sábado, 26 de novembro de 2016

Festival da Batata Doce de Aljezur


A melhor batata doce do mundo é a de Aljezur! e ai de quem disser o contrário. Lembro-me de comer batata doce enquanto vivia em Londres e...não tinha nada a ver com a "nossa batata". E por ser a melhor das melhores, existe um festival em sua honra. Decorre neste fim de semana e quem quiser ainda o poderá visitar amanhã. Se vale a pena? Ora, eu e a minha "alma de feirante" dizem que sim. Ainda por cima a batata doce está na moda.

Antes, ainda de chegar ao recinto parei num mercado de produtores locais e perdi-me de amores por duas coisas: uns tamarilhos vermelhissimos e deliciosos vindos directamente de Monchique, que acabei por comprar e por umas colheres de pau feitas de madeira de zimbro, que me arrependo redondamente de não ter trazido uma ou duas 


(Nota: se alguém da região de Aljezur conhecer os artesãos cujas peças mostro nas fotos, por favor, enviem-me o contacto...Obrigada!)

O que é que se faz por lá? Bem, se não sairmos do recinto do festival, come-se! O quê? Batata doce, como é óbvio. Eu, gulosa confessa, não tive olhos - nem barriga - para tanto doce: pasteis de batata doce, folhados de batata doce, queques de batata doce, biscoitos de cenoura e batata doce, qualquer coisa de alfarroba e batata doce...Afinal, é o Festival da Batata Doce 😋


Também havia salgados, se bem que com batata doce pelo meio nunca é totalmente salgado: sopa, polvo no forno, açorda... e aqui o que me ficou, literalmente entalado, por não ter provado foram uns tacos que eram vendidos numa foodtruck que estava numa zona exterior à da restauração.


Também há artesanato, do verdadeiro! (como as cestas que este senhor estava a fazer...)

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. É uma excelente sugestão Margarida! Há anos que lá não vou, apesar do tempo não estar convidativo fiquei com água na boca.

    ResponderEliminar
  2. Adoro batata doce. Que pena não fazerem festivais desses por aqui.
    Os bolinhos devem ser magníficos. Agora fiquei com água na boca ;)
    Beijinhos e boa semana
    Marta
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, tinha tudo um ar delicioso, mas só provei os cones de doce de batata doce. Vim mais pesada só de olhar eheheh
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Costumo ir sempre, mas este ano devido ao tempo recuei, agora estou vendo, perdi !
    Gostei de viajar pela feira com os teus olhares.
    Obrigada pela partilha.
    Bj e uma boa semana.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips