terça-feira, 14 de junho de 2016

Sorvete de melancia


Os dias quentes pedem coisas frescas e nada melhor que um delicioso sorvete ou gelado caseiros para nos matar o desejo de frio. O último número da revista da Bimby ostenta na capa umas apetitosas bolas de sorvete de melancia e sendo esta uma fruta que há, agora, em abundância e já a bom preço resolvi experimentar. Para não fugir à regra, tive de fazer uma pequena alteração: diminuí a quantidade de açúcar... E desta vez não fiquei só a olhar: Lambuzei-me, literalmente com uma taça deste maravilhoso sorvete.
É super simples de fazer. Apenas requer tempo, uma vez que a melancia tem de ser congelada com, pelo menos 24 horas de antecedência.
Para quem não tem Bimby, lamento...não sei como hei-de fazer a receita, até porque não há muitos robots que tenham a capacidade de moer fruta congelada como a Bimby tem.


Ahhh, a receita. Quase me esquecia...aqui está ela:

500gr de melancia previamente congelada em bocados pequenos
1 clara de ovo
1 limão sem casca nem caroços
80gr de açúcar
30gr de água

No copo colocar a água e o açúcar e programar 10mn/varoma/vel 1. No final do tempo, colocar a calda num pequeno recipiente e deixar arrefecer por aproximadamente 15 minutos.
No copo colocar a melancia, a clara e o limão e programar 40seg/vel 9. Importante: nesta fase deverão colocar a espátula pelo bocal e mexer de forma a que entre ar, pois se não o fizerem (experiência própria...) a melancia cria uma espécie de tampa e as lâminas ficam a trabalhar no vazio. Por fim, programa-se 15seg/vel 7 e  verte-se a calda de açúcar já morna pela tampa.

Et voilá


Podem servir de imediato ou colocar no congelador para servir mais tarde.
Eu deixei para mais tarde, pois ficou demasiado mole. Tentei, nessa altura, fazer umas bolas bonitas como as que aparecem na revista mas não consegui. Who cares? A bola não iria ficar inteira! Além da cor maravilhosa o sabor e a frescura são divinais. Experimentem que não se arrependem!

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. Maravilha, adorava experimentar, mas não tenho bimby, vou ver se encontro receita.
    Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. olá. A receita que aqui puseste já está com a quantidade de açucar que usaste ou é a da revista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi a que usei. Na receita original a quantidade de açúcar é de 130gr.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips