segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Passeios domingueiros: Portimão


Portimão é daquelas cidades que sempre fez parte da minha vida. Em miúda ía lá com os meus avós fazer compras, pois o comércio era não só afamado como de boa qualidade (é daí que me recordo da Lanidor que SÓ vendia fios para tricotar), mais tarde dei aulas lá (e os sotaques de Alvor e Monchique colaram-se-me à pele num instante) e volta e meia estou lá caída, quer para um workshop, visitar amigos ou simplesmente passear.
Nestas voltas há sempre um sitio de visita obrigatória: o Restaurante Teresinha. Aqui servem os melhores escalopes de novilho do mundo e um pudim caseiro que, para os mais gulosos, só peca pelo tamanho (adoro o modo como é servido, ainda dentro da forma de aluminio caramelizada à moda antiga). Vou lá desde que me lembro como gente e é tão, mas tão reconfortante. É daqueles lugares simples, sem guardanapos de pano, nem vistas deslumbrantes - mas também não é preciso, pois tudo o resto está lá.
Ao final do dia, depois da Eucaristia na Igreja Matriz, onde fiquei boquiaberta com a a igreja a abarrotar num Sábado de Agosto (na realidade não é de admirar, pois o Pe. Mário é um iluminado que chega  à alma e ao coração das pessoas, dentro e fora do templo)  fui deliciar-me com um gelado no Pavilhão 1  (quase em frente ao "edifício Mabor") e que fiquei a conhecer pelas mãos da Sofia há cerca de um ano. Felizmente não havia fila! Estes gelados, que por serem de máquina podem criar alguma desconfiança a quem não os conhece, são maravilhosos...

Pano p'ra Mangas

7 comentários:

  1. Passei tantas férias aí. Mas já lá não vou há imensos anos. Nem sei se existirá ainda uma casa que fabricava os doces de amêndoa tradicionais. A própria casa era bem antiga, com azulejos azuis. Do que me fui lembrar...

    ResponderEliminar
  2. não havia fila p os gelados??? MILAGRE :) são filas enormes sempre!!
    conheço muitíssimo bem!! desde os meus 5/6 anos é o meu destino anual, um bocadinho ao lado mas vou quase todos os dias a Portimão, qd estou de férias :)

    ResponderEliminar
  3. Registaste uma das melhores coisas da minha cidade!

    Os gelados do pavilhão n.° 1 fazem parte da minha vida desde a infância!! São os melhores que há!

    ResponderEliminar
  4. maggie, q trip to memory lane. Quase nasci aqui, vivi ate aos oito, voltei sempre e muito ate aos 25. Morávamos no n.1 da estrada de alvor, por cima da electromatos, em frente a pastelaria mira e ao lado do restaurante teresinha :).
    essa-q ja foi a baixo-foi a minha biblioteca de infancia, onde passava trades desde q aprendi a ler (aos 4, pq o meu irmao ja tinha 6). A minha avo morava na rua de sao pedro, para os
    ados da estacao, perto da cancela do comboio, o meu tio trabalhava na casa Goya e iamos ao supermercado okapi, ao lado da biblioteca, onde no balcao enorme o meu pai bebua o seu cafe, nos liamos o ze carioca ou o mickey e comiamos uma bomboca. a ultima vez q voltei tive um enorme desgosto, a biblioteca caida no chao, a cidade esvaziada e com um ambiente sinistro... mas ainda tenho as melhores memorias :)

    ResponderEliminar
  5. Este é um dos meus posts favoritos, as fotografias estão absolutamente MARAVILHOSAS!!!

    Lovemagentablog

    ResponderEliminar
  6. É tão bom ter essas recordações :)

    ResponderEliminar
  7. Fotos lindas assim como o texto. Tenho de conhecer a terra. Ainda estou a descobrir o Algarve.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogging tips