terça-feira, 6 de junho de 2023

O Pano p'ra Mangas atinge a maioridade!!!


O que dizer sobre esta provecta idade do Pano p'ra Mangas? Bolas, são muitos anos!!!!

Qual manta de retalhos, este blog é feito, essencialmente, de vivências. Todas boas. Algumas escondem lágrimas por baixo e muitas dores de crescimento.

O primeiro post foi publicado há, precisamente, dezoito anos. Como diz a minha irmã - partner in crime no blog e na vida - o Pano p'ra Mangas já pode tirar carta 😂 e eu acrescento: já vai para a universidade!

Em 2005 era estranho dizer-se que se tinha um blog. O que é isso?, perguntavam-nos. Para que serve? Isso é uma loja? E o que é preciso para ter um blog?  Com maior ou menor paciência, explicávamos tudo tim-tim-por-tim-tim. Muitas vezes as pessoas encolhiam os ombros e olhavam para nós com um ar de "Coitadinhas..." 😂, porém foi a perseverança que nunca nos deixou que fossemos essas coitadinhas que não sabem o que fazem.

Durante alguns anos metíamos o bedelho em tudo o que era feira. Saíamos de Faro de madrugada e antes das dez da manhã já estávamos a montar a banca no Príncipe Real ou na Lx Factory. Não éramos coitadinhas, mas tínhamos uma grande dose de loucura! À noite regressávamos a Faro. Ganhávamos alguma coisa? Feitas as contas, não! Ganhámos amizades que duram até hoje, rimos muito, conversávamos com os clientes - com os novos e com os que voltavam a cada feira - e com quem quer que se aproximasse de nós. Os nossos bestsellers eram feitos de feltro: gatos, piratas e sereias. Quem se lembra?

Passado algum tempo a minha irmã foi para Lisboa e mais tarde eu fui para longe. Sem máquina de costura, agarrei-me ao tricot, ao crochet, às aguarelas e à coisas mais portáteis. Partilhei aqui as minhas vivências de Londres, as lojas que descobria, os parques, os pequenos cafés onde tudo era bonito e diferente. Nessa altura já era só eu que estava ao leme, porém a minha irmã mantinha-se a bordo.

Fazíamos "reuniões de direcção" nas quais decidíamos o que fazer a seguir. Era tão giro! Era sério!

Há dez anos regressei à vila. O choque foi gigante. Em Londres ou em Lisboa não tinha de me esforçar muito para, do nada, criar conteúdo giro, especialmente no que toca a fotografia. Faro é uma cidade pequena e culturalmente pouco interessante - lamento, mas é verdade! - onde o rolo da máquina se esgota ao fim de uma dúzia de fotografias, a não ser que fotografe todas as pedras da calçada, over and over again.

Tive de me agarrar com unhas e dentes a tudo o que era trabalho que me aparecia e foi nesse rebuliço de pasmaceira que recuperei o diploma abandonado pouco depois de ter saído da universidade. Limpei-lhe o pó e ao longo destes anos tenho-lhe puxado o brilho com esmero, dedicação e esforço. Os meus alunos dizem, muitas vezes, que eu sei coisas diferentes - e talvez saiba, uma vez que ao longo da minha vida profissional tive de aprender a tocar vários instrumentos. Digo isto com orgulho e um pouco de vaidade. Ainda não posso descansar à sombra da bananeira, pois a minha bananeira ainda está longe de alcançar. As adversidades mostraram-me que não há mal nenhum em ser-se ambicioso - desde que não se atropele ninguém, a ambição é legítima e é um combustível que está dentro de nós.

O trabalho ocupa, desde há uns anos, a maior parte do meu tempo e daí o abandono do blog e do atelier onde costumava dar largas à imaginação.

Destes dezoito anos recordo muitos momentos bons, como o dia em que tivemos uma equipa de reportagem da RTP a filmar a rubrica "o dia que mudou a minha vida", o dia em que fui ao programa da Julia Pinheiro falar de doces algarvios e o Cláudio Ramos entendeu que devíamos falar de Elvas, de sericaia e de ameixas, a viagem a Barcelona com a Fujifilm/ Instax MIni, as vezes em que nos abordavam na rua como sendo as manas do Pano p'ra Mangas,...

E apesar de estar mais afastada do blog - porque a facilidade de publicar nas redes sociais é muito maior - ainda aqui venho de vez em quando ver se está tudo em ordem. Neste momento colho os frutos do que fui aqui plantando. Longe das luzes, que o meu palco é outro, junto do que me faz feliz e realizada.

Se estás comigo há dezoito anos: PARABÉNS! que esta maioridade também é tua. Se estás comigo há menos tempo: PARABÉNS! que sem ti eu não estaria aqui.

Do fundo do coração, OBRIGADA! ❤️ 

4 comentários:

  1. Querida Margarida:
    Cheguei aqui graças às aguarelas e crochet, acompanhei a tua vida em Londres e finalmente o destino trouxe-te até mim. Que gira que foi aquela noite ❤️🙈😂 Gosto muito de ti e nutro uma enorme admiração pela tua capacidade de "fazer".
    Um grande beijinho da tua amiga do Porto,
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cristina, aquela noite vai ficar para sempre na minha memória 😂. Ainda bem que aconteceu! E sempre que penso em Fátima também me lembro de ti.
      Oh que loucas 😂😂😂
      Beijinhos e obrigada pela tua amizade e presença

      Eliminar
  2. Olá! Sim, ainda estou por aqui...
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos.
    CR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, a sério???? E o rochedo, como está? Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips