quinta-feira, 12 de março de 2015

Um projecto de 10 minutos


Uma das grandes vantagens que encontro na costura relativamente ao crochet e ao tricot é o tempo! Sim, o tempo - começa-se um projecto e logo, logo fica terminado. Não é como um xaile ou uma camisola que, comigo, podem levar messeesssss pendurados numas agulhas. Como sei que não estou sozinha nesta "corrida" desenfreada, estive a fazer um tutorial de uma peça super simples que, depois de pronta, fica gira: uma base de caneca (que pode ser também uma pega ou o que quiserem, dependendo do tamanho que lhe derem).
Estas bases, feitas em conjuntos de 4 ou 6 fazem um presente engraçado para o pai, a mãe ou uma amiga a quem vamos de visita. O que vos parece?


Materiais:
3 quadrados de 15cm x 15cm de pano cru (ou alinhado)
1 quadrado de 15cm x 15cm de um tecido com padrão
1 quadrado de entretela (ou baetão claro)
Molde com desenho (aconselho motivos simples pois quantas mais pontas tiverem mais difícil será virá-los de modo a que fiquem perfeitos)
Utensílios de costura


Começar por juntar dois quadrados do tecido base e prendê-las com alfinetes para que se mantenham no lugar. Colocar o molde do desenho em cima e, com uma esferográfica, desenhar o contorno. 

Passar um pesponto por cima do contorno do desenho.


Com a ajuda da tesoura recortar por dentro do motivo pespontado e depois de recortado fazer pequenos golpes perpendiculares à costura. Aqui é preciso cuidado para que o corte não chegue ao pesponto. Estes pequenos cortes vão fazer com que ao virar a peça o motivo fique certo e sem pregas ou repuxados.


Depois de recortado o motivo, passar um dos quadrados de tecido para o lado oposto fazendo passá-lo pelo espaço em negativo. Com a ajuda do ferro de engomar endireitar as pontas "mais teimosas".


Por baixo dos dois primeiros quadrados de tecido e à laia de avesso, colocar o tecido de fantasia escolhido e prender bem com alfinetes de modo a que não se formem pregas. Na máquina, e pelo direito, passar um pesponto junto à abertura, como se vê na imagem acima.

 Caso queiram adicionar uma pequena fita ou argola num dos lados é nesta fase que o podem fazer. Prender novamente com alfinetes e, na máquina coser em volta. Não esquecer de deixar um espaço em aberto (dois a três centímetros) para que se consiga virar a peça pelo direito.


Depois de cosido, aparar os excessos das margens, cortar os cantos em diagonal (para que ao virar pelo direito não se formem "bolas" aos cantos") e virar pelo direito. Passar novamente a ferro. Com a ajuda de alfinetes fechar a abertura e na máquina passar um pesponto em volta do quadrado.
No final basta rematar as pontas e passar novamente a ferro.
Está pronto! E vão ver que quantos mais fizerem, mais rápido se tornam.

E antes que venham por aí os haters do costume com links para este ou aquele blog mostrando que isto não é ideia minha: não se dêem ao trabalho, pois já as minhas avós - falecidas há uma série de anos - faziam destas coisas, ok? 

Para os seguidores do PpM no Instagram e até às 21:00 de hoje podem, ainda, habilitar-se a ganhar uma destas bases. Vejam AQUI.


Pano p'ra Mangas

9 comentários:

  1. Ou um postal...! Que bela ideia, obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito e assim parece fácil! :)

    ResponderEliminar
  3. Que lindas peças! Ah! Se eu soubesse costurar! Uma maravilha! E vc deixou tudo bem explicadinho! Parabéns! Beijos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Muito giro, gosto destes mimos! :-)

    ResponderEliminar
  5. Olha tu a fazeres a minha máquina de costura sair do armário.... :D

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Margarida!
    Embora não comente, sigo e gosto do seu blogue.
    O que me traz aqui hoje é o seguinte: reparei que é apreciadora da Flow Magazine e que sempre que sai um número novo a Margarida comenta o conteúdo do mesmo. Acontece que está nas bancas um novo "Flow - book for paper lovers" (é o segundo número que sai e comprei o meu na papelaria do centro comercial Fórum Algarve)). Só quando cheguei a casa e comecei a explorá-lo é que me apercebi do tesouro que tinha comprado por 16,95€. Como ainda não vi nenhum comentário seu a propósito pensei que talvez não tivesse reparado, já que recentemente saíu o último número da Flow Internacional, comentado aqui no blogue, e que só esperariamos nova revista dentro de uns três meses.
    Desejo-lhe a continuação de um óptimo fim de semana.

    Rosália

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosália, Obrigada pelo seu comentário. De facto a Flow tem esse livro, que é maravilhoso!!!, mas que eu não comprei, pois tenho a certeza que não seria capaz de utilizar uma única página, com pena de me desfazer dela... E sim, estive a namorá-lo também no Forum ehehe
      Um beijinho

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips