quarta-feira, 9 de março de 2016

Páscoa: a prova de fogo!

A partir de agora é que começa a minha verdadeira prova de fogo: passar a Páscoa sem abusar das amêndoas e do folar típico aqui da zona - cheio de canela e açúcar a fazer caramelo... É que a dieta (sim, é uma dieta - deixemo-nos de eufemismos!) começou há quase um ano, mas o início foi depois da Páscoa... Acreditem, vou ter de ir buscar determinação nem sei onde, pois é impossível comer só uma amêndoa ou ficar-me por uma fatia de folar - obviamente que o peso na consciência passa a ser muito maior que o da balança e só de pensar nisso...


Folares só devemos começar a fazer na próxima semana, mas as amêndoas já começaram a "aparecer"... Há quase 20 anos que não compramos amêndoas de Páscoa, porque aprendemos a fazer estas, que se tornaram insubstituíveis - com a vantagem de que sabemos (quase) exactamente o que estamos a por na boca. E só não fazemos mais porque é preciso força de braços. Corrijo: "era" já não "é", graças à melhor colaboradora da cozinha, a Bimby. 
Para a minha desgraça, a minha mãe experimentou ontem a fazer a receita adaptada à Bimby e .... são tão boas que nem as quero ver pela frente! Acho que as vou manter escondidas: "longe da vista, longe do coração" (que é como quem diz, a minha gulodice!) - têm uma vantagem sobre as primeiras: não levam nem metade da quantidade de açúcar das outras...

Como é normal, fazemos sempre pequenas alterações: amêndoas com pele e sem pele, açúcar amarelo e açúcar branco, com e sem canela. O resultado está à vista!!!

Caso queiram experimentar basta seguir os links acima: há um para a receita tradicional e outro para a versão Bimby.

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

3 comentários:

  1. Ainda ontem falei sobre estas amêndoas e como seria possível fazê-las na Bimby! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. A receita da Bimby é mesmo uma delicia, com a vantagem de não dar trabalho nenhum! Boa sorte!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Aqui no Brasil não temos este hábito porém, há à venda durante o ano inteirinho o amendoim carioquinha. Deve ser feito como vossas amêndoas. Como vês, estamos expostos à este perigo e tentação o tempo todo. Consome-se muito açúcar por aqui. Mas também é verdade que, por estar ali à venda sempre, na maioria das vezes passam desapercebidos aos nossos olhos, gra-ças-a-Deus!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips