segunda-feira, 2 de março de 2015

E-books


Desde miúda que adoro livros e isso não é novidade para quem me acompanha aqui no blog. Era bem pequena quando tive de passar uma temporada no hospital, em regime de isolamento, e estes eram a minha única companhia - chamavam-me a "papa livros", pois todos os dias os meus pais me renovavam o stock, uma vez que os lia todos de seguida. Mais tarde, na universidade descurei um pouco o prazer da leitura, talvez porque fosse "obrigada" a ler mais do que o meu tempo permitia e só algum tempo depois recuperei essa vontade de ler apenas porque me apetecia. Lembro-me de ter lido uma série de clássicos cuja imaturidade nunca permitiu que o fizesse nos anos do Secundário e foi aí que me perdi de amores por alguns dos nossos grandes escritores como Almeida Garrett ou Eça de Queirós.
Gosto de folhear e sentir o cheiro de um livro acabado de comprar. Gosto de os tactear e sentir nas pontas dos dedos a textura do papel e de alguns relevos que possam existir. São pequenos grandes prazeres que não consigo explicar, apenas sentir. E quando os leio tenho sempre um lápis na mão com o qual faço anotações nas margens, sublinho passagens e até rabisco alguns desenhos - e é esta uma das principais razões pelas quais não gosto de emprestar livros (há anotações demasiado pessoais...) nem de pedir emprestado (não lhes posso passar "o meu testemunho").
E porque gosto de experimentar sensações novas, há umas semanas arrisquei sair da minha zona de conforto e apostei em dois e-books! Não chegou um. Tive de comprar dois! Estou quase no final do primeiro ( e recomendo)  e de seguida passarei para o outro. É evidente que, embora possa sublinhar e tomar notas, não é de todo a mesma coisa. Nem pensar... Falta-me, sem dúvida, a parte sensorial do prazer de ler (embora nenhum destes livros se leia como um romance, mas mais como manuais...) seguida de um fechar de livro final, de o colocar na estante e de lhe dizer "até à próxima!"

Agora gostava de saber a vossa opinião. Qual a vossa experiência como leitores? Preferem os novos suportes digitias ou ainda carregam na mala 600 páginas de papel por puro prazer?


Pano p'ra Mangas

7 comentários:

  1. Nisto da leitura, sou terrivelmente conservadora e antiquada: gosto do papel, do cheiro do livro, de desfolhar as folhas. É assim que gosto de ler, e os suportes digitais não me seduzem mesmo nada! Porque já tenho que ler demasiadas coisas em suporte digital... e a leitura que faço por prazer não quero que seja em suporte digital.

    ResponderEliminar
  2. Margarida tu és uma papa livros!!

    Olha posso te dizer que desde que passei a ler no Kobo, leio mais, muito mais, quando as horas já são tardias e feitas na cama, não me deixo de dormir com a mesma velocidade que antes, leio todos até ao fim ( antes qd não me agradava parava ),podes ir de férias carregada de livros sem pesarem, para mim o único senão:
    ainda são muito limitados os títulos disponíveis em português!
    Beijos grandes em ti
    Dália

    ResponderEliminar
  3. Eu também já fui papa livros e tenho muita pena de neste momento, não ter o tempo e a disposição que tinha para ler. Mas também sou demodé em relação aos livros: livros que é livros, lê-se, cheira-se, folheia-se, essas coisas todas. Um ebook não me traz isso, mas a verdade é que já comecei a pensar em comprar determinados livros (como os que mostras acima) em versão digital e, vez de papel. Não sei se o farei, porque gosto muito de marcar páginas, sublinhar, escrever nas margens etc.

    ResponderEliminar
  4. Txiii a tua estante esta bem carregadinha!
    Livro tem de ser com papel mesmo, o cheiro, o toque, a relacao leitor-livro... Mas andar de mochila as costas com 2 ou 3 livros nao e nada aconselhavel entao rendi-me e ha uns dias comprei o meu primeiro ebook Dias de Viajes e opaaaa faz uma diferenca no pesoooo! E mais impessoal mas estou muito feliz que ja tenho um novo livro para ler sem que as minhas costas sofram com isso. Amo ler, ficar debaixo da mantinha com uns biscoitos e dos programinhas que mais curto para o Inverno.
    Pior mesmo e quando ficamos coladas ao livro e enquanto nao terminar de ler nao descanso. Ha livro de 400 paginas que leio num fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. Margarida:Eu adoro livros, tenho estantes carregadas de cima abaixo com livros que me acompanham desde que aprendi a ler, numa fase parva ( a da prateleira :) ) vendi alguns agora procuro nos alfarrabistas as "Patrícias" e outros que me fizeram sonhar acordada quando era uma miúda, e que adorava que os meus filhos também lessem! Sempre li muito, embora a maternidade me tivesse roubado tempo para a leitura. Adoro o cheiro a "mofo" dos livros antigos, e o cheiro a novo dos livros novos... Para mim, que sou velhota :) nada substitui o prazer de folhear, cheirar, sublinhar, rabiscar num livro que adorei ler, e depois vê-lo na estante ao pé dos outros e revê-lo sempre que me apetecer... Sei que o espaço é um problema, as preocupações ambientais também, mas um livro para mim será sempre de papel! Beijinho ❤️

    ResponderEliminar
  6. Olá Margarida! Sem dúvida, para mim ter o livro, o objecto em mãos, é essencial. Independentemente de ter de ler muito em formato digital - por força do ofício - nada como abrir um livro e folheá-lo. É um prazer que não dispenso, é reconfortante, é bom! E depois há a questão das estantes com os nossos livros, ali, expostos para lhes pegarmos sempre que quisermos. Quantas e quantas vezes paro em frente às estantes e passo os olhos pelas lombadas à procura de um título que quero voltar a viver e me reencontro com outros que já nem me lembrava que tinha lido e muitas vezes volto a pegar-lhes para os (re)ler. Não, há coisas que a tecnologia nunca vai conseguir substituir e esta é uma delas: o prazer de ler um livro impresso. Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Margarida, gosto mto de ter um livro nas mãos, mas confesso que ultimamente ando rendida aos ebooks. Especialmente porque a variedade é bem maior, para quem lê em inglês sem grandes problemas, do que o mercado português. E ter um livro novo nas mãos numa questão de segundos, muitas vezes mais barato do que em papel, é uma grande (por vezes demasiada) tentação. Tenho cerca de 30 títulos no iPad (uso a aplicação do Kindle). A maioria são livros de não ficção.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips