quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Tag: conhecer novos blogs

Um post para me obrigar a escrever, já que - e digo isto inúmeras vezes - este meu cantinho tem andado meio abandonado. Não está esquecido, de forma alguma, até porque se tem vindo a tornar cada vez mais naquilo que eu sou e não só no que gosto de fazer.
A Ana, desafiou-me e eu aceitei responder às questões que se seguem. Querem saber o que me vai na alma? Aqui ficam as respostas.



1. Porquê escrever um blog?
Gosh! O meu primeiro blog data de Dezembro de 2004 e nasceu pela curiosidade de explorar um "admirável mundo novo". Era um blog onde eu escrevia, essencialmente, poesia - sabe-se lá porquê, tinha a mania que sabia escrever poesia...  Só uns meses mais tarde surgiu o Pano p'ra Mangas e desde então nunca mais parei. De início era escrito a quatro mãos - para quem não sabe, com a minha irmã - mas os anos e as circunstâncias ditaram que eu ficasse ao leme e com eles também os conteúdos e a forma de escrever se foram alterando. Gosto de escrever. Ponto. Escrevo pelo prazer da escrita e pelo gosto da partilha das minhas experiências e daquilo que acho que pode ser útil aos outros - tenho noção que muitas vezes é focado em mim, mas não quero com isso ser ou parecer narcisista. Também não sou exemplo para ninguém, mas se conseguir que algué faça algo de bom por si, isso deixa-me feliz. Olhem, escrevo um blog, simplesmente porque sim!


2. Se criasses um blog novo hoje achas que seria igual ao que já tens?
Igual, igual não sei, mas muito parecido sim. Já são muitos anos disto - mais de uma década! Escrevo sobre o que me apraz - hoje uma receita, amanhã um passeio e depois de amanhã algo por que passei e que acho que pode ser útil a quem me lê. 

3. Quais as 5 características mais irritantes que vês em blogs nos dias que correm?
Uiiiii...isto é entrar num terreno pantanoso, mas consigo enumerar alguns:
1. blogs repletos de bannners e publicidade - esteticamente ficam destruidos!
2. blogs - alguns até famosos - que usam imagens sem colocarem créditos: isto tira-me mesmo do sério, até porque a blogosfera mudou muito desde o início e se antigamente íamos buscar fotos a bancos de imagens como quem vai ao campo apanhar flores - algo que estava errado, é verdade! -  hoje já não é bem assim.
3. posts sem alma e que servem apenas para fazer publicidade a um produto qualquer que aterra na caixa do correio - também recebo alguns presentes, é verdade, mas aceito apenas aqueles de que gosto e que me fazem sentido.
4. textos com três mil e duzentas palavras - a sério! se eu quiser ler um livro, leio-o em papel (se bem que no fim deste post já lá devem estar as tais três mil e duzentas palavras...)
5. dizer mal só porque sim - todos, sem excepção, temos telhados de vidro e muitas pessoas esquecem-se disso - o karma é algo muito forte e eu acredito piamente nele!


4. Qual a tua maior fonte de inspiração para escrever no teu blog?
Já me fizeram esta pergunta tantas vezes... Não tenho uma resposta definida: uma fotografia, uma conversa ouvida algures, ultimamente "as tormentas" por que tenho passado para atingir os objectivos a que me propus, a minha familia e os meus amigos, um passeio qualquer, ...

5. Dá-me 5 blogs Portugueses sem os quais serias incapaz de passar...
Com esta é que me tramaram! O Instagram roubou-me tempo aos blogs e já não passo tanto tempo a lê-los e a descobri-los como há uns anos. Deixem cá ver se me desenrasco...
MILK - o blog da Ana, que me desafiou a isto...
Às nove no meu blog - já leio a Sofia há tantos anos... desde a altura em que não se sabia o seu nome, pois assinava os posts com "Miss Glitering" - quem é que se lembra disto?
Meraki - o blog de uma miúda que tenho o prazer de conhecer e com quem já trabalhei (e espero vir a trabalhar mais vezes) e que é um poço de talento
BrancoPrata - por motivos mais que óbvios: a Sofia e o André, além de meus amigos são pessoas altamente inspiradoras
Avenida Chique - conheci a Susana há uns meses e desde então o seu blog passou a fazer parte da lista dos obrigatórios

6. ... e 5 estrangeiros.
The Londoner - descobri a Rosie quando vivia em Londres e desde então nunca mais deixei de a ler
Frolic - há anos que leio este blog e a partir do momento em que a Chelsea veio viver para Portugal, nunca mais deixei de o ler
Local Milk - a fotografia..."food for the soul", I would dare to say
Makelight - conheci a Emily em Londres, num encontro de bloggers; ela tem um blog delicioso e é uma inspiração
Design Sponge - um clássico indispensável

7. Para além do blog, qual o teu hobby preferido?
Hummmm...fotografia, talvez.  Ou cozinhar - que para mim tem um efeito terapêutico. Ahh, e sonhar acordada: costumo dizer que sou uma "professional day dreamer". Provavelmente amanhã lembrar-me-ei de outros.

8. Qual o hábito diário do qual não prescindes?
Um copo de água assim que me levanto - e se houver limões, adiciono sumo espremido na hora.
Ahhh e não sair de casa sem a cama feita e o pijama devidamente dobrado - o resto pode estar o caos mas estas duas coisas têm de ficar em ordem.

9. Quais as 5 características que te fazem prender a um blog?
Esta é fácil: a fotografia, os textos mais ou menos curtos, os exemplos que me sirvam de inspiração, a paixão com que é escrito - sim, isso sente-se! - e se me identifico com os conteúdos, ou não.

10. Três objectivos que tenhas para o teu blog em 2016
Ainda não pensei nisso, mas suspeito que irei continuar com o mesmo registo e com um ritmo semelhante. Tenho um projecto novo a ser lançado no início do ano e quero concentrar as minhas energias aí, apesar de planear usar o PpM como rampa de lançamento uma vez que - quer queiramos, quer não - aqui tenho mais visibilidade e vou precisar dela. 
Nesta fase deveria passar a batata quente a alguém, mas confesso que não me apetece. Se quiserem responder às perguntas acima, façam-no e depois digam-me. Terei o maior prazer em ler as vossas respostas e colocar neste post o link para os vossos.
      

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

2 comentários:

  1. Ahahaha!!! Obrigada por alinhares! Quando vieres a Lisboa avisa, estou "a dever" (eu disse que um dia...) uma visita à Chelsea (é tão simpática, sabes, tal como as bloggers no geral? ;) Sarcasmo!!!!) e vamos as duas envergonhadas!!!

    ResponderEliminar
  2. Olha eu ali <3
    Obrigada Margarida!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips