: uma argola central (achei que seria mais óbvio começar do centro) e fios de forma a que o total fosse múltiplo de quatro (esta lógica não consigo explicar, mas sei que deve haver alguma). Um ponto simples seria a solução e foi o que fiz. Com a ajuda de um alguidar fiz o aro de fora também em arame e quando o trabalho atingiu o tamanho desse segundo circulo comecei a "rematar" o macramé. Ao longe não parece, mas está cheio de defeitos para uns olhos rigorosos e exigentes como os meus, no entanto está próximo do que idealizei.
Se tiverem curiosidade sobre outros projectos circulares - os tais difíceis para leigos como eu -  podem consultar os links abaixo:
Macramé circular 1: a pair and a spare
Macramé circular 2: a pair and a spare
Macramé circular 3: ouchflower
Macramé circular 4: makramilka
Macramé circular 5: c-a-s-u-l-o
Macramé circular 6: c-a-s-u-l-o

Confesso que esta não é uma técnica que me tenha apaixonado e tenho quase a certeza que não vou voltar a repetir - fi-lo por curiosidade e um pouco por teimosia, também. Como já disse atrás nenhuma das três peças corresponde aos padrões de qualidade que normalmente exijo a mim própria, especialmente nos acabamentos, porque improvisei e fi-los intuitivamente sem pesquisar uma forma correcta. É, no entanto uma técnica gira porque, apesar das semelhanças entre as peças, uma não é igual à outra e tal como a minha mãe diz: "nada se inventa, pois já está tudo inventado."

Pano p'ra Mangas

2 comentários:

  1. Lembro-me de ter feito macramé em trabalhos manuais. Na altura fiz uma árvore de natal em lã de Arraiolos, grossa e cosi umas contas à cores a fazer de bolas. Depois sim, passei às resmas de pulseiras que ainda hoje, volta e meia, faço. Mas não é coisa que goste de fazer. Aliás, é coisa que nem gosto de ver. Sabes quando há objectos e modas que marcam épocas pela negativa? Um deles são os macramés (para mim, claro). O que eu odeio macramés para pôr vasos e afins... mais o papel de parede dos anos 70 com desenhos enormes, aquelas cortinas de tecido que parecia gradeamento e tantas outras coisas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...apesar da onda que aí anda também não me convenceu. E os suportes para vasos??? Naaaa... Um apontamento esporádico talvez, ou na decoração certa e that's it.
      Agora "cortinas de tecido que parecia gradeamento": que diabo vem a ser isso? eheheh

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips