sábado, 15 de março de 2014

Livros de receitas


Ontem andei a mexer nos livros da minha mãe e tirei da estante três que são, simplesmente, deliciosos. Não só têm receitas maravilhosas, mas estão recheados de detalhes fantásticos sobre a arte de bem servir - que eu adoro! Os preceitos, os panos bordados, o servir do chá... Há coisas que não passam de moda, digam o que disserem, tal como uma mesa bem posta, uns talheres a preceito e uns menus a combinar. Não resisti a tirar algumas fotos e a fazer um bolo hoje para o lanche - que segundo me disseram estava muito bom! 
Alguns destes livros só se encontram em alfarrabistas ou em feiras de velharias, mas outros há que é possível comprar online. Quem os tiver em casa, guarde-os com carinho, pois são autênticas preciosidades!


 Não percebi ainda de onde vem o título A Cosinheira das Cosinheiras escrito com S, uma vez que por dentro vem com Z e na lombada também. Tem coisas giríssimas, como os alimentos preferíveis para quem sofre de alguns males como artrite, do fígado ou do estômago. Tem ainda uma tabela com o tempo que cada alimento leva a digerir...



A mulher na sala e na cozinha é TOP! Aqui fala-se de como se deve por a mesa - sempre com flores! - de como se deve servir o chá às amigas ou até como devemos embrulhar um bolo para oferecer.

Por fim, o meu livro de Pastelaria da Vaqueiro, com ilustrações de fazer inveja a muitos livros actuais e com receitas muito boas. Também este vem recheado de truques, como por exemplo: o que fazer para saber a temperatura do forno.
Daqui retirei a receita que fiz para o lanche de hoje: bolo da padeira. Tive de fazer algumas alterações, mas disse, quem o provou, que posso repetir.

Receita adaptada à Bimby

225g de açúcar
125g de Vaqueiro
75g de farinha
75g de fécula de batata
6 gemas
3 claras em castelo
100g de amêndoa
1 colher de café de canela
raspa de meio limão
geleia de framboesa
açúcar em pó para polvilhar

Pulverize a amêndoa e reserve. Limpe bem o copo.
Bata as claras em castelo (3min/vel 3.5/com a borboleta). Adicione a fécula e metade do açúcar e bata por mais 30seg/vel 2.5. Reserve.
Bata a margarina com a outra metade do açúcar (3min/vel 2.5). Programe mais 3 minutos e meio e junte uma gema a cada 30 segundos. Adicione a mistura de claras e bata durante um minuto (1min/vel 3.5). Por fim junte os secos (farinha, raspa de limão e amêndoa) e programe 1min/vel. Espiga.
Leve a cozer a 180ª em forma previamente untada e forrada durante, aproximadamente 30 minutos.
Desenforme. Aqueça a geleia e pincele o bolo. Polvilhe com açúcar em pó.


Pano p'ra Mangas

12 comentários:

  1. Margarida:
    ADORO esses livros, devem ter um cheirinho a antigo... tão sábios, tão atuais ... As recomendações para uma vida saudável, os ensinamentos, a vida da Dona de casa... maravilhoso!!!
    Eu também levo sempre a merenda para a praia :) :) levo mesmo, e não só para a praia, dar de comer a 3 crias... não dá para andar sempre em restaurantes :) :)... O bolo esta com em aspeto maravilhoso... dava-lhe uma trinca, não estivesse eu de dieta...
    Partilho da mesma paixão pelo que é antigo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, também adoro mexer nas prateleiras da minha mãe e esta estética dos livros é fantástica!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma bomba calórica com um aspecto maravilhoso!!

    ResponderEliminar
  4. Ola!
    Esses livros sao fabulosos. A minha mae tem " A mulher na sala e na cozinha".

    Beijocas
    Dora

    ResponderEliminar
  5. Ficou maravilhoso, comi já uma fatia, bjs

    ResponderEliminar
  6. Bom Dia

    Alguem sabe onde se vende este livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A qual deles se refere?
      Creio que só em alfarrabistas os conseguiá encontrar, mas procurar online é sempre uma hipótese.

      Eliminar
  7. Também tenho O EU IVRO DE PASTELARIA da vaqueiro. É fantástico, todos os eus bolos são feitos deste livro e nao há melhor. Já procurei mas não o encontro em lado nenhum.

    ResponderEliminar
  8. Olá Margarida! :)

    Há por aí mais receitas do mesmo livro...? ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá MArgarida! :)

    Há por aí mais receitas do mesmo livro...? ;)

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, Tive esse livro há muiiiitos anos e havia um bolo que tinha nozes caramelizadas por cima. Espero não estar enganada e a receita seja mesmo desse livro. Pode dizer-me alguma coisa?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite.
    Estou interessada em comprar o livro a mulher na sala e na cozinha.alguem sabe onde posso comprar?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips