terça-feira, 14 de novembro de 2017

Os deuses devem estar loucos - de verdade!


Agora é que foi! O quê? Passo a explicar...

Fez ontem 6 meses - certinhos - que me inscrevi no ginásio e faz amanhã 6 meses - certinhos - que comecei a treinar. O impossível, impensável e inimaginável aconteceu hoje: pela primeira vez saí do treino a pensar "Gostei disto!" É verdade - gostei de treinar, e o primeiro circuito da semana era (ERA!!!) sempre o que me custava mais...

Foi uma sensação tão, mas tão boa que até custa a acreditar. Só espero não estar a deitar os foguetes antes da festa, mas eu nestas coisas até sou bem comedida e não me exalto demasiado.

E é neste misto de felicidade  e alguma insegurança comigo própria que partilho o resultado destes seis meses.

O meu objectivo é baixar ainda uns quilos na balança, mas sobretudo tonificar os músculos que ficaram moles com a perda de peso que ocorreu entre 2015 e 2016 - é que a brincar foram quase 18 quilos e eu já não sou nenhuma miuda de 20 anos. A idade é, aqui um factor importante a ter em conta, pois o metabolismo não funciona da mesma maneira.

Assim, o que posso eu dizer?

Bem, no que diz respeito a quilos a menos, lamento constatar ( e informar) que o ponteiro da balança não se tem mexido muito. Às vezes anda dois quilos para cima e uns dias depois já recuou esses mesmos dois quilos. É que isto não é nada fácil! E eu tenho um grande defeito: eu gosto de comer! É que gosto mesmo. Não me venham cá com aqueles pequenos almoços fit de sardinhas enlatatas com papa de abacate e uma proteína ou mix de super-alimentos qualquer, que isso não me convence. Pequeno almoço digno desse nome tem de ter a bela fatia de pão torrado com queijo - sem manteiga (ahhh e o que eu adoro manteiga!). 

Depois disto, outro ponto que avalio é a resistência física. O AGORA não tem nada a ver com o HÁ SEIS MESES (sem o atrás, ok?). Quando no primeiro dia de ginásio me foi apresentada a maravilhosa da Elíptica, confesso que ía morrendo - ao fim de 5 minutos a andar naquela geringonça no nível 3 já eu estava a cair para o lado. Hoje já quase a trato por tu, excepto quando o meu joelho direito resolve dizer "hoje não"... acontece às vezes, infelizmente. Também já consigo correr, fazer agachamentos (ainda não muito perfeitos, mas...), burpees e uma série de outras coisas cujo nome eu nem sequer sabia. 

E por fim, o mais surpreendente de tudo isto: a tonificação muscular! Começo a não ter badanas (desculpem-me o uso de uma palavra tão feia, mas é mesmo a única que consegue descrever o estado das minhas pernas...), o que para mim - só isto - já é motivo de orgulho e felicidade. Sem papas na língua - nem no teclado! - as minhas partes moles já começam a ficar duras. E a celulite? Toda eu, era uma verdadeira laranja e agora estou bem melhor. Na zona do abdómen também já vislumbro uns "buraquinhos" que me deixam vaidosa. As ancas...ai as ancas e toda a sua envolvente é que são o meu calcanhar de Aquiles...😒


Tenho ainda, por confirmar, um outro benefício, mas para ter a certeza ainda vou ter de esperar umas semanas. Se se confirmar, partilharei convosco.

Até quando vou levar isto? Não sei. Não sei se há um fim ... pois se já digo que gosto, nem quero imaginar quando o bichinho pegar.

Obviamente não cheguei aqui sozinha. Toda a equipa do Dynamic Fitness tem sido essencial para este progresso. Obrigada ao João, que todos os dias me dá os bons dias e me deseja um "Bom Treino!". Obrigada ao Tiago, que me incentiva a aumentar as cargas e faz bullying aos meus ténis 😁😁😁. Obrigada ao Carlos, pela paciência de repetir os exercícios que eu não consigo fixar (teve de exemplificar umas três vezes como é que se fazia um burpee, pois nas primeiras semanas eu nunca sabia como aquilo funcionava). E por fim, obrigada à Joana que além de me fazer os planos de treino, me deixa sempre uma palavra de motivação no final dos mesmos.

(Junho de 2015/Novembro de 2017 )

A regra para conseguir tudo isto? Apenas uma: Insiste. Persiste. Não desiste!
E mais...não importa a idade. O que importa é começar! Com maior ou menor frequencia, como maior ou menor intensidade. Eu não comecei o ballet aos 41? Por que não haveria de começar ao ginásio aos 42?

Pano p'ra Mangas

3 comentários:

  1. Já valeu apena passar, gostei do palavreado e dou-te os parabéns quem te viu e quem te vê.
    Insiste,persiste e nunca desistas.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Margarida pela atitude, pela dedicação e superação. És uma inspiração.
    Abraço forte com amizade

    ResponderEliminar
  3. Valeu o progresso!
    Sempre repito o que ouvi uma vez: a consistência é que nos dá resiliência!
    Beijinho

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips