sábado, 20 de junho de 2015

Do amor e das dietas



O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! Senão vejamos:

As borboletas na barriga.
As borboletas que sentimos quando estamos apaixonados levam-nos para outra dimensão, criam um nervoso miudinho resultado de uma expectativa que aumenta ao segundo, as mãos transpiram e o coração bate, literalmente, mais depressa. As borboletas provocadas pelas dietas também provocam nervoso miudinho, deixam-nos alerta, mas...querem apenas dizer uma coisa: fome! 
Os passeios. 
A pé, de bicicleta, pelo campo ou pela praia naquele ritmo de quem tem todo o tempo do mundo para estar com a outra pessoa quer faça sol ou esteja frio - e como sabem bem estes momentos em que nem o silêncio se torna incómodo. Também a pé, de bicicleta ou, para os mais corajosos, a trote a um ritmo quase alucinante como se fossemos apanhar o próximo comboio para o inferno e já estejamos atrasados; uma hora  pelo menos, segundo algumas teorias, pois na primeira meia hora só se queima açúcar e depois é que a gordura começa a derreter. Os silêncios são fruto de uma garganta seca provocada pelo frenético exercício. São assim os passeios de quem está de dieta.
As refeições
Para os apaixonados são momentos de prazer partilhados em casa, no restaurante, num pic-nic ou até na tasca das esquina. As iguarias mais ou menos elaboradas são, muitas vezes, partilhadas e dadas a provar ao outro. Para quem está de dieta são uma chatice, especialmente quando nos é posto à frente um prato de salada que nos faz lembrar um pasto verde onde seres herbívoros e de porte imponente mastigam horas a fio sem que o volume do corpo realmente diminua...
A cama. 
Haverá alguma cama em que dois apaixonados não caibam? Mais ou menos apertados, cabem sempre. Para quem está de dieta é sempre assim: por grande que uma cama seja nunca parece suficientemente grande para se virar para o outro lado sem achar que corre o risco de cair para o chão.
A lágrima ao canto do olho, o choro desesperado ou a cara de amuo
Um arrufo entre um casal resulta num destes três, com a vantagem de que depois das pazes feitas...não vamos por aí, ok? Mas, o que é que provoca isto a quem está de dieta? A subida à balança!!! Há alturas em que por muito pasto que se rumine, o diabo dos ponteiros não sai do lugar - também se pode dar o caso de a balança não ter pilha, mas se é de ponteiros não leva pilha de certeza! - e isso acaba em  quê? A uma crise de choro, amuo ou a simples lágrima no canto do olho...sem a parte do "fazer as pazes".

Ontem, quando escrevi mentalmente este texto, não tinha nada a ver com o que me saiu hoje. Tinha desenhado algo mais profundo, sentimentalista e até filosófico e que me expunha em demasia. Era bonito e poético aquilo que tinha planeado. Mas a realidade é que por muito bonito e poético que fosse, nem o amor nem as dietas são filosóficas. São realidades da nossa realidade. São vivências que partilhamos ou guardamos em segredo: quantos amores escondidos não há por aí? E emagrecimentos que "nunca são resultado de dieta"? Quanto mais acho que sei sobre os dois, menos percebo do assunto, mas confesso que ainda acredito e não perdi a esperança em nenhum deles - uns dias mais num do que noutro e vice-versa - apesar de ter um coração de pedra e um estômago que é um poço sem fundo. 

Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 


1 comentário:

  1. Dietas, um assunto muito complicado principalmente quando temos mais que 5 kg a perder.
    Não existem milagres, existem ajudas, muletas mas é preciso muita força de vontade e muita perseverança para conseguir chegar aonde se quer.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/pizza-de-linguica-e-pessego.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips