quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Pancake Day


Normalmente faço panquecas quando me apetece, especialmente ao lanche -embora sejam bastante populares ao pequeno almoço, eu sei. A receita é sempre a mesma, não que não queira sair da minha zona de conforto, mas porque já experimentei outras e nenhuma é tão boa quanto a que fazemos cá em casa há quase 40 anos ( eu era bem pequenina quando a minha tia, que vive nos EUA, a trouxe na bagagem). As panquecas ficam altas e fofas e não murcham depois de frias. São deliciosas!!!
Anteontem, ainda em modo "ressaca" (não, não foi ressaca de alcool eheheh) do fim de semana e com a desculpa de que era Pancake Day fiz uma dose para o lanche. Como tinha buttermilk em casa, que trouxe há dias do melhor supermercado do Algarve, para não dizer do país e arredores, resolvi usá-lo em vez do leite que está na receita. Sabem o que aconteceu? Ficaram ainda melhores que o habitual!!!! Como tinha no congelador frutos vermelhos fiz ainda um coulis para acompanhar.
A sério, estas panquecas são de comer e chorar por mais. Com doce, mel, canela ou queijo... São boas de qualquer modo :-)

Receita:
1 chávena de farinha
1 chávena de leite (ou buttermilk)
1 ovo
3 colheres de sopa de açúcar
1 1/5 de sopa de azeite
1 colher de chá de fermento em pó
Manteiga qb para untar a frigideira

Bate-se tudo e deixa-se repoisar a massa durante meia hora. Numa frigideira anti-aderente passa-se a manteiga e regira-se o excesso com um papel absorvente. Com a ajuda de uma colher formar círculos de massa e deixar que cozinhem de um lado e de outro. Servir quente ou frio com compota, mel, açúcar e canela, queijo, etc

Pano p'ra Mangas

1 comentário:

  1. Margarida, a receita fez sucesso cá em casa. Ao pequeno almoço, primeiro, e depois ao jantar (dose tripla!)
    Até eu, que adoro crepes finíssimos e sempre "abominei" as panquecas (e por isso mesmo nunca tinha feito) começo a reconsiderar e já prometi fazer nova "rodada" para breve. Para a próxima vou ter de adaptar ligeiramente as quantidades que usei, porque acho que a massa talvez devesse ficar um pouco mais espessa.
    Obrigada por partilhares!
    Já agora, também sou fã total do Apolónia... irresistível... mas fica tão longe...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips