sexta-feira, 2 de junho de 2017

Favourite places: Quinta da Regaleira



Continuo por Sintra... Este lugar é místico, sem dúvida, e de uma beleza incrível. Ainda hei-de passar aqui uns dias, de preferência na primavera, para explorar a pé todos os caminhos, curvas e contra curvas destes mistérios. Está, definitivamente na minha bucket list.



Embora tenha começado por falar no Palácio da Pena, a primeira paragem do dia foi na Quinta da Regaleira, esse sim um lugar mágico e repleto de simbolismo, ou não estivesse ele ligado à Maçonaria.

Na quinta havia um lugar que eu queria mesmo visitar: o Poço Iniciático. Porquê? Porque não é um poço qualquer: diz-se que o nome se deve ao facto de o mesmo estar ligado a rituais iniciáticos da maçonaria. É possível descer ao fundo do poço através de uma escadaria/galeria em espiral, a qual está dividida em nove de patamares, cada um com quinze degraus - os mesmos números que figuram na Divina Comédia, de Dante e representam os 9 circulos do inferno, do paraíso ou do purgatório. Há ainda a rosa dos ventos em mármore, no fundo do poço e que tem a ver com a Ordem Rosa Cruz. Uiii....isto é assunto que dá, verdadeiramente, pano p'ra mangas 😲 Misticismo à parte... é lindo! Uma obra verdadeiramente fantástica!


Assim que coloquei o primeiro carimbo no passaporte, não quis saber de mais nada - dediquei-me aos jardins. São magníficos - e também eles têm histórias para contar. Por exemplo: são muito mais cuidados e ordenados na base e à medida que se sobe tornam-se mais selvagens - tudo isto tem a ver com a crença no primitivismo do seu primeiro dono, Carvalho Monteiro.


Ter o tempo contado para explorar este espaço é quase um sacrilégio, e foi o que, infelizmente aconteceu. Gosto de fazer estas visitas sem tempo e sem compromissos. Gosto de me perder sem me sentir perdida. Gosto de explorar. Gosto de poder andar sozinha ao meu ritmo sem estar dependente de decisões de terceiros - é que sozinha nunca me perco, já em grupo vou ficando sempre para trás... 😒



Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips