terça-feira, 26 de outubro de 2021

Outubro Rosa


São centenas, se não milhares, as campanhas de prevenção do cancro da mama que surgem todos os anos, especialmente nesta altura. Por todo o lado se angaria fundos, se faz rastreios gratuitos, se distribui informação, entre tantas outras coisas. Até há monumentos que se tornam cor de rosa, sabiam? Basta uma pesquisa no Google e encontrarão referências.

E se parte da cura está na prevenção, essa está dependente apenas de nós! Não tenhamos receio de pedir e fazer exames, mostrá-los a quem percebe do assunto e não apenas ao "amigo-do-amigo-porque-o-amigo-tem-outro amigo". Em caso de dúvidas pedir segundas opiniões e procurar o que de melhor está ao alcance de cada um de nós. Acreditem que, qualquer que seja a decisão que se tome, esta é sempre a melhor que se pode tomar no momento. 

O auto-exame também é importante e, atenção, porque se qualquer caroço é, de certa forma, fácil de detectar numa mama pequena, numa outra de maior dimensão o mesmo já é mais difícil e encontrá-lo pode ser sinal de que algo mais avançado do que o normal já cresce no corpo. Não queremos que isso aconteça.


Se 85% dos casos detectados são dados como curados ao fim de 5 anos, há os outros 15% que não deixam de ser preocupantes. Além disso, esta é uma doença que não escolhe, propriamente, a idade nem o sexo. Dos cerca de 6000 casos diagnosticados, por ano, em Portugal, aproximadamente 1% acontece no sexo masculino. Portanto, senhoras e senhores, estejam atentos aos sinais que o vosso corpo dá.

Este assunto traz-me sempre à memória o caso de uma pessoa que, sem ser familiar, me é muito muito querida, ao ponto de lhe chamar "mãe da minha alma", e que seis meses depois de ter feito exames de rotina, teve um pressentimento e pediu que lhos fizessem de novo. Lá estava ele! O resultado foi uma mastectomia dupla com rejeição das próteses que, pouco tempo depois de terem sido colocadas, tiveram de ser retiradas. Não imagino a dor e o medo. Soube desta notícia no momento em que atravessava a Ponte 25 de Abril depois de um dia demasiado longo de trabalho em Lisboa. Chorei a viagem toda, de dor e de medo, mas que não estava nem próximo do que essa pessoa estaria a sentir. Felizmente, tudo acabou bem e ainda hoje a tenho comigo.

E foi por tudo isto que abracei o desafio proposto pelo Designer Algarve Outlet para divulgar a campanha de prevenção que estão a levar a cabo. O press kit que me enviaram é maravilhoso, mas que valor teria se fizesse apenas um comum unboxing com meia dúzia de legendas a dizer que era tudo muito bonito?? Isso é para as estrelas do Instagram, não para mim. Cada um faz o que sabe, o que pode e o que sente, por isso, vesti a camisola - neste caso um lenço concebido para este evento - e gravei um vídeo - despretensioso, caseiro e rudimentar - que pode ser visto na minha conta de Instagram.

Vela: Luhme     Lenço: Iela





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips