terça-feira, 7 de outubro de 2014

A feira está quase aí!


Outubro é sinónimo de uma mão cheia de coisas boas: castanhas assadas, batata doce no forno e farturas, pois é neste mês que a feira chega a Faro. 
Já não falta muito para a Feira de Santa Iria assentar arraiais no largo de São Francisco - irá "desalojar" todos os automóveis por uns dias e o parque de estacionamento será substituido por uma parafernália de carrosseis, farturas e algumas (muitas, até!) chinesices... Fico com tantas saudades da feira da minha infância - sim, eu sou uma saudosista! Há coisas de agora que não me entram na cabeça! Desta feira faz-me falta a zona dos cestos, das empreitas e das colheres de pau - era impossível vir embora sem um cesto na mão ou uma colher de pau para mexer a marmelada que também se fazia nesta altura; também recordo a zona das frutas com as primeiras castanhas, os primeiros marmelos, os figos secos e as amêndoas... Ahhh e a barraca dos cobres? Com alambiques de todos os tamanhos? E é obvio que adorava os carrosseis :-D Já nos tempos de Liceu, sexta-feira de feira era sinónimo de sair das aulas às 16:30, rumar até ao Largo de São Francisco, muitas vezes enlameado pelas primeiras chuvas, e trocar as moedas disponíveis por fichas para os carrinhos de choque que deambulavam pela pista ao som dos Europe ou dos Simply Red.
Confesso que actualmente já não tem a mesma piada. Já não há empreitas nem alambiques e eu já não tenho paciência para o barulho dos carrosseis. No entanto há algo que não pode faltar: a bela da fartura da Familia Mateus!


Imagens:
Foto 1: Margarida Vargues via Instagram (Feira de Santa Iria - 2013)
Fotos 2 - 5: cedidas pela Câmara Municipal de Faro (Feira de Santa Iria - 1985 e 1986)

Pano p'ra Mangas

1 comentário:

  1. My favourite things at fairs USED to be the rides. But now it's the FOOD!!! :-)
    x

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips