sábado, 13 de junho de 2015

De Londres...com saudade

Não, não viajei novamente para Londres, se bem que uns dias lá seriam a cereja no topo do bolo deste décimo aniversário. O post de hoje é escrito pela Sara, uma portuguesa a viver em Londres e que partilha comigo a mesma paixão pela cidade. Acreditem que quando li o texto dela as lágrimas correram-me pelo rosto abaixo e o meu coração ficou apertado de saudade. E sabem o que me custou mais? "Não poder" comentar cada uma das suas palavras com as quais tanto me identifico.



 
Quando vi o desafio que a Margarida lançou no Pano pra Mangas pensei logo em escrever sobre Londres, a cidade que tanto eu como a Margarida adoramos e eu ainda vivo. Não conheço a Margarida pessoalmente mas tenho sido leitora fiel desde os tempos de Londres. E é sobre esta cidade fantástica que gostava de partilhar algumas das coisas que mais gosto aqui.

Mas primeiro, talvez uma pequena introdução porque não me devem conhecer: sou a Sara, também já ando nisto dos blogs há 10 anos e hoje escrevo um blog chamado kanpaikanpai (antes era o moshimoshiii , sou lisboeta, arquitecta, fotógrafa e apaixonada por viagens. Depois de ter passado pela Noruega e Japão, continuei convencida que Lisboa não era para mim e persuadi o meu namorado a mudarmo-nos para Londres já lá vão quase quatro anos.  Não é muito mas já deu para terminar um mestrado, sofrer a instabilidade de procurar um emprego e um apartamento e o melhor de tudo, ter um filho! Mas vamos a Londres, shall we?



   - *os parques e a natureza*

Londres é uma megapólis de quase 9 milhões de habitantes (fonte wikipedia) e no entanto consegue ser das cidades mais verdes da Europa. Há parques por todo o lado e muitas ruas têm árvores ou jardins ao longo delas. A chuva frequente ajuda, assim como a paixão dos ingleses pela jardinagem. A passagem das estações é das coisas mais bonitas de viver aqui.



   - *o regent`s canal*

Londres tem o rio tamisa e tem o Regent's Canal, uma “estrada de água” construida no início do século XIX na zona norte de Londres para transporte de mercadorias. Hoje, à semelhança de Amesterdão, muitas pessoas vivem em barcos-casa e é mais um espaço especial, excelente para longos passeios a pé, de bicicleta ou de barco, claro!



   - *as terrace houses e os mews*

Apesar dos seus milhões de habitantes, Londres tem uma escala muito humana e na realidade parece um aglomerado de pequenas vilas. Isto deve-se muito às terrace houses, pequenas moradias construídas em fila. São ruas e ruas assim, com proporções muito equilibradas que criam bairros muito agradáveis. Outra experiência urbana típica de Londres são as "mews", um termo que era usado para descrever a zona de estábulos, normalmente nas traseiras de uma rua principal. Ao longo do tempo os estábulos desapareceram e estas ruas traseiras foram convertidas em casas geralmente
de apenas um andar e são espaços mágicos, cheios de calma onde o tempo parece ter parado.






   - *os double decker buses*

Para quem vive e visita Londres o metro é sem dúvida o meio de transporte mais rápido e eficiente. Mas eu aconselho sempre os visitantes a usarem os autocarros. Com os seus dois pisos, o "double decker" é uma instituiçãolondrina e é um espectáculo subir ao piso de cima, conseguir um dos 4 lugares da frente e ver Londres a desenrolar-se lá fora em baixo Andar de autocarro ajuda também a perceber melhor a organização espacial desta cidade gigante!





   - *os museus e galerias*

Em que outra cidade há tantos museus de extraordinária qualidade gratuitos?
E mais não digo. :)


   - *a multiculturalidade *

Londres é A cidade multicultural. Cerca de 37% dos seus habitantes nasceram no estrangeiro, incluindo 24.5% nascidos fora da Europa (fonte wikipedia).
Isto traz uma riqueza incrível a esta cidade onde, diariamente, se convive com tantas nacionalidades e onde se pode ter acesso a tantas experiências culturais.
  


   - *os ingleses e o humor*

Mas os ingleses, como não gostar deles? Da sua boa educação e sentido cívico (com muitas excepções, principalmente na hora de ponta no metro ou no pub a horas tardias:-) ) e, claro, do seu sentido de humor! Não há dia em que a convivência nesta cidade não seja pontuada por um momento non-sense ou por uma troca de piadas ligeiras.




*a energia*

E toda esta massa humana sempre em movimento de um lado para o outro, a lutar, a criar, a viver. Londres tem uma energia única! Muitas vezes cansativa mas sempre contagiante!




- *a luz*

Londres é mundialmente famosa pelo mau tempo embora eu vá espalhando a quatro ventos que não é tão mau como isso. A chuva não é assim tanta e também não é o dilúvio tropical como em Portugal, a maior parte das vezes nem é preciso guarda-chuva. Mas uma das vantagens do céu nublado ou do sol fraco de inverno é a luz incrível que isso cria, o que deixa muito feliz a fotógrafa que em mim habita.

Há muita coisa que não gosto em Londres (como por exemplo o horrível custo de vida) mas hoje só quis falar do que gosto. Espero que vos motive a fazer uma visita a esta cidade especial!
Muito obrigada Margarida pelo convite e muitos parabéns por 10 anos de Pano pra Mangas. Que venham outros tantos!



Pano p'ra Mangas
Facebook | Instagram | Pinterest 

PS: e só assim por acaso não é que hoje é o aniversário da Sara? Ora ide visitá-la para lhe dar os Parabéns!


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips