quinta-feira, 9 de março de 2017

As voltas que a vida dá


Tenho uma amiga que, de cada vez que me está comigo, me diz: " De cada vez que te encontro a tua vida já deu uma volta!", e esta é um bocadinho a realidade dos meus últimos seis anos. Depois de uma década de marasmo - com tudo o que de bom me trouxe, pois aprendi imenso e vivi experiências que, de outro modo, não teria tido a oportunidade, quase tudo começou a mudar.

Só para resumir:
em 1998 terminei a minha licenciatura, e supostamente esperava-me um futuro (mais ou menos) brilhante como professora
em 2001 comecei a trabalhar como secretária 
em 2012 fui para Londres
em 2013 regressei à base e os Social Media começaram a tomar conta da minha vida

Isto a nível profissional, porque lá pelo meio há aqueles projectos pessoais como um a mudança de hábitos alimentares e a minha luta constante com o excesso de peso, o deixar crescer o cabelo para doar, o ter começado o ballet... enfim! Ah, quase me esquecia que também dei início a um sonho, que por enquanto teve de ser guardado em prol de outros - é que eu sou, sem sombra de dúvida, uma verdadeira professional day dreamer.

2016 foi um ano estranho, morno, com algumas conquistas mas, nem sei porquê nada que me tivesse realmente preenchido (com excepção do ballet). Já 2017 começou bem, muito bem. Tem sido desafio atrás de desafio, de tal forma que mal tenho tido tempo para parar, descansar e preparar-me para o seguinte - um verdadeiro reboliço. Acho que vou conseguir alguma quietude lá para meados de Junho, mas já não digo nada! Depois de ter enfrentado uma plateia de trezentas pessoas - eu sei, fui só moderadora de um debate, mas não estou habituada a ter luzes em cima de mim, ontem tive a oportunidade de "pisar o palco" para ser eu a falar.


Mas o que é que tem ela para dizer? - estarão a perguntar. Pelos vistos mais do que aquilo que - até  - eu própria tinha consciência. Estive a fazer uma palestra sobre o meu percurso académico e profissional, como blogger e como isso me levou aos social media. Para mim, este tem sido um caminho natural, em que tudo se tem vindo a encaixar aos poucos - cada coisa no seu lugar, cada coisa a seu tempo, sem pressas e da melhor forma que sei.

Preparei-me. Fiz cábulas e até uma apresentação em Power Point (confesso: a primeira que fiz em toda a minha vida! e para a qual tive de pedir umas dicas à minha irmã...). Ensaiei "ao espelho", que é como quem diz "falei para as paredes"  - porque nem espelho à frente tinha. E depois disto tudo, vesti o meu melhor sorriso e lá fui eu.

Às tantas dei por mim a dizer coisas que não tinha no meu guião, outras que não tinha ensaiado - até porque nestes momentos eu gosto do factor improviso, pois sou incapaz de decorar o que quer que seja - acreditam que adoro poesia e não sei um único poema de cor?
Se correu bem? Parece-me que sim! Falei de vários assuntos, mas de tudo o que se passou gostava apenas de partilhar convosco uns "conselhos" que dei àqueles jovens ainda universitários:

- Nunca deixem que vos chamem de "desenrascados" - pode ser engraçado uma vez, mas isso cola-se à pele e uma vez desenrascados para sempre desenrascados sem que vos seja dado o devido valor;
- Não deixem que se refiram àquilo que fazem com recurso a diminutivos: coisinhas, relatóriozinhos, apresentaçõezinhas - quem leu Os Maias sabe exactamente do que falo!
- Sejam curiosos, façam coisas diferentes, não tenham medo de experimentar, de testar;
- Se for preciso peçam ajuda - o não é garantido, mas de onde menos se espera acaba por vir um sim;
e por último
- Façam, cresçam, persigam sonhos e concretizem-nos mas nunca percam a humildade, nunca se esqueçam do vosso ponto de partida, pois é lá que residem os vossos valores e é lá - aos valores - que têm  voltar de cada vez que a vida vos der uma lição.

Para recordação fica a selfie que tirei no final e ilustra este post.
E agora? Agora que venha o próximo! Já não tenho medo das luzes.
Obrigada a quem lá esteve. Obrigada, também a quem leu este testamento até ao final.

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. Eu li tudinho até ao fim e dou-te os Parabéns.
    Fico contente por ti, a vida tem destas coisas quem semeia boa semente no fim vai ter uma boa colheita e tu mereces.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. O teu sorriso transparece vitória! Fez-me mesmo bem ler este teu texto agora!

    Obrigada pela inspiração :)

    ResponderEliminar
  3. Oh Margarida, claro que os teus textos são para ler até ao fim!!
    No fim disto tudo sentes imenso orgulho em ti pp, sentes que é bom sonhar, que é bom ter metas, é bom não parar, é bom arriscar, senão não terias já aqui chegado e sabe-se lá mais o que ainda está para vir...
    beijinhos grandes de soma e segue miúda!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips