quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Wandering around o'Porto

Este deveria ter sido primeiro post sobre o Porto, mas como levei mais tempo a editar as fotografias, acabou por ficar em segundo plano. Falta também falar sobre o que me levou lá e as pessoas maravilhosas que conheci, mas isso é assunto para mais tarde...
Não houve tempo para grandes passeios e como não conheço  a cidade, não sabia bem onde ir, por isso a Sofia foi dar uma volta comigo e eu andei, literalmente de nariz no ar e olhos postos muito acima da minha cabeça (o que não é difícil, de qualquer modo). Confesso que não me apetecia muito ir a lojas nem a lugares que já considero cliché, embora de visita (quase) obrigatória, por isso e como o tempo esteve maravilhoso, a rua foi mesmo a protagonista. 
Fiquei encantada com a arquitectura dos edifícios mais antigos e, apesar de muitos estarem em avançado estado de degradação há outros tantos que estão a ser recuperados. E são lindos de morrer! E as pessoas na rua têm orgulho neles (dizia-nos um senhor "vejam meninas, aqueles já estão recuperados!").
O mais curioso deste passeio, e que já tinha sentido na sexta-feira, quando cheguei, foi que (também) pertenço àquela cidade. É algo que não se explica, apenas se sente. Fica a promessa de um regresso em breve!

{}

I should have written this post about o'Porto in first place but it took me a while to edit the photos, so it became second... I also have to write about what took me there and the wonderful people I met, but that has to wait for a while...
I didn't have time to see everything and as I don't know the city I wasn't sure what to visit or not, therefore Sofia took me for a walk in the city centre. I didn't want to shop and the weather was so nice that we just wandered around.
I was astonished by the beauty of old buildings. Many of them are nearly falling but many othere have been completely refurbished. And they are to die for! People in the streets are proud of this "new city" and you can see that in their faces.
Again, I can't explain what I feel when I visit o'Porto - it feels cosy and at home; it's if I also belong there. Well, I have to come back soon...



Pano p'ra Mangas

9 comentários:

  1. Eu adoro o Porto! Acho uma cidade lindíssima, carregada de um "feeling" qualquer que me faz sentir bastante bem acolhida lá.

    E sempre que lá vou, nunca deixo de ir à Estação de S. Bento, que é um dos locais mais bonitos que conheço lá!

    ResponderEliminar
  2. Estou comovida com as palavras sobre o Porto! Sou tripeira de nascimento e sinto isso mesmo! O Porto é de todos e para todos, e quanto ao ar tão velhinho da cidade há quem diga que o Porto é como uma senhora muito velhinha da alta sociedade! Com muito carisma, velhinha, cheia de dignidade e estilo!

    ResponderEliminar
  3. É nisso que o Porto é diferente. Acolhe-te sem te conhecer e trata-te como seu. Pena que haja muita coisa degradada, mas já se sabe que o dinheiro não chega para tudo, mas dá-me um orgulho enorme ver o meu Porto a crescer como cidade europeia, destino de passeio de muitos. Devo-lhe uma visita também! Ainda bem que gostaste!!

    ResponderEliminar
  4. O Porto será sempre a menina dos meus olhos.... a minha inspiração maior, a minha casa, o meu orgulho, o meu abrigo.... o Porto sou eu e eu sou o Porto... é assim que o sinto, com alma, com orgulho, com uma alegria imensa de aqui viver e aqui pertencer... sou Porto...
    Obrigada por um artigo tão bonito e tão sentido!!

    ResponderEliminar
  5. Margarida:
    Emocionei-me a ler este Post! Adoro a minha cidade e também a acho bela... mas eu sou daquelas que me emociono com tudo o que é belo! Nunca entendi as rivalidades entre cidades... adoro Lisboa, Coimbra, Lamego, Évora, ... , adoro Portugal de norte a sul! Somos um País tão "rico"... temos é uma auto estima muito fraca!!! O que caracteriza o Porto é o povo, somos rudes e meigos, falamos alto mas com carinho, dizemos palavrões sem ofender, gostamos de receber os amigos de braços e coração aberto...!
    Serás sempre bem vinda Margarida!

    Adorei as fotos!!

    Um grande beijinho,
    Cristina

    ResponderEliminar
  6. Adorei as fotos! Fui ao Porto só uma vez e adorei. As ruas, as pessoas, os cheiros, os sabores, enfim tenho que lá voltar.

    ResponderEliminar
  7. Fotos lindas da minha linda cidade! Que saudades... Mas o Natal está quase e o Porto que me espere. ;)

    ResponderEliminar
  8. Adorei as fotos e a tarde bem passada! Adorei conhecer a Margarida.
    Beijinhos

    Avelina

    ResponderEliminar
  9. A única coisa que me desapontou foi mesmo o facto da cidade estar tão abandonada, há muitos (demasiados) prédios/casas ao abandono, o que é pena!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips