terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Uma calçada com segredos


Há dias publiquei no Instagram uma foto da maravilhosa calçada que cobre uma parte da Rua de Santo António, na Baixa de Faro e, de imediato, uma amiga minha comentou com um link para uma notícia sobre a mesma. Aparentemente há uma polémica que a envolve e o que encontrei não é suficiente para concluir o que quer que seja, logo eu que sou leiga na matéria e apenas fiquei curiosa sobre o assunto. Se quiserem ver uma reportagem gira sobre o mesmo, cliquem aqui e oiçam com atenção - é simplesmente fascinante!!! Não sendo uma prioridade neste momento, vou guardar este assunto para quando me apetecer me debruçar sobre o mesmo, mas acho que vou ter de fazer investigação à moda antiga isto é, em arquivos, no meio do pó dos livros e falar com alguém que saiba.
A dita calçada data de 1970 e foi projectada pelo Arquitecto Ramires Fernandes e executada por um mestre calceteiro de Setúbal de nome Américo. O pavimento em tons de branco, azul escuro(ou cinza, nem sei bem com classificar) e vermelho é riquíssimo e foge aos desenhos da tradicional calçada portuguesa, que ostenta motivos ligados, muitas vezes ao mar e à terra. Aqui as flores de lis destacam-se na sua cor vermelha e quem as pisa nem repara o que nelas está escondido. E é aqui que começa a polémica. Há quem defenda que os motivos ocultos não são apenas ornamentais, mas que escondem um qualquer código secreto ligado, quiçá à maçonaria ou ao comunismo.
Polémicas à parte, no Sábado à tarde fui até à Baixa e percorri a Rua de Santo António aos "círculos" - literalmente - de olhos postos no chão e a tirar fotos. De vez em quando levantava a cabeça, para não chocar com ninguém, e lá encontrava uns olhos intrigados postos em mim e já quase no final desta viagem reparei num casal de namorados que me imitava, sorrindo e comentando cada descoberta. Encontrei muitas e diferentes flores, estrelas diversas, o que me pareceu um R, cruzes, algo que interpretei como uma espécie de construção, e no meio de tantos símbolos - ocultos, ou não, encontrei corações (ohhh yeeaaaahhhh)!!!!
Agora digam lá, vale ou não vale a pena, de vez em quando baixar os olhos para ver onde pisamos?








Pano p'ra Mangas

4 comentários:

  1. Que bonito! Ler o texto e acompanhar estas fotografias com olhar atento soube como sair de casa e dar uma volta pelas ruas de Faro à descoberta. E gostei tanto!

    ResponderEliminar
  2. Interessante post! Também a acompanhei pelas calçadas de Faro. Lindíssima! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Interessante. Com certeza há mistéééérios ocultos nos mosaicos. Há cidades históricas no Brasil, que datam da época do Brasil-Colônia, onde há templos católicos em abundância. Às vezes 2 na mesma praça, como em Mariana-MG. São carregados de símbolos incrustrados na decoração em ouro, nos entalhes do mármore, granito e pedra-sabão. Você conhece o Brasil? Amaria fotografar tanta história a olhos nus.

    ResponderEliminar
  4. obrigada pela informação

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips