Pois é, o tempo não tem dado para mais nada a não ser cozinhar! Nem tenho posto o pé dentro do atelier para coser um botão sequer, e acreditem que já sinto falta...
Este reinicio de dieta não está a ser fácil e quando a fome aperta a primeira tentação é pegar na primeira coisa que está à mão - normalmente dá asneira! Por isso hoje, depois de ter chegado a casa fui cozinhar algo saudável, permitido e muito, muito tentador: Crackers de couve flor com presunto, alecrim e tomate seco.
A ideia da couve-flor veio de uma receita para base de pizza que li aqui, mas como não faço pizza, pensei que acrescentando alguns outros ingredientes o resultado também fosse bom. E foi mesmo.
Ingredientes
(para dois tabuleiros)
1 couve flor - só a parte branca
5 fatias de presunto - só a parte magra
2 tomates secos
3 fatias de queijo magro
2 ovos ou 3 claras - para ligar
alecrim a gosto
sal e pimenta
Picar todos os ingredientes, excepto os ovos, com a ajuda de um robot de cozinha - eu piquei tudo na Bimby - mas uma velhinha 1,2,3 serve na perfeição - , juntá-los e envolvê-los bem com os ovos até formar uma massa. Temperar com o alecrim, o sal e a pimenta.
Distribuir a massa por dois tabuleiros forrados com papel vegetal, dividir em quadrados e levar ao forno pré-aquecido (200ºC) durante cerca de 20 minutos, ou até ficar dourado e estaladiço.
Para quem não está de regime, poderá emparelhar estes crackers com um vinho. Mas como de vinhos eu não percebo nada, perguntei a quem sabe o que é que aconselharia.
Um Viogner do Alentejo ou um Encruzado do Dão foram as sugestões do André Ribeirinho. O Ricardo Bernardo sugeriu um Verdelho da Madeira ou o Rosé Campo Largo. Depois veio a Celma Carreira e disse que um Bageiras Rosé era muito melhor. Por fim, o Jorge Nunes deixou a seguinte sugestão: Cabriz Encruzado.
As opiniões não são unânimes e é, por isso que, segundo os meus conselheiros, o mundo dos vinhos é tão interessante... e confuso :-)
Cheers!
Pano p'ra Mangas
Hummm ... que aspecto delicioso! Já comia um quadradinho desses com um bom copo de vinho. :)
ResponderEliminarQue aspecto tão bonito. As fotos estão lindas.
ResponderEliminarwww.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt
Parece delicioso!
ResponderEliminarObrigada pela receita ♥
Que aspecto tão delicioso! Tenho tentado usar legumes para substituir hidratos de carbono. A última experiência foi tiras de courgette com pesto (ao invés de esparguete com pesto). Ficou, surpreendentemente bom!
ResponderEliminarVou guardar a tua receita.
margarida