segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Como ser uma verdadeira IT-GIRL!


Quem nunca fez scroll na sua conta de Instagram e se deparou com miúdas giras, que parecem ter o mundo a seus pés? Dezenas - se não centenas de milhaes de seguidores, outros tantos 💓e muitos comentários elogiosos? (não vou falar naquela percentagem de pessoas desagradáveis - também conhecidos por haters  - que se dão ao trabalho de destilar veneno, pois esses não merecem nem o tempo nem a energia das pedras da calçada que pisam) Isto para não falar nos outfits de "fazer inveja" ou as viagens que parecem saídas de um sonho.

"Fabricações" à parte, porque aquelas imagens levam séculos a produzir ("coloca o peso na perna de trás", "agora na da frente", "move a mão esquerda mais para a frente", "levanta o queixo...mas só um bocadinho. Espera,...") há características que lhes são naturais. Quer se goste, ou não, há muito de verdade e de genuíno nestas miúdas e que faz com que toda uma geração se identifique com elas (com tudo o que de bom ou de perigoso isso possa acarretar). No meu tempo havia na escola as "miúdas populares" - quem não se lembra? Isto é mais ou menos a mesma coisa, mas a uma escala global - de um universo de 600 ou 700 pessoas, passamos para um mundo, um verdadeiro mundo de milhares ou milhões de pessoas (que se reflectem depois e muitas vezes em cifrões...).

Mas vamos lá aos ingredientes, mais ou menos secretos, mais ou menos ao alance de qualquer uma.

Carisma.
É preciso saber estar. Marcar presença. Encher uma sala só com um olhar e um sorriso.
É preciso saber sorrir e ser genuinamente simpática - há bloggers "do meu tempo", que ganharam a fama e o estatuto através da fotografia, onde é possível falsificar um sorriso, mas depois, quando em grupo... são muito pouco dadas à simpatia e à amabilidade! Lamento informar, mas essas estão a perder terreno e têm muita papa Cerelac pela frente pois a geração mais nova está a passar-lhes à frente! Isto é efémero, meus amores...muito efémero...

Foco.
É uma IT-GIRL que se quer ser? Então a solução é por-se ao caminnho, pois ele é longo e pode ser tortuoso.
Inspirar-se em quem é inspirador. Ser verdadeira consigo própria e com os demais.
Subir os degraus um a um, sem ultrapassar desonestamente quem se encontra pelo caminho.
Pensar "o que é que de novo eu posso acrescentar?" ou "em que é que posso fazer a diferença?" (atenção...muita atenção, "fazer a diferença" não é bem a mesma coisa de "ser diferente" - contudo ambos são válidos).
Ter em atenção o público, pois é ele que faz uma IT-GIRL. Sem público, ela não existe.
Trabalhar. Muito. As coisas não caem do céu e, como eu já disse várias vezes aqui no blog, não é por usar uns brincos da Parfois e colocar uma tag para a marca que amanhã tenho à porta de casa a colecção inteira e um contrato para assinar. Pode ser o início, é verdade, mas não é o fim.

Honestidade.
Ser no mundo offline aquilo que se é no mundo online, pois como diz o ditado "é mais facil apanhar um mentiroso que um coxo".
Imaginem o que é fazer a apologia do vegetarianismo e ser "apanhada" por um(a) seguidor(a) a empanturrar-se com um belo de um frango assado. Se fosse hamburger, ainda se poderia disfarçar e dizer que é de tofu, mas uma coxa de frango... é uma coxa de frango.

Humildade.
Tão, mas tão importante... Saber olhar para trás. Ver de onde se partiu. Não olhar com desdém quem vem atrás. E continuar a caminhar com essa mesma forma de estar. Não ganhar tiques de vedeta.
Há lá coisa pior do que conversar com alguém que se gaba "à boca cheia" (desculpem-me a imagem grotesca) daquilo que conseguiu, do maquilhador, do cabeleireiro ou do fotógrafo? As IT GIRLS genuinas não têm disso, e as que têm não gritam isso aos sete ventos.

Consciência.
A efemiridade é um facto. A juventude também. E contra factos não há argumentos. 
Há que ter juizo e tirar o maior partido possível do momento, criar oportunidades para o futuro, pois as luzes da ribalta um dia apagam-se. E depois? Depois a vida continua, mesmo com as luzes apagadas...

E por último, e em tom de brincadeira: Paciência!
Paciência para sair à rua apresentável (roupa, maquilhagem, cabelo,...). Paciência para posar durante meia hora para que trezentas fotos depois, uma fique instagramável. Paciência para aturar bocas foleiras. Paciência para lidar com os seguidores - é que caso não se tenham apercebido, estas pessoas são isso mesmo: PESSOAS! Com dias bons e dias maus como toda a gente. 

(Na paródia, com umas amigas, estive a exemplificar como era o processo de "por o peso atrás" e "por o peso à frente" e, em três fotos e não mais que dez segundos foi isto que saiu 😂)

Porque é que escrevi este post? Ora bem... Em primeiro lugar porque há muito tempo que andava para o fazer e, em segundo, porque nos últimos tempos tenho estado em vários eventos onde estão presentes algumas destas IT- GIRLS e são estas as características que tenho observado nelas. Também andei a ler umas coisas e bate tudo certo.

Num próximo post escreverei sobre o que NÃO deve ser feito para se ser uma IT-GIRL.

E por hoje acho que é isto. Se tiverem mais dicas que sejam úteis, deixem-nas nos comentários ou no facebook. Estarei atenta.


Pano p'ra Mangas

4 comentários:

  1. Gostei do que escreveu, muito assertiva. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Fico a aguardar o post seguinte.

    ResponderEliminar
  3. E concorda que há uma idade "certa" para ser uma It Girl?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se há uma idade certa, mas diria que as existentes têm idades entre os 18 e os 30.
      Acho que a própria palavra “girl” estabelece um limite, ainda que indefinido.
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips