segunda-feira, 5 de junho de 2017

A fingir que sou um blog de culinária: snacks saudáveis

Por recomendação da minha irmã, há algum tempo que sigo o blog da Vânia, aka Made by Choices. Tem sempre receitas maravilhosas e uma das minhas preferidas do inverno veio de lá - lembram-se do leite dourado? (é delicioso, especialmente nos dias frios). Ela lançou um livro recentemente e, apesar de eu ainda não o ter comprado, já o folheei, já o ofereci e há dias a "minha" Vânia - que já o tem! - recomendou-me que fizesse uma espécie de brigadeiros saudáveis chamados  "bolinhas energéticas de cacau e spirulina".

Ontem fui na meca dos ingredientes e lá fiz as ditas bolinhas, até porque são perfeitas para satisfazer a minha "necessidade" de doce sem ter de ingerir açúcar propriamente dito. Para mim são ideais para comer depois do ginásio ou do ballet, ou até a meio da tarde com um café.

O livro diz que os ingredientes são suficientes para 15 bolas. Eu consegui fazer mais. Não, não dobrei as quantidades, apenas moldei bolinhas mais pequenas - se me apetecer como duas? Não! Como apenas uma.

A receita diz para usar spirulina ou matcha. Ora...eu não gosto de spirulina (alga que é alga sabe a alga, certo? e eu não aprecio aquele sabor que é demasiado intenso) e não havia matcha. Quase saí de mãos a abanar até que me deparei com esta mistura da Shine Mixes, de super-alimentos que tem na sua composição matcha, clorela e erva de trigo, entre outros e, como diz o ditado, "quem não tem cão, caça com gato!", certo? Pode não ter o mesmo efeito da spirulina, mas é verde - mal não fará, não acham?


Depois de feitas, guardei-as no frigorífico e só hoje, depois de vir da piscina as provei. São deliciosas. A próxima vez que as fizer vou experimentar a adicionar menos cacau cru e colocar um pouco mais de "pó verde" 

A receita... ah, a receita, está no livro mas deixo-a aqui para vos abrir o apetite às restantes páginas.

Bolinhas saudáveis de cacau e spirulina

200g de tâmaras sen caroço
100g de amendoas com pele
2 colheres de sopa de cacau cru
1 colher de sopa de spirulina.

Colocar as amendoas de molho durante 6 horas. No final deste período, escorrer a água e lavar os frutos. Colocar  na Bimby e programar 1min/vel 9 (ir subindo a velocidade progressivamente durante os primeiros segundos). Com a ajuda de uma espátula fazer descer a pasta que se colou às paredes do copo. Juntar os restantes ingredientes e programar 1min/vel 6. Retirar a massa do copo da Bimby e com as mãos formar bolas do tamanho desejado. Passar por cacau em pó ou spirulina. Guardar no frigorífico para que não fiquem muito moles.


Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

4 comentários:

  1. São mesmo boas, não são? Eu costuma trazer para o escritório e vou comendo quando me apetece um doce ou quando sinto falta de energia. :) Nas minhas uso clorela e matcha, em vez de spirulina. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana, são deliciosas. Obrigada!
      (No Continente não havia clorela nem matcha, mas havia este mix que também me pareceu bom - e vaio a revelar-se óptimo!)
      Beijinhosssss

      Eliminar
  2. Hei-de experimentar!!😘 andrea

    ResponderEliminar
  3. Eu faço parecidas, apenas com cacau 100% e pasta de amendoim torrado que faço em casa, sem açúcar/sal. Sacia mesmo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips