quinta-feira, 18 de abril de 2013

Meet the blogger Célia Fernandes @Caderno de ...

A minha convidada de hoje é a Célia Fernandes e se há pessoa no mundo dos blogs que gostava de conhecer pessoalmente é ela :-) e gostava de a ver a trabalhar, também, pois ela faz ilustrações e recortes tãooo bonitos que deve fazer umas caras engraçadas e felizes quando está em pleno processo criativo.
Se não a conhecem, por favor adicionem-na às vossas visitas obrigatórias :-)



 Porquê o nome do blog e como é que surgiu?
O nome caderno é um género de prefixo para cada um dos blogues, de pintar...(ilustração), de recortes (ilustração em papel recortado) e sinónimo daquilo que entendi como - o que podia ser um blogue para mim.
Neste caso um caderno, é um lugar onde fazemos apontamentos, onde ficam registadas ideias, imagens, palavras, concretizações e projetos que queremos mostrar, e recordar mais tarde.
Não tenho cumprido sempre estes enunciados mas gosto de ter ali o meu caderno sempre com uma folha à espera para ser preenchida.
Caderno de Pintar foi o primeiro blogue e passou a ser o nome que me acompanha, e surge também, e essa foi a raiz da ideia, porque sempre foi um dos meus passatempos favoritos desde muito pequena, - abrir e completar os livros cheios de desenhos a traço preto, à espera de que lhe déssemos cor :)

De tudo que fazes qual é o teu artigo favorito?
É muito difícil dizer, nem posso dizer que há um artigo favorito, mas há momentos favoritos.
Acho que o último trabalho é sempre um favorito, e cada vez que descubro uma forma diferente de fazer aquele sorriso redondo, ou uma nova maneira de açucarar os desenhos encontro um melhor momento.
E mostrar um trabalho finalizado a morar num suporte editado por bons parceiros (adoro bons parceiros e há coisas novas para acontecer no caderno ;)) como por exemplo um livro, um logótipo, um convite, ou uma simples estampa ou recorte pendurados e felizes na parede de alguém.
Mas posso dizer que gosto especialmente das minhas meninas redondas que são uma forma e figura que utilizo tanto na ilustração como no recorte há tanto tempo que se tornaram num género de imagem de marca dos cadernos, e de facto o redondo é a minha forma :)



O que é que diferencia os teus trabalhos?
Um género de  impressão digital (?) que me faz reconhecível, ou faz quem vê, reconhecer um trabalho como sendo meu, mas francamente não sei muito bem como definir esse fenómeno.
É o mesmo dispositivo intuitivo que utilizo para identificar o trabalho de outros artistas, ilustradores, crafters, designers,... todos os originais, e criativos...
...uma marca de água invisível mas que nos faz ter a certeza, sem legendas, que aquele trabalho é daquela pessoa.
Sei que coloco todo o coração no que faço, e sinto-me irremediavelmente uma menina (apesar da idade) que quando for grande quer ser uma boa ilustradora.
Há sempre um passo para dar, uma forma ainda melhor de fazer, uma insegurança infantil, e apesar de cada vez que se faz querermos que seja perfeito, (e ser), há sempre um género de cócegas à espera de uma maneira ainda mais gira de ilustrar aquela ideia.
Além disso para mim, é inevitável açucarar os desenhos, arredondar as formas, usar cores claras, quase sempre, e o desejo de provocar bons sorrisos.
Resumindo há uma matriz a que somos fiéis, há sim! E isso é identificável.
E o respeito pelo nosso trabalho e pelo dos outros, é muito importante.  Também nos diferencia.
  

Quais as plataformas web onde divulgas o teu trabalho?
Através do blogger, com o Caderno de Pintar e com o Caderno de Recortes e nas páginas que criei para cada um dos cadernos no Facebook:

 
Lês outros blogs? Enumera três que te sejam indispensáveis
Sim, leio, vejo, espreito, ouço (este muito e também). Sou muito intermitente nas minhas visitas mas são inumeráveis os favoritos. De outros ilustradores, de outros crafters, de outros sonhadores e criativos, mu~il e um!
Indespensáveis, são tantos, mas vou destacar os portugueses SimplesmenteBranco  e agora Baby porque adoro a equipa e  e as cabecinhas por detrás deste projeto genial e inspirador,  a muitos mais níveis do que aqueles que lhe servem de mote.
E vou mencionar uma descoberta relativamente recente - a Costureira de Palavras.
Porque a escrita e a palavra são razão e consequência para muitas e felizes ilustrações e a Marta escreve como se costurasse mas também como se fosse uma chefe de cozinha. Primorosamente!

Completa as frases
a) Quando era pequena queria ser... ui, é uma lista grande e indecisa,  queria ser florista, padeira, boleira, ceramista, merceeira, professora dos pequeninos, e claro desenhar bonecos, sempre :).
Acabei por cursar na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Design de Equipamento porque queria desenhar louça utilitária para a ceramista dos meus sonhos, ainda exerci algum tempo, mas numa primeira oportunidade rendi-me à ilustração para manuais escolares e para toda a que podemos colocar na prateleira dos infantis.
b) Todos os dias resmungo um bocadinho, mas depois agradeço sempre e muito mais esse dia!
c) Sorrio sempre que faço alguém sorrir :)
d) Não vivo sem pão com manteiga :P mas a sério a sério, não vivo sem os meus, os meus amores, os meus pais os meus amigos, e não vivo sem Deus.

7. Onde é que te vês daqui a cinco anos?
É estranho e difícil projetar, o "um dia de cada vez" é mais do que uma frase feita.
Mas num pensamento, gostava de me ver com saúde e energia para trabalhar, com alguns problemas completamente superados, para concretizar, para realizar pequenos sonhos como fazer um livro só meu,  recortar em papel (sem medos nem pausas tão gigantes como  a atual) a ilustrar mais e melhor, e também a costurar bonecas de pano, uma aventura começada e a precisar de amadurecer e ganhar forma, e claro a fazer pão e biscoitos para aquecer o paladar e o coração.
E sobretudo ter ao meu lado, sempre, aqueles sem os quais não vivo!
Em paz!


6 comentários:

  1. What sweet illustrations! :-)
    Carly
    x

    ResponderEliminar
  2. Os trabalhos são o reflexo puro de quem os faz. Uma das meninas mais doces que conheço.

    ResponderEliminar
  3. Os trabalhos são o reflexo puro de quem os faz. Uma das meninas mais doces que conheço.

    ResponderEliminar
  4. Já não me lembro como é que "descobri" a Célia mas fiquei completamente encantada e tive logo que comprar um dos seus recortes, um Gato Vermelho, claro!!!
    Entretanto fiz dois workshops de recortes na Maçã Riscada e adorei conhecê-la e aprender a não ter medo de (re)cortar os papeis ;D

    Beijinhos às duas

    ResponderEliminar
  5. Adoro!Acho que é um retorno a infancia! =))

    ResponderEliminar
  6. Hello,

    What fabulous illustrations! Love them all.


    Gabriela

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips