terça-feira, 20 de outubro de 2015

Motivação - parte II


Esta mudança que tem vindo a ocorrer nos últimos meses e que já resultou numa descida acentuada, não só dos números da balança, mas também nos tamanhos de roupa ainda me é estranha. Sabe bem mas é estranha: é estranho sentir os ossos dos joelhos a roçar um no outro, é estranho sentir os ossos da bacia salientes, é estranho espalhar creme no rosto e no pescoço e sentir ... os ossos! Apesar de me sentir mais leve, mais jovem e mais bonita, acreditem - ou não - o espelho continua a devolver quase a mesma imagem de sempre e tenho plena consciência de que isso não passa de uma formatação com muitos anos. Quando entro  numa loja tenho a tendência de primeiro olhar para os números maiores e só depois levo para o provador um ou dois números abaixo do que era habitual. Perdi a noção de que número ou tamanho visto, mas verdade seja dita que há marcas cujos tamanhos não lembram ao diabo, de pequenos que são...

Há dias atingi o número simpático de "-14" e resolvi celebrá-lo, tal como tenho feito com todos os outros. Pensei, primeiro, que poderia comprar uma peça de roupa que me servisse decentemente - e bem preciso!, mas desisti. Resolvi apostar em algo que me dá muito mais prazer que isso: regressei às aulas de ballet/barra de chão, que, por falta de tempo, interrompi dois meses depois de as ter iniciado. Nesse mesmo dia revalidei a inscrição e comecei de imediato. Saí de lá a sorrir e no dia seguinte senti-me completamente partida, no entanto muito feliz. É sabido que não gosto de praticar desporto, mas ter (re)encontrado algo que me dá prazer foi muito bom, além disso trabalha-me as "partes moles", em particular as pernas. O ter um peso mais saudável sabe bem, mas um corpo depois dos 40 não regenera com a facilidade de um de 20 ou 30 - é o tal "peso da idade" de que tanto se fala...

Tem sido reconfortante encontrar pessoas com quem não estava há algum tempo e ouvir elogios. Muitas fazem perguntas de como consegui, mas a pergunta mais curiosa e inesperada que me fizeram até agora foi se eu o tinha feito "por alguém". Fui apanhada de surpresa! "Se fiz isto por alguém? Como assim?". A resposta foi tão simples como um "Por mim!" - sem querer parecer egocêntrica, haverá alguém por quem pudesse fazer isto senão por mim? É óbvio que não! 
Aplica-se a famosa frase "se eu não gostar de mim, quem gostará?". A mudança tem de começar em nós, e não vale a pena forçar - o momento certo aparece - porque o "alguém" exterior que possa impulsionar a mudança, assim como aparece também pode desaparecer e depois para onde vai a motivação e a razão? Que comece por dentro para se ver por fora - não só nas formas do corpo, mas no sorriso, no olhar e sobretudo na forma de estar: determinada e auto-confiante.
Ao escrever isto lembrei-me de um conselho que me foi dado, há alguns anos, por uma amiga da minha mãe: "Margarida, independentemente do que vestir por fora, escolha sempre uma lingerie bonita. Verá como isso faz toda a diferença!" - e não é que faz? Não é preciso vestir roupa interior xpto todos os dias, mas se a que tivermos for bonita, sexy qb, confortável, sem manchas nem elásticos estriçados e no tamanho certo, os dias correm melhor. Ahhh e isto é válido também para os homens! Mas meninas, jovens e senhoras, há lá coisa mais desconfortável que passar o dia inteiro com um soutien apertado ou umas cuecas a soltas? (sobre esta última, garanto-vos: NÃO HÁ!!!). Lá está: de dentro, para fora!


Caso estejam a passar por um processo semelhante ao meu, façam-no por vós e não por A, B ou C. Façam-no porque têm vontade e porque querem ser mais saudáveis.
Façam-no porque se querem sentir mais bonitas/os.
Façam-no porque sim.
Façam-no, apenas.
E se não o conseguirem fazer sozinhas/os, peçam ajuda - haverá, de certeza, alguém para vos estender a mão.




Por fim, quero agradecer de coração ao João e à Daniela que conseguiram captar nestas fotos tudo aquilo que sinto e que sou, sem retoques, com as marcas da idade e com o sorriso que me enche a alma. OBRIGADA!!! ♥ ♥ 
Estou completamente babada com estas imagens e não consegui escolher só uma... Sim, estou em modo egocentrico e com a auto-estima lá nos píncaros!!!

Ahhh, e o vestido! Como me poderia esquecer deste vestido? Não sei a marca, só sei que foi amor à primeira vista e comprei-o em Vilamoura na loja de uma Amiga - daquelas que cresceram comigo quase desde que me lembro como gente :-)

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

10 comentários:

  1. Acho que ainda cheguei a tempo, antes de atacares o frigorifico... E tão feliz que estou por ti! Eu explico. primeiro, o sentir feliz por outro é saudável, ainda mais sendo sincero e porque sei que o fizeste mesmo para ti. Depois, porque sinto uma inveja tremenda dessa força de vontade. Bem gostava de ser assim, de pegar na bicicleta todos os dias sem desculpas esfarrapadas... mas lá chegarei. Agora é o teu momento, que espero que traga ainda mais momento iguais, mas que não fiques escanzelada :D. E quanto ao números, não te preocupes. sempre usei 38 e agora, na Zara por exemplo, há coisas que são 34. São os espanhóis, senhora, os espanhois que nos emagrecem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Ana, eu acho exactamente o contrário!!! Olho para um 40 e parece-me um 36 :-D

      E obrigada pelas tuas palavras. Sei que são sinceras e sentidas.

      Eliminar
  2. Margarida, parabéns. Embora não a conheça pessoalmente, fico mesmo contente por ver, literalmente ver, essa felicidade.
    Um xi-coração

    ResponderEliminar
  3. As fotos estão lindas. O texto revela leveza e a vontade de desafio cumprido com muito esforço. É de facto um texto motivador e eu bem que precisava de seguir o mesmo caminho. Parabéns Margarida!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns , pelas fotos , pela determinação e que a tua auto-estima assim continue :)

    ResponderEliminar
  5. Muito boa esta partilha. Força e continua, porque estás óptima. E esse é, sem dúvida, o caminho correcto: ser quem somos, para e por nós próprias!

    ResponderEliminar
  6. Barra de chão? Muito bem, também faço, porque o ballet é a minha vida e recomendo a toda a gente!!!

    beijos e parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Sempre a li com gosto, apesar de nunca ter comentado (acho que não) mas desta tem de ser: tb ando numa de gostar de mim (coisa que n acontecia há algum tempo). 10 kg foram embora mas há muito para ir...custa mas é tão bom...

    Felicidades.
    www.estoudedieta98.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do novo visual, cada vez mais elegante, faz bem e aumenta a auto-estima, Parabéns!
    As fotos estão maravilhosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de fotografias, esse vestido cai que nem uma luva :)
    A minha mãe sempre teve bastante peso a mais e com o avançar dos anos as pernas e os joelhos começaram a ressentir o peso então foi submetida a uma cirurgia by passou, foi todo um processo moroso mas a verdade e que nunca a vi tão feliz agora com menos 40 kilos... Vai as compras a todas as lojas quando toda a sua vida via tristeza no olhar sempre que queria uma peça de roupa nova ee não havia o seu número, movimenta se bem melhor, sente se mais bonita. Todos os esforços valem a pena em prol da nossa beleza exterior que interfere com a interior e que consequentemente nos faz ficar bem mais felizes.
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips