quinta-feira, 6 de junho de 2013

8th Blog Anniversary: Meet the Blogger Special Edition

Antes da leitura da entrevista de hoje aconselho-vos a que vão buscar um refresco e sentem-se confortavelmente. Porquê? Porque vai ter sabor a conversa de Verão acompanhada de fruta fresca e limonada :-) 
O que é que eu posso dizer sobre a minha convidada de hoje? Conheço-a de sempre, antes mesmo do "sempre" existir. É uma das pessoas mais importantes da minha vida. Tem um sentido de humor cáustico e uma personalidade forte. Adora desenhar e quando era miúda fazia desenhos muito pequeninos, para os quais quase era necessária a ajuda de uma lupa. Há uns anos ofereci-lhe a primeira Lomo e hoje já tem uma colecção. Ainda não sabem de quem se trata? Mais uma pista e deixa de haver dúvidas: é co-fundadora (ui, gostei desta palavra!) deste blog. Apresento-vos a Vânia, minha irmã! :-)
Hoje, no dia em que o PpM celebra 8 anos de existência ela lança o seu projecto a solo: Vânia Vargues, a brava por isso vamos para a esplanada conversar.


PpM - Porquê o nome do blog e como é que surgiu?
VV - É sempre tão difícil escolher um nome! Pensei que o mais simples seria adoptar o meu, é mais imediato. Eu não dou nomes aos meus cadernos, só escrevo lá o meu nome, por isso achei que fazia sentido fazer o mesmo no blog. Como é que o meu nome surgiu? Ah! Ah! Ah! Não te lembras? Quando nasci havia algumas hipóteses, a Mãe escreveu-as em papelinhos e tu tiraste um à sorte... por isso és a responsável por tudo isto! Ah! Ah! Ah! Obrigada, acertaste, eu não gostava dos outros nomes. Quanto à parte "a brava", como sabes era uma das minhas alcunhas de infância. As outras eram "o terror" ou "a torta". E não me façam perguntas a este respeito... Ah! Ah! Ah!

O blog surgiu com a necessidade de voltar a ser blogger e de partilhar. Quando deixei o Pano pra Mangas - há um ano e meio - tinha pouca disponibilidade e muito trabalho. Contudo nunca me afastei do universo dos crafts, dos meus cadernos e da "fotografia espontânea" (via Instagram). Entretanto fui amadurecendo a ideia e decidi abrir um blog para partilhar alguns rabiscos, fotos e ideias.

PpM - Mana, essas alcunhas eram puros eufemismos!!! eheheh


PpM - De tudo o que fazes para o blog qual é o teu artigo favorito? 
VV - Agora ainda não tenho nada favorito... começou hoje! Mas publiquei um dos meus desenhos favoritos, de um caderno antigo. Diz-me tu, que me conheces há tanto tempo: do que fiz/faço que gostas mais? E não vale mencionares aquele desenho que fiz no aeroporto quando foste de Erasmus!

PpM - Agora estás a colocar-me numa posição difícil, uma vez que não posso mencionar esse maravilhoso desenho pré-Erasmus. Deixa-me pensar... Há tantos... Da tua infância recordo um desenho de um salão de baile em que puseste diversos pares a dançar, ou aquela banda desenhada em que desenhaste a avó desdentada e a rir :-) Mais recentemente, todos os dos teus sketchbooks e o retrato que fizeste do pai num iPad na FNAC. Gosto do teu traço espontâneo, conciso e imediato e da forma como olhas para as coisas e as pões no papel.

PpM - O que é que diferencia os teus crafts?
VV - As minhas mãos! E os meus olhos! Ah ah ah! É que eu nasci com 6 dedos. E sou estrábica! (Sim, é mesmo verdade!) Agora a resposta mais a sério: o que poderá diferenciar é o que ponho de mim no que faço, o quanto me entrego, o quanto sou eu mesma - sem pretensões de ser especial ou diferente. O mundo tem espaço para todos. Acho que sabes melhor a resposta para esta pergunta do que eu própria! Diz-me tu o que vês de diferente no que faço?

PpM - Acho que vou ali buscar mais uma limonada, pode ser? (isto sou eu a fugir à pergunta...)
A minúcia, o detalhe, a tua concentração e também a tua descontração. A tua alma, o teu coração e, sem dúvida, o tal sentido de humor desconcertante!


PpM - Quais as plataformas web onde divulgas o teu trabalho?
VV - Este blog vai ser o principal meio de divulgação. Também uso o Flickr e o Instagram para publicar fotos.

PpM - Lês outros blogs? Enumera três que te sejam indispensáveis.
VV - Eu sou mais de Instagram, mas sim espreito alguns blogs. Aqui vão 3: O Pano, claro! É como uma árvore que ajudei a plantar e a fazer crescer. É bom vê-lo agora "de longe" e como cresceu e se tornou bonito! Leio também o da Diane, pois gosto muito dela, da sua simplicidade e franqueza, da luz que traz sempre no seu sorriso. E isso transparece nos seus posts, trabalhos e fotografias.  E o Bloesem, pelas novidades e coisas giras que apresenta sempre.

Completa as frases: 
a) Quando era pequena queria ser... pintora, mas estudei gestão de empresas e acho que vou a caminho de ser software tester. Quiçá um dia ainda realizo o desejo e tiro um curso de ilustração a sério. 
b)   Todos os dias ... abro a janela quando me levanto. 
c)   Sorrio sempre que ... vejo uma criança a fazer as mesmas coisas que eu fazia. :) E quando estás muito curiosa e não te digo uma coisa que queres saber. E quando a Mãe me telefona. E quando tenho de fazer alguma apresentação para um público. E em muitas outras circunstâncias, tu sabes! 
d)   Não vivo sem... falar contigo quase todos os dias! É que preciso mesmo da nossa tagarelisse à boa moda algarvia! Não vivo sem amor, os meus amores (família e amigos), cadernos e caderninhos, canetas, máquinas fotográficas, o bendito iPhone, figos e pão com manteiga!  (Achavas que me ía esquecer do pão com manteiga?) 

PpM - Alguma vez te poderias esquecer do pão com manteiga? É um marco! À hora do lanche fazias-me descrever a despensa, frigorífico e armários antes de dizeres que querias, simplesmente ... pão com manteiga! Foram anos a fio de pão com manteiga :-)

PpM - Onde é que te vês daqui a cinco anos?
VV - Sei lá! Diria que com base em Lisboa e a viajar pelo mundo em trabalho. Posso sonhar, não? E com um trabalho mais criativo, em que possa (e deva) fazer desenhos nas reuniões e usar ténis todos os dias, e não precise de roupas formais e aborrecidas. Gostava de aprender muito para poder partilhar com os outros, e inspirar as outras pessoas a fazerem o que realmente gostam - mas para isso tenho de ser eu a dar o 1º passo...


11 comentários:

  1. Parabens Margarida pelo aniversario do blog, e que continue por muitos anos.

    Adorei a entrevista com a tua irma.

    Beijocas grandes e mais uma vez muitos Parabens xxx

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns!
    Que privilégio serem irmãs assim!
    guardem bem o tesouro dessa amizade que não tem preço! bj

    ResponderEliminar
  3. Beijinho grande às manas :)

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns pelo aniversário do " Pano pra Mangas" que me deixa sempre com um sorriso nos lábios!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Que excelente maneira bolas, como tenho uma irmã adoro ler coisas de irmãs para irmãs este post deixou me mesmo contente! sabem o que gostei mesmo mesmo? "c) Sorrio sempre que ... vejo uma criança a fazer as mesmas coisas que eu fazia. :) E quando estás muito curiosa e não te digo uma coisa que queres saber."
    ... porque eu faço o mesmo (:

    beijinho às duas, fico contente que a Vânia tenha o seu blog agora e parabéns à Margarida pelo dela, que consegue sempre impressionar :D

    ResponderEliminar
  6. Que engraçado! Sou algarvia, adoro figos e PÃO COM MANTEIGA!!! Quando a minha mãe me perguntava o que queria para o lanche, a resposta era sempre, sempre a mesma: PÃO COM MANTEIGA!!! Hoje estou a fazer um regime alimentar muito limitado para me preparar para uma cirurgia e tive de não ter pão em casa para não cair no hábito que é para mim entrar na cozinha, abrir a caixa do pão e preparar uma bela de uma fatia!!!
    Ainda tive esperança que a foto fossem conquilhas! Pareciam mesmo! Que saudades que tenho de comer conquilhas com PÃO COM MANTEIGA!!!
    Parabéns às duas, a criatividade corre-vos nas veias!

    ResponderEliminar
  7. Muito show meninas! Me lembro da primeira vez que "entrei" no panos pra mangas e a postagem era sobre uma estada de vocês duas em Lisboa!
    Parabéns e sucesso sempre!
    Beijos e upa forte brasileiro, desta que ama de paixão Portugal!
    ;))

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Pano pra Mangas!!!
    Adorei conhecer a mana :)
    Beijinhos,
    Sara

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Pano pra Mangas! Adorei a entrevista e o "pão cum manteiga" (como diz o meu sobrinho). Venham muitos aniversários. bj

    ResponderEliminar
  10. Aqui deixo os parabéns pelo oitavo aniversário do pano pra mangas, pela entrevista de uma mana à outra mana. Adorei com muito carinho, deixando um grande beijo às duas manas deste vosso admirador.

    ResponderEliminar
  11. Hoje é o dia: PARABÉNS!!!
    E, surpresa, parabéns a dobrar!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips